quinta-feira, 31 de março de 2011
Prefeito Eduardo Cesar atende pedido do vereador Osmar de Souza com relação a atendimento médico no Araribá.
O vereador Osmar de Souza foi recebido nesta terça-feira, 29, pelo prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar e o secretário de Saúde, Clingel Frota. O assunto a ser discutido era o restabelecimento do atendimento médico no bairro Araribá, região sul do município.
“Essa era uma reivindicação que o vereador vinha fazendo já há algum tempo e que agora felizmente conseguimos atender, com a contratação de um médico para suprir as necessidades das pessoas daquela região”, disse o prefeito Eduardo Cesar.
O prefeito ressaltou também a importância de se ter no Legislativo um vereador que atua em prol da população e que tenta buscar soluções, ao invés de apenas apontar os problemas. “Somente com a soma da comunidade com o Poder Legislativo e Executivo conseguimos levar bem-estar à população da região sul”, completou Eduardo Cesar.
Também foi discutida na reunião a reforma do Pronto Atendimento da Maranduba, cuja obra, de acordo com o secretário de Saúde, está aguardando o andamento do processo licitatório. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
quarta-feira, 30 de março de 2011
Ubatuba busca parcerias na área esportiva.
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, vem buscando apoio para desenvolver projetos esportivos na Região Sul do município. O secretário da pasta, Fábio Medeiros, participou de duas reuniões na capital paulista, com representantes de federações esportivas ligadas e do governo estadual.
O primeiro encontro foi com o presidente de Confederação Brasileira de Kickboxing, Paulo Zorello, com quem Medeiros buscou informações para implantar a modalidade no município. “Para nós é importante a expansão da modalidade. Daremos todo o apoio necessário para levar o kickboxing a Ubatuba”, declarou Zorello.
Medeiros esteve ainda com o Delegado Regional de Esportes, Fabiano Morciani, com quem obteve informações sobre programas esportivos desenvolvidos pelo governo estadual. Nesta reunião, que teve a participação de Dulcineia Messias Correia Pedroso, diretora da Escola Municipal Sebastiana Luiza de Oliveira Prado, situada no bairro do Araribá e sua filha Raquel, foi discutida ainda a implantação de um núcleo de taekwondo no município.
“A prefeitura de Ubatuba tem buscado parcerias junto a diversas federações esportivas, visando trazer novas opções de modalidades para nossa população, em especial a juventude, que tanto precisa de opções saudáveis”, declarou o prefeito Eduardo Cesar.
Para Eduardo Cesar, o entrosamento com o governo estadual na área esportiva é cada vez maior. “Apresentamos algumas propostas para implantação de programas junto à Secretaria de Esporte Lazer e Juventude. Creio que serão analisadas com carinho e em breve poderemos apresentar novidades”, completou o prefeito.(Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Filipe Toledo reina em casa e vence o Rip Curl Grom Search.
O surfista ubatubense Filipe Toledo mostrou no último final de semana todo seu potencial e conquistou o título da categoria mirim (até 16 anos) do Rip Curl Grom Search, disputado na praia de Itamambuca em Ubatuba.
Filipe, que mais uma vez levantou a praia e conquistou a maior nota (10) e a maior média do torneio (19,50) na segunda fase da competição, entrou na final sabendo que precisava chegar na frente de seu principal adversário, Deivid Silva.
Mostrando segurança na escolha das ondas, o ubatubense desequilibrou a bateria em sua quarta onda, com uma nota 7,75. Em seguida Filipe confirmou a ótima fase, com uma nota 8, que lhe deu condições de administrar o resultado até o final da bateria.
“A bateria final foi bem difícil e eu já sabia que seria assim, mas estava muito concentrado e calmo. Consegui acertar duas ondas boas no começo, que acabaram me dando a vitória. Estou muito feliz e quero representar muito bem o Brasil na Austrália”, vibrou Filipe. “Vou treinar muito para chegar à Austrália. Com certeza, será um campeonato que ficará na minha memória”, declarou o novo campeão.
Pelo título, Filipe conquistou vaga para o Rip Curl Pro Bells Beach 2012, na Austrália, e além das passagens, ganha um intercâmbio cultural completo, bolsas de estudo de inglês intensivo, com duração de um mês e pensão completa em casa de família australiana.
Outras categorias
No feminino, a aluna da escolinha Municipal de Surfe, Sandra Maria, mostrou estilo e terminou a etapa em segundo lugar. A líder do ranking Carol Fernandes, mesmo eliminada na semifinal, ficou com o título do Circuito, pois a segunda colocada no ranking, Domink Pupo, sua concorrente direta, terminou a bateria final na última colocação. Pelo título, Carol também ganha uma viagem à Austrália.
Na iniciantes, outro aluno da Escolinha, Alex Sandro Santos, não repetiu o desempenho de Saquarema e terminou a final na quarta posição. Com o resultado, o título do torneio foi para Igor Moraes, vencedor da etapa.
O irmão de Filipe Toledo, Davi, bem que tentou, mas não conseguiu levar a vitória na categoria grommets, terminando a final na terceira posição. A vitória da etapa foi de Samuel Pupo, que se sagrou campeão do Circuito.
O Rip Curl Grom Search 2011 foi apresentado pela Wizard com patrocínio das lojas Overboard e 900 Graus. Apoio da Jandaia, Study Way, Grupo Skygraf e Qantas. Cobertura da Fluir, Waves e Woohoo. Supervisão Federação Paulista de Surf. Colaboração: Confederação Brasileira de Surf, Associação Ubatuba de Surf e Prefeitura Municipal de Ubatuba. (Fonte: Assessoria de Comunicação-PMU)
Atleta ubatubense já esta no Chile para disputar prova pedestre.
O atleta ubatubense Joaquim Gonçalves da Silva Filho já está no Chile, onde disputa no próximo domingo, 3, a prova de 21 Km, da Maratona de Santiago. Nesta quarta-feira, 30, ele realizou apenas um treinamento leve em um parque da cidade, no período da tarde, para soltar a musculatura. “Chegamos de madrugada, por isso foi melhor descansar um pouco e realizar apenas um treino leve”, disse o atleta.
Mostrando otimismo, Joaquim disse que seu principal objetivo é concluir a prova em um bom tempo. “Conhecerei o percurso apenas na quinta-feira, por isso não quero antecipar nada. Minha idéia e buscar um tempo próximo de 1h25, mas vamos primeiro ver o clima e o percurso”, declarou o corredor.
Joaquim correrá ao lado de outros 7.500 atletas, que optaram pela distância, entre os 20 mil que participarão do evento, que terá, além da maratona (42.195m), uma prova de 10 km. A largada acontece às 9h (hora do Chile), em frente ao Palácio de La Moneda, sede do governo chileno.
O atleta conta com apoio da Prefeitura de Ubatuba, Escolas Integradas, JC Materias Elétricos, Skinapão, BelaFoto e Biofitness. (Fonte: Assessoria de Comunicação-PMU)
Domingo Solidário Ubatuba – Japão acontece no próximo dia 10, com almoço beneficente.
A Associação Nipo-Brasileira de Ubatuba (Anibra) vai realizar no dia 10 de abril o Domingo Solidário Ubatuba – Japão, com um almoço beneficente e renda destinada às vítimas dos terremotos e tsunami no Japão.
O evento, que conta com apoio da Prefeitura de Ubatuba, acontecerá no Camping Itaguá, no final da Avenida Leovigildo Dias Vieira, a partir das 9 horas da manhã, com atividades esportivas, recreativas, karaokê, bingo e almoço com yakissoba e outros itens da culinária japonesa a partir das 12h.
Membros da Anibra voltaram a se reunir com integrantes da prefeitura nesta terça-feira, 29 para finalizar os detalhes do evento. “Muitos pensam que o Japão não precisa de ajuda, por ser um país rico e organizado, mas isso é um grande engano. As importações de produtos japoneses caíram no mundo todo, sem falar na contaminação de alimentos e da água. Portanto, o Japão precisa sim de toda e qualquer ajuda”, disse Edson Kubota, integrante da diretoria da Anibra.
Os convites já estão à venda por R$ 15,00 em vários pontos da cidade, a exemplo da Quitanda Izu, do Posto Kamomê e da Assai Distribuidora de Água e Gás. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3832-1269. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Em cumprimento a determinação do Ministério Público, Prefeitura de Ubatuba exonera cerca de 70 funcionários.
No ano de 2005, após intenso trabalho desenvolvido pelo IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), foi editada Lei Municipal dispondo sobre a nova estrutura administrativa. Contudo, devido uma denúncia do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal, em 2006, o Ministério Público do Trabalho retomou as investidas para a exoneração e extinção de diversos cargos em comissão na estrutura administrativa.
Com as exonerações será encaminhada à Câmara Municipal um Projeto de Lei extinguindo os cargos de assessor de direção, assessor técnico de direção e assessor técnico de gabinete, em um total de 76. Outras exonerações serão necessárias, ainda em cumprimento do referido Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta - TAC.
De acordo com o secretário municipal de Administração, Silvio Bonfiglioli, hoje tramitam na prefeitura processos administrativos para realização de 12 concursos públicos destinados ao preenchimento de cargos já existentes, bem como os que se façam necessários criar, para que sejam integralmente cumpridas as determinações de adequação na estrutura administrativa.
O prefeito Eduardo Cesar explica que nenhum dos serviços prestados pela administração municipal deixará de ser efetivado. “Tanto os serviços públicos essenciais, como aqueles que decorrem da atividade meramente burocrática, continuarão a ser prestados à população. Lastimamos que a reestruturação administrativa não tenha sido suficiente para atender as exigências do Ministério Público do Trabalho, mas compreendemos a necessidade de atendimento às suas determinações. Lutamos desde 2005 até hoje para evitar a ocorrência destas exonerações e extinções dos cargos, mas temos que cumprir as determinações que nos são impostas”, disse o prefeito. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
segunda-feira, 28 de março de 2011
Projeto Guri de Ubatuba está em novo endereço.
O Polo do Projeto Guri de Ubatuba funciona agora no Sobradão do Porto, no centro. As aulas, que tiveram início no mês passado, acontecem nesse ano às terças e quintas-feiras no período da tarde e nesse primeiro semestre atende 53 alunos.
O Projeto Guri, programa sociocultural do Governo de São Paulo com apoio da Prefeitura local, atende crianças de 6 a 12 anos e na unidade de Ubatuba estão disponíveis os cursos de canto coral e violão. Além dos cursos oferecidos os alunos também participam de atividades extras como pintura, debates, assistem a exibição de documentários e podem participar de empréstimos de livros e cds.
Como participar
Para participar não é necessário ter conhecimento prévio de música, nem realizar testes seletivos. Os interessados deverão comparecer ao Sobradão do Porto, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, acompanhados por pais ou responsáveis e munidos dos seguintes documentos: RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.
A coordenadora do Projeto Guri de Ubatuba, Joana Lemos Schaefer, adianta que o Projeto terá novidades para o segundo semestre. “No próximo semestre teremos ainda o curso de percussão ou sopro. Já temos uma lista de espera grande, mas mesmo assim, quem estiver interessado pode nos procurar e fazer sua inscrição na lista”, explicou a coordenadora.
Apresentação
Para o final desse semestre está prevista a apresentação dos alunos do Projeto Guri de Ubatuba na Concha Acústica do Projeto Tamar, no bairro do Itaguá. “Será um imenso prazer apresentar o trabalho desses alunos para o público. Ainda não temos a data definida, mas com certeza informaremos com antecedência”, disse Joana Schaefer. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Basquete de Ubatuba aguarda adversário na Taça Provisão.
Na primeira fase, Ubatuba/Peixe com Banana classificou-se na segunda posição do grupo A, com duas vitórias e uma derrota; a equipe da Embraer, de São José dos Campos classificou-se em primeiro no grupo. A classificação foi conquistada com muito esforço, no último sábado, 19, com uma vitória sobre a equipe DCL - DUNK CROSS LIFE / SP pelo placar de 96 a 95.
A equipe Ubatuba/Peixe com Banana volta a quadra no próximo dia 2 de abril, jogando contra o vencedor de TCC/Taubaté X Amigos do Basquete "B" / Eletronica Trolys / SJC , que se enfrentam pela repescagem neste sábado, 26. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
sexta-feira, 25 de março de 2011
Presidenta Dilma Roussef atende pedido do prefeito Eduardo Cesar.
“Este é um dos resultados obtidos ente tantos pedidos que temos junto ao governo federal nas mais diversas áreas. Porém, a educação é a base de uma sociedade esclarecida e saudável. Acredito que este tenha sido um passo importantíssimo na relação do governo federal com o município de Ubatuba”, considerou Eduardo Cesar.
A construção das unidades de educação infantil faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), criado pelo governo federal em 2007.
Ubatuba foi a única cidade do Litoral Norte a ser contemplada com uma unidade. A creche terá capacidade para atender 120 crianças em local a ser definido pelo prefeito, junto à Secretaria de Educação, de acordo com o bairro que tiver maior necessidade.
Em 2005, o número de crianças matriculadas em creches em Ubatuba era de 324. Hoje são 1578, número que deve ser ampliado em breve, tendo em vista que já encontra-se em fase adiantada de construção uma nova creche no bairro Bela Vista. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Rip Curl define campeões em Ubatuba.
A Praia de Itamambuca, em Ubatuba, recebe neste final de semana a segunda e última etapa do Rip Curl Grom Search, torneio que reúne os melhores surfistas das categorias de base do país: grommets (nascidos a partir de 1999 em diante), a iniciantes (a partir de 1997), e as categorias mirim e a feminina (a partir de 1995 em diante).
Os campeões das categorias mirim e feminina garantem vaga para o Rip Curl Pro Bells Beach 2012, na Austrália, e além das passagens, ganham um intercâmbio cultural completo, bolsas de estudo de inglês intensivo, com duração de um mês e pensão completa em casa de família australiana. As outras duas categorias em disputa são grommets e iniciantes
Superação de Filipe Toledo
Na luta pelo título da categoria mirim, o ubatubense Filipe Toledo saiu na frente, ao vencer a primeira etapa, disputada no inicio do mês em Saquarema. Mostrando uma grande superação, pois lesionou as costas em uma queda no início nas quartas-de-final, o ubatubense, além do título, foi responsável pela única nota 10 do evento, na semifinal. Na final, Felipinho dominou, marcou 17.50 em suas ondas e venceu Elivelton Santos (2º), Wesley Santos (3º) e Deivid Silva (4º), hoje seus principais adversários.
Para conquistar o título, Filipe terá que eliminar pelo menos um ubatubense logo na primeira fase, já que em sua bateria estão Wesley Dantas e Yuri Aguiar, além do carioca João Marinho. Outros ubatubenses na categoria são Kadu Medeiros (1ª bateria), Cauê Gonçalves (9ª), Phelipe Chagas (10ª), Alex Sandro Santos e Tales Araújo (11ª). A primeira fase da mirim entra na água ás 8h de sábado, 26.
Outras chances
Outra categoria que pode ter um ubatubense como campeão é a iniciante. Alex Sandro Santos, vencedor da primeira etapa, luta pelo título do torneio e cai na água na terceira bateria. A primeira bateria dessa categoria, às 11h, terá dois ubatubenses, Yuri Aguiar e Gabriel Medeiros; Kellyrson Cypriano está na segunda bateria e Wesley Dantas na quinta. Na Feminino, categoria que também premia a campeã com uma passagem para a final na Austrália, Ubatuba terá Açucena Vaz e Sandra Guedes (1ª bateria), Janaína Cassiano (2ª) e Letícia Freitas (3ª). O feminino também compete no sábado, a partir das 14h45. A categoria Grommets estréia no domingo, 27, às 8h. As finais estão previstas para começar às 11h40.
Como são apenas duas etapas, vence o surfista que acumular o maior número de pontos na soma dos dois resultados. Em caso de empate, é declarado campeão o competidor com o melhor resultado na última etapa.
Prêmios
Os vencedores das quatro categorias levam além de produtos Rip Curl, bolsas de estudos oferecidas pela Wizard Idiomas em qualquer unidade no Brasil, à escolha do atleta. Eles podem optar por cursos de inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês ou chinês, sendo as despesas com material didático responsabilidade de cada aluno.
O evento também conta com gincanas de conscientização ambiental em parceria com a Associação Ubatuba de Surf, valendo kits Rip Curl. O microlixo será recolhido e 200 mudas nativas serão distribuídas aos atletas e ao público presente.
O Rip Curl Grom Search 2011 é apresentado pela Wizard com patrocínio das lojas Overboard e 900 Graus. Apoio da Jandaia, Study Way, Grupo Skygraf e Qantas. Cobertura da Fluir, Waves e Woohoo. Supervisão Federação Paulista de Surf. Colaboração: Confederação Brasileira de Surf, Associação Ubatuba de Surf e Prefeitura Municipal de Ubatuba. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Basquete de Ubatuba aguarda adversário na Taça Provisão.
Na primeira fase, Ubatuba/Peixe com Banana classificou-se na segunda posição do grupo A, com duas vitórias e uma derrota; a equipe da Embraer, de São José dos Campos classificou-se em primeiro no grupo. A classificação foi conquistada com muito esforço, no último sábado, 19, com uma vitória sobre a equipe DCL - DUNK CROSS LIFE / SP pelo placar de 96 a 95.
A equipe Ubatuba/Peixe com Banana volta a quadra no próximo dia 2 de abril, jogando contra o vencedor de TCC/Taubaté X Amigos do Basquete "B" / Eletronica Trolys / SJC , que se enfrentam pela repescagem neste sábado, 26. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Atletismo de Ubatuba marca presença em Paraty e Taubaté.
O atletismo de Ubatuba também marcou presença na “26ª Corrida General Salgado”, disputada em Taubaté. A atleta Silvia Gambier Costa foi a vice-campeã da categoria 65-69 anos, completando os 10 Km da prova em 1h21m30s.(Fonte: Assessoria de Comunicação- PMU)
quinta-feira, 24 de março de 2011
Anibra e Prefeitura de Ubatuba organizam evento para arrecadar recursos para vítimas no Japão.
A Associação Nipo Brasileira de Ubatuba – a Anibra, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, irá promover no próximo dia 10 de abril, um evento para arrecadar fundos para as vítimas da tragédia que atingiu o Japão no último dia 11. O “Domingo Solidário” será realizado no Camping Itaguá, no final da Avenida Leovigildo Dias Vieira, a partir das 9 horas da manhã, com atividades esportivas, recreativas e um almoço com comidas típicas japonesas.
Em reunião realizada na prefeitura na última terça-feira, 22, os membros da Anibra discutiram com o chefe de gabinete, Délcio Sato, os detalhes do evento e também a abertura de uma conta corrente específica da Anibra para ajudar as vítimas do tsunami no Japão. “Queremos dar total transparência a essas ações, para que um grande número de pessoas de Ubatuba possa ajudar nossos irmãos que vivem no Japão e que estão hoje em situação muito difícil”, afirmou Nelson Assai, presidente da entidade.
Segundo os organizadores do evento, assim que a conta bancária for aberta, ela será amplamente divulgada para que as pessoas possam fazer suas contribuições, de acordo com suas possibilidades. Além disso, a outra forma importante de colaborar é participando do evento, adquirindo os convites para o “Domingo Solidário”.
“A iniciativa de Ubatuba, somada aos esforços de outros municípios representam significativa ajuda ao povo japonês, já que no Brasil encontra-se a maior colônia japonesa fora do Japão. Este é o momento de unirmos nossas forças em favor de um povo que necessita da solidariedade de todos”, reforça o chefe de gabinete da Prefeitura, Délcio Sato.
Os convites estarão à venda em vários pontos da cidade, a exemplo da Quitanda Izu, do Posto Kamomê e da Assai Distribuidora de Água e Gás. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3832-1269. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Projetos Pescando e Plantando na Escola acontecem na Rede Municipal de Ensino.
Após o período de férias e início das aulas na Rede Municipal de Ensino, os Projetos Pescando e Plantando na Escola voltam a acontecer nas escolas municipais no mês de abril. A primeira escola a receber os projetos será a Emei Maria Alice, no bairro Perequê-Açu. O projeto acontecerá nesta escola a partir do dia 8 de abril, sempre às sextas-feiras.
Ao todo, onze turminhas participarão das palestras, passeios e atividades relativas aos projetos. Promovidos pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), essas atividades têm o objetivo de estimular a alimentação saudável, despertar a consciência ambiental e levar aos alunos o conhecimento sobre essas profissões.
Com recursos audiovisuais e uma linguagem adaptada à faixa etária das turmas, as crianças assistem a uma aula teórica sobre as atividades. Os projetos fazem parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Pesca, Maricultura e Aquicultura.
“Pescando na Escola”
Por meio de histórias e visitas ao ambiente de pesca, os alunos conhecem um pouco mais sobre os instrumentos, as diferentes modalidades de pesca e de embarcações, os tipos de peixe encontrados na região, entre outros. Eles também têm contato manual com os petrechos de pesca, aprendem um pouco sobre a cultura e os esportes praticados nas comunidades caiçaras, além de conceitos de nutrição, alimentação saudável e preservação do meio ambiente.
Depois deste aprendizado, os alunos saem a campo com os técnicos da Smapa e professores para conhecer o universo pesqueiro, visitando lugares como o Mercado de Peixes, Píer, Ilha dos Pescadores e fazendas marinhas. Para despertar a consciência ambiental, as crianças também visitam o mangue, considerado o berçário do mar e que vem sofrendo grandes ameaças devido à poluição.
Plantando na Escola
O “Plantando na Escola” ensina aos alunos do ensino infantil e ensino fundamental, técnicas de plantio de hortas, valores nutricionais e preservação do meio ambiente. A atividade é encerrada com a confecção de uma horta no ambiente escolar. Assim, eles descobrem como a planta nasce e se desenvolve, até se tornar alimento e também a importância da terra e da água. O projeto inclui orientação para os professores e também para os pais dos alunos, como uma forma de manter a disciplina alimentar ao longo do ano.
A equipe multidisciplinar
A equipe que está fazendo este trabalho é formada pela tecnóloga de alimentos, Elizangela Pereira Rocha; as biólogas Mariana Coutinho e Maria Izabel Serrano, o gerente de Pesca Élvio Damásio, o engenheiro agrônomo Jefferson Lemes de Castilho e o gerente de Agricultura, Aparecido Cardoso.
Diretores e professores que tiverem interesse em trabalhar o tema devem entrar em contato com a Smapa. Este trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação em diversas escolas e pode ser agendado pelos educadores por meio do telefone da Smapa, 3833-3500. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Eduardo Cesar discute prioridades do turismo na região com secretário estadual, Márcio França.
O presidente do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte (Codivap) e prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve nesta quarta-feira, 23, com o secretário estadual de Turismo, Márcio França. O encontro aconteceu em Guaratiguetá, com a presença de outros sete prefeitos que integram o Codivap, entre eles o anfitrião, Junior Filippo.
“A reunião com o secretário foi uma grande oportunidade do Consórcio apresentar suas reivindicações ao Governo do Estado no que diz respeito ao turismo. Temos muitas cidades que integram o Codivap cuja principal atividade econômica é o turismo, mas também temos muitas necessidades de investimento e uma maior atenção do governo nesse sentido ajudaria muito”, disse o presidente do Codivap.
Márcio França aproveitou a oportunidade para falar sobre o trabalho da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo após o seu desmembramento da Secretaria de Esporte e Lazer. “Hoje em dia pensamos no turismo não só como lazer, mas como negócio e fonte de desenvolvimento econômico”, disse França.
O presidente do Codivap Turismo, Stanislau Guisard, entregou uma carta ao secretário, pedindo investimentos em infraestrutura, sinalização turística e qualificação profissional. “Mais uma vez pudemos mostrar que o Codivap está organizado e empenhado em buscar melhorias para a região e que a união dos municípios é o meio de conseguirmos atingir nossos objetivos”, concluiu o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de atividade motivacional.
Cerca de 80 pessoas, entre diretores, vice-diretores e professores coordenadores da Rede Pública Municipal participaram, nesta segunda-feira, 21, da primeira reunião pedagógica do ano. A reunião, que aconteceu na EM Tancredo de Almeida Neves, teve como objetivo motivar e integrar a equipe gestora das escolas para o trabalho do ano letivo de 20 11.
Na ocasião, foram realizadas várias dinâmicas sob a direção da professora Renata Martins, que também é coordenadora da Casa do Brinquedo. A coordenadora do Ensino Fundamental, Claudia Helena Marcondes Sigaud, desenvolveu uma atividade relativa à continuidade do trabalho de efetivação dos projetos político-pedagógicos.
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, a capacitação e motivação dos profissionais na área de ensino influenciam a educação no município e, por esta razão, são incentivadas. “Animar, fortalecer e motivar os gestores é muito importante para um trabalho de qualidade nas unidades de ensino. Isso favorece um bom atendimento aos alunos das escolas municipais, que são a razão de todo o nosso trabalho neste sentido”, afirmou o prefeito. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
quarta-feira, 23 de março de 2011
Balcão de Empregos de Ubatuba divulga vagas da semana.
Confira as vagas Para homens:
1 vaga para motorista - com experiência e CNH categoria A/C (Itaguá)
1 vaga para caseiro – casal sem filhos / 35 anos (Maranduba)
2 vagas para vendedores - com experiência no ramo de consórcio (Centro)
2 vagas para chapeiro - com experiência (Centro)
2 vagas para tosador - com experiência (Centro)
1 vaga para serviços gerais- com experiência (Itaguá)
1 vaga para serviços gerais - com experiência (Perequê-Açu)
1 vaga para auxiliar de manutenção - com experiência (Itaguá)
2 vagas para recepcionista diurno - com experiência (Itaguá)
1 vaga para recepcionista e serviços gerais - ambos os sexos (Perequê-Açu)
1 vaga para garçom - com experiência (Itaguá)
1 vaga para operador de caixa e atendente (Itaguá)
1 vaga para estagiário(a) na área de turismo (Itaguá)
1 vaga para farmacêutico(a) - com experiência (Centro)
1 vaga para professor(a) de inglês (Centro)
1 vaga para recepcionista diurno - ambos os sexos – (Praia da Fortaleza)
1 vaga para recepcionista diurno - ambos os sexos (Perequê-Açu)
Vagas para mulheres:
1 vaga para cozinheira – com experiência e referência – (Centro)
1 vaga para serviços gerais - com experiência e referência (Itamanbuca)
1 vaga para babá - com experiência e referência (Praia Grande)
1 vaga para monitora infantil – com experiência e referência (Itaguá)
2 vagas para agente de publicidade – com experiência na parte de vendas
1 vaga para doméstica - com experiência e referência (Itaguá e Centro)
1 vaga para garçonete - com experiência (Itaguá)
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Prefeitura de Ubatuba retira cerca de 600 quilos de lixo durante ação na Praia Grande.
A ação realizada pela Prefeitura de Ubatuba no último domingo, 20, na Praia Grande, resultou na retirada de cerca de 600 kg de lixo da areia e das costeiras da praia. O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Turismo e contou com o apoio de outras Secretarias e entidades do município, como a Comtur, a Anhanguera Educacional, Jomar Sorvetes, Varejão Santa Rita, Sabesp, Cetesb e ASSU.
Com o slogan “Começar o Ano de Praias Limpas”, a ação teve como objetivo retirar o lixo da praia mais movimentada do Litoral Norte, logo após o término da temporada de verão.
“Anualmente os países do hemisfério norte realizam o Dia Mundial de Limpeza das Praias no dia 21 de setembro, data que marca o encerramento do verão acima do Equador. Mas queremos instituir o Dia Nacional de Limpeza das Praias, que deve ocorrer quando termina o nosso verão. Este projeto será inicialmente realizado em nossa cidade, mas queremos que o evento se estenda para todas as praias do hemisfério sul”, explica o prefeito Eduardo Cesar.
O foco do trabalho é sensibilizar a população para que tenha mais respeito com as praias e não jogue lixo nas areias e no mar. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
terça-feira, 22 de março de 2011
Guarda Mirim de Ubatuba recebe palestra sobre prevenção contra Aids e DSTs.
Silmara explica que para o público mais novo, de 12 a 15 anos, o tema foi abordado de forma mais suave. “Falamos sobre a importância dos estudos e da leitura; sobre o preconceito e a solidariedade que precisamos ter em relação aos outros. Já com a turma de domingo, pudemos abordar mais direta e claramente o assunto, respeitando a fase de desenvolvimento de cada grupo”, explicou Silmara.
Valéria Borges, uma das adolescentes presentes na palestra, afirmou que esse tipo de iniciativa contribui muito para a conscientização dos jovens. “A palestra da Silmara é muito esclarecedora para todos nós, principalmente os adolescentes. Silmara se torna um grande exemplo de vida ao nos contar a sua história. Eu amei e espero que os próximos livros sejam destaque para muitos outros jovens”, disse Valéria.
Ganhando asas e voando mais longe
Desde a participação de Silmara Retti e sua família no quadro de Dráuzio Varella no Fantástico, o projeto Blablablá Positivo vem ganhando notoriedade não só em Ubatuba, mas em diversos lugares do Brasil. A autora recebeu convites para participar de uma maratona de palestras nas cidades sulmineiras: Campo Belo, Três Corações e Varginha, que será custeada pelas respectivas prefeituras. A empresa multinacional Danisco também fez o convite para a Semana de Prevenção realizada todos os anos, que reunirá palestrantes de outros países.
“Para nós, é motivo de muita alegria ver o projeto ganhando asas e percorrendo diferentes caminhos. É uma alegria levar o nome de Ubatuba através de um trabalho sério e multiplicador de idéias, sobre um assunto que, muitas vezes, ainda é considerado tabu, mas que as pessoas têm necessidade de se informar”.
Antonio Leite
Na última semana, a autora também participou do Programa Antonio Leite Livre, na TV Band Vale. Durante a entrevista, Silmara falou sobre o sucesso do livro “Flash – Você sabe o que eu tenho?” e o objetivo do projeto Blablablá.
Segundo a autora, a intenção era apenas presentear o apresentador com o livro. “Mas ele gostou tanto que me chamou para participar ao vivo. Fiquei surpresa com o convite porque não havíamos agendado, mas aproveitei a oportunidade para falar sobre as palestras realizadas em Ubatuba e região. Ele colocou o programa à disposição para voltarmos outras vezes já que se trata de um projeto social que deve ser de interesse e responsabilidade de cada um”, disse Silmara.
Vamos conversar sobre DST/Aids?
O Projeto Blablablá Positivo tem um canal aberto de discussão com o público, para discutir e orientar sobre sexualidade, prevenção, preconceito e outros temas, de forma leve e descontraída. O mais interessante é que as pessoas podem tirar suas dúvidas sem precisar abrir mão de sua privacidade. O endereço é: http://blablablapositivo.blogspot.com .
Quer saber mais sobre a escritora Silmara Retti e os bastidores do seu trabalho ? Então acesse: http://queridodiariodemissretti.blogspot.com . O projeto Blablablá Positivo conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Ubatuba intensifica vacinação contra sarampo.
A medida está sendo tomada porque a doença, erradicada desde 2002 no Brasil, está voltando a acontecer em alguns países da Europa, América e África. No início de fevereiro, foi confirmado um caso em Campinas, de um homem que voltou de uma viagem para os Estados Unidos. Por esta razão, o principal público-alvo desta campanha são as pessoas que irão viajar para o exterior.
Normalmente, a primeira dose desta vacina deve ser aplicada na criança ao completar um ano e a segunda, com idade de quatro a seis anos. Para as crianças com mais de sete anos que não foram vacinadas, são aplicadas as duas doses com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda. Para adultos com idades entre 20 e 50 anos, basta uma dose.
Sintomas e formas de contágio
O sarampo é causado por um vírus extremamente contagioso, que pode ser transmitido através de gotículas e secreções de nariz, suspensas no ar ou depositadas sobre a superfícies de objetos utilizados por pessoas contaminadas. Ataca principalmente crianças até 10 anos, mas pode infectar os adultos. É considerada uma doença séria, que causa febre, manchas na pele, tosse e coriza, entre outros sintomas.
Nos casos mais graves, o sarampo pode ocasionar infecção no ouvido, diarréia e encefalite (inflamação no cérebro que pode levar a convulsões, surdez ou retardamento mental). Em raras ocasiões o sarampo pode ser fatal. Em mulheres grávidas o sarampo pode ocasionar aborto espontâneo ou parto prematuro. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
segunda-feira, 21 de março de 2011
Ubatuba recebe campeonato de artes marciais.
O campeonato tem início às 8h30 e a entrada é 1 kg de alimento não perecível. O evento é realizado pela Associação Long Teh, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba. (Fonte: Assessoria de Comunicação-PMU)
Ubatubense sobe ao pódio no Torneio Início de Tênis de Mesa .
Disputando a competição apenas com atletas locais, a equipe de Ubatuba obteve bons resultados. Os atletas Jefferson Mota e Gabriel Moreira também tiveram boa participação e chegaram às quartas de finais em suas categorias.
A Associação Ubatuba de Tênis de Mesa já deu início às aulas e mais informações podem ser obtidas com professor Jorge Roberto, pelo telefone (12) 97675877. (Fonte: Assessoria de Comunicação- PMU)
Atleta ubatubense participa de prova pedestre no Chile.
O ubatubense Joaquim Gonçalves disputa no próximo dia 3 de abril sua primeira prova internacional: a Meia Maratona, em Santiago, no Chile. O atleta que correrá com o número 10.255, tem boa expectativa para a estreia: “Estudei o percurso e creio que é possível conseguir um bom tempo. Chegarei ao Chile alguns dias antes da prova, para me adaptar ao clima e fazer o reconhecimento do percurso”, declarou Joaquim. A viagem está marcada para o dia 29.
Joaquim, que participa da categoria 45-49 anos, tem treinado diariamente em dois períodos e também está trabalhando a musculatura: “Como estou voltando de uma contusão, estou fazendo dois treinos de 6 Km por dia, além da academia. Na próxima semana aumento para 12 Km e depois é só manter o ritmo para a prova”, contou.
O atleta agradece o apoio que tem recebido de toda a comunidade. “É uma prova especial para mim e para o atletismo de Ubatuba e só tenho a agradecer o apoio que a prefeitura, em especial o prefeito Eduardo Cesar, meus patrocinadores e alguns amigos e empresários têm dado para a disputa dessa competição”, disse o atleta.
Esporte ajudou a cura do alcoolismo
Através do esporte, Joaquim conseguiu se libertar de oito anos de alcoolismo. “Cheguei ao fundo do poço e graças a Deus ainda havia uma esperança. Recebi apoio e hoje são dezesseis anos de vida limpa e com muita saúde”, conta o atleta, que já participou de provas locais, regionais e nacionais, como a maratona de São Paulo e a São Silvestre.
“Subir ao pódio, conquistar medalhas e troféus são consequências, são o resultado de um trabalho, mas com certeza não é o mais importante. O que valorizo é a oportunidade que Deus me deu de reconstruir tudo”, finaliza Joaquim.
A prova
A Maratona de Santiago é uma das provas mais importantes da América do Sul e será disputada nos percursos Maratona (42.195m), Meia Maratona, com 21 Km e uma prova de 10 Km (essa com largada no mesmo local, mas percurso diferente). Segundo a organização da prova, as inscrições se esgotaram na última quarta-feira, 16, confirmando a participação de 20 mil corredores de todo o mundo; 7.500 atletas disputarão a meia maratona, enquanto pouco mais de 3 mil farão o percurso completo. A prova de 10 Km terá mais de 8 mil corredores. A largada acontecerá na Plaza de la Ciudadanía em frente ao Palacio de la Moneda, sede do governo chileno.
Os organizadores informam que dos 20 mil participantes, cerca de 2 mil são estrangeiros. A maior parte dos atletas estão inscritos nas categorias entre 20 e 39 anos, sendo que 40 corredores têm mais que 70 anos. Cerca de 5 mil mulheres participarão das três provas. (Fonte: Assessoria de Comunicação- PMU)
Prefeitura de Ubatuba e Anibra se unem para oferecer ajuda ao Japão.
O chefe de gabinete da Prefeitura de Ubatuba, Délcio José Sato, esteve nesta quinta-feira, 17, com representantes da Associação Nipo-Brasileira de Ubatuba (Anibra) para discutir formas de oferecer ajuda ao Japão devido às recentes tragédias pelas quais o país está passando.
De acordo com Sato, a prefeitura e a Anibra estão sensibilizadas com a situação e se mobilizando através de contatos com autoridades japonesas de cidades da província de Chiba, com as quais o prefeito Eduardo Cesar já esteve reunido no ano passado, a fim de demonstrar que Ubatuba está se colocando a disposição para ajudar da melhor forma possível.
Os representantes da Anibra, Sr. Fujimoto e sua esposa, disseram que os parentes japoneses dos que vivem em Ubatuba já foram contatados e todos estão bem. “Quem souber de alguma pessoa próxima que esteja no Japão precisando de ajuda, pode procurar pela Anibra ou pela prefeitura para que possamos encontrar uma forma de tentar estabelecer contato e ajudar”, disse Délcio Sato.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, colocou a prefeitura à disposição da colônia japonesa residente no município para oferecer o apoio necessário neste difícil momento. “Esperamos que o Japão consiga se recuperar o mais breve possível e desejamos expressar o nosso mais profundo sentimento, nos colocando à disposição para quaisquer ajuda que possamos oferecer”, completou o prefeito.
Representando a Anibra, participaram da reunião o presidente Nelson Assai, Kyosuke Fujimoto, Batyra Fujimoto e Masako Yamauti. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Aluno da Escola Estadual Semíramis representará Ubatuba na Tabuada Vanguarda.
O aluno Lucas Macklim Sina, da Escola Estadual Semíramis Prado de Oliveira, venceu a seletiva de Ubatuba para representar a cidade na quarta edição da Tabuada Vanguarda, um projeto da Rede Vanguarda, afiliada da TV Globo na região. A seletiva ocorreu na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, na manhã da última quarta-feira, 16. Os alunos deveriam responder rapidamente as questões de multiplicação com grau de dificuldade ampliado.
Lucas, que permaneceu tranquilo durante a competição e teve muita agilidade e rapidez nos cálculos, disputou a vaga com outros quatro alunos. Os concorrentes foram os vencedores em suas escolas, sendo eles: Escola Estadual Idalina do Amaral Graça: Taiara Cristina A. F. dos Santos, Escola Estadual Maria Alice Alves Pereira: Tayna de Oliveira, Escola Estadual Áurea Moreira Rachou: Eduardo Henrique Prado, Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves: Drielle Ramos de Carvalho.
Para a supervisora de ensino da Secretaria de Educação de Ubatuba, Flávia Comitte, essa participação na Tabuada Vanguarda incentiva o interesse pela disciplina matemática.”É muito importante para o município participar de uma atividade como essa, pois estimula o apreço dos alunos por cálculos matemáticos, incentivando-os pelo interesse na disciplina. Agora vamos torcer e acompanhar o aluno Lucas na disputa regional”, disse a supervisora.
Flávia Comitte agradece a Diretoria de Ensino de Caraguatatuba pela organização da seletiva, assim como os representantes da equipe técnica Professores Ivan Castilho e Ronaldo e a comissão de avaliação professoras Mariléa Borine D’Angelo e Patrícia Patural da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
segunda-feira, 14 de março de 2011
Exposição Photo Graphias, da atriz Cristina Prochaska acontece em Ubatuba até dia 23.
Está acontecendo em Ubatuba a exposição Photo Graphias, da jornalista e atriz global Cristina Prochaska, que agora apresenta seu trabalho como fotógrafa. A abertura do evento aconteceu no último dia 4, em um vernissage com a presença da artista e convidados. A exposição, promovida pela Fundart e Prefeitura de Ubatuba, fica aberta ao público até o dia 23 de março, no auditório do Sobradão do Porto, sob a curadoria de Fernando Moreno e Lídia Hirano. Além de Ubatuba, a exposição percorrerá as principais capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro e as cidades de Búzios e Paraty.
O trabalho de Cristina como fotógrafa é caracterizado pela ousadia, buscando ângulos e olhares diferentes sobre imagens do cotidiano. Neste trabalho, a artista revela sua paixão pelas cores e texturas, um trabalho menos jornalístico do que os outros de sua autoria. São fotografias e telas de dimensões grandes, incomuns e pesquisa de novos materiais de impressão, que revelam uma busca pela identidade visual e a sustentabilidade. O projeto tem uma conotação ecológica, com impressão em lonas e molduras feitas a partir de garrafas pet recicladas.
Segundo Cristina, a paixão pela fotografia foi herdada do pai, que deixava que ela brincasse com suas câmeras. “Fotografo desde menina. Herdei do meu pai a paixão pelas imagens e a devoção aos instrumentos de eternizar o momento. Esta exposição reflete meu amor pela imagem congelada no tempo e a busca pelos novos processos de impressão e digitalização. Preferi não me utilizar de instrumentos de computação. Busquei a imagem crua, as cores e texturas”, afirma Cristina.
Imagem sustentável
Cristina escolheu Ubatuba para ser a primeira cidade a receber a exposição Photo Graphias, por ter grande ligação com o município, já que sua família reside aqui. Ela explica que encontrou no município parceiros que contribuíram para a identidade da exposição. “Com o olhar atento de Eduardo Russo e a turma da Inteligraph, buscamos novos materiais de impressão. Exploramos possibilidades e ainda aprendi muito sobre mídias de impressão inusitadas e sustentáveis. Todo material usado neste trabalho é reciclado ou reciclável. As fotos perderam a identidade no papel, para ganhar vida nova em lona, borracha e plástico. Meu profundo agradecimento à cidade de Ubatuba, base da minha família há quatro gerações e à Fundart, que insiste em preservar o que é nosso e divulgar o talento caiçara.”
Sobre Cristina Prochaska
Cristina Prochaska é atriz, jornalista e produtora. Começou a fotografar muito cedo, ainda adolescente com a câmera herdada do pai Edgard, fotógrafo amador e um dos primeiros a explorar a fotografia subaquática. Esta será a primeira exposição individual da atriz, que já participou de várias mostras coletivas e tem na paixão pela fotografia seu principal hobby há 35 anos. Possui trabalhos publicados em várias revistas, capas de discos, cd’s e jornais. Trabalhou como assistente dos fotógrafos Suíços Andreas Heiniger e Walter Morguentaller, como também na Agência MPM. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
sexta-feira, 4 de março de 2011
Prefeitura de Ubatuba se reúne com quiosqueiros para informar sobre reprodução de músicas .
A Prefeitura de Ubatuba realizou nesta quinta-feira, 3, uma reunião para a qual foram convidados todos os donos de quiosques do município. O objetivo foi dar a boa notícia sobre a decisão da Justiça que voltou a permitir a reprodução de música nos estabelecimentos.
A ideia foi do prefeito Eduardo Cesar, que preocupado em esclarecer todo tipo de dúvida dos quiosqueiros, decidiu colocar a equipe a disposição para que os mais interessados pudessem estar bem informados com relação ao assunto. Apesar de não poder comparecer, devido a compromisso junto ao governador do Estado, o prefeito Eduardo Cesar enviou como representantes o vice-prefeito, Rui Teixeira Leite; o secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado; o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Rafael Ricardi Irineu e o procurador jurídico Emerson Vilela.
“A reunião de hoje está sendo realizada mais para comemorar esta decisão da Justiça, que foi uma vitória para os quiosqueiros, que junto com a prefeitura estão numa incansável luta há anos. A decisão de permitir a reprodução de música nos quiosques beneficia não só os proprietários de quiosques, mas Ubatuba como um todo”, disse Claudinei Salgado.
Atenção especial
O procurador Emerson Vilela explicou aos presentes todo o andamento do processo junto a Justiça e falou sobre o empenho da prefeitura em mostrar aos órgãos competentes que Ubatuba é um município com muitos diferenciais e que merece atenção especial. “Foram várias reuniões com órgãos estaduais e federais, nas quais eu expliquei que por ter 80% de seu território em área de Parque Estadual, Ubatuba acaba sofrendo restrições pesadas que afetam o desenvolvimento da cidade. Quando foi proibida a reprodução de música e reformas nos quiosques, muita gente dizia erroneamente que era uma decisão da prefeitura, por isso é necessário que a informação chegue de forma correta, já que a prefeitura sempre foi parceira dos quiosqueiros nesse processo”, explicou Emerson. “Pudemos expor o fato de que a atividade nos quiosques em Ubatuba é antiga e essencial em uma cidade turística como a nossa”, completou o procurador. Os quiosqueiros também foram alertados para que tudo seja realizado obedecendo a legislação municipal e com autorização administrativa.
Parceria com a prefeitura
O presidente da Associação dos Quiosques de Ubatuba, Saulo Wlander Amalfi, agradeceu a participação de todos e reiterou a necessidade da união de todos e atenção para que não sejam cometidos abusos ao colocarem som em seus estabelecimentos.
O vice-presidente da Associação dos Quiosqueiros, Carlos Roberto do Lago, lembrou que o prefeito Eduardo Cesar se mostrou disposto a ajudá-los desde a primeira vez em que foi procurado. “O prefeito disse que estaria conosco e que não mediria esforços para nos apoiar. E foi o que realmente aconteceu. Hoje estamos dando mais um passo importante, após muito sofrimento e muita luta, por isso só temos a agradecer a parceria da prefeitura, que foi muito importante para nós”, disse Carlos Roberto.
Para o músico Miguel Graça, que acompanhou a reunião, a conquista dessa decisão da Justiça beneficia muito quem vive da música em Ubatuba. “Agora sabemos que teremos muito mais espaço e oportunidade de trabalho dentro da nossa própria cidade”, disse Miguel.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Silvio Brandão esteve presente à reunião e disse dar total apoio aos quiosqueiros, juntamente à prefeitura. “Temos que ter um turismo bastante receptivo; não tem como pensarmos em Ubatuba sem os quiosques”, disse o vereador.
Ao fim da reunião foi agendada uma data para um próximo encontro, onde uma comissão formada pelos quiosqueiros deve dar andamento ao processo, fornecendo suas necessidades para que a prefeitura possa elaborar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Esse termo, que será apresentado à Justiça, deverá padronizar a postura que os quiosques devem adotar com relação a todos os aspectos como uso de banheiros, paisagismo, acomodação de turistas, acesso a portadores de deficiências, educação ambiental, entre outros. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
quinta-feira, 3 de março de 2011
Balcão de Empregos de Ubatuba anuncia 40 novas vagas em diversas áreas.
Um dos desafios do Balcão de Empregos é a falta de atualização de dados dos candidatos às vagas. Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Social, muitas vezes a vaga existe, mas o candidato mudou o telefone ou já conseguiu emprego. Para evitar que isso aconteça, a dica é que os candidatos mantenham o cadastro atualizado, para agilizar o atendimento de todos. As atualizações devem ser feitas de segunda a sexta das 8h às 11h.
Novos cadastros para quem busca colocação no mercado de trabalho também podem ser feitos e para isso, o interessado deve comparecer munido de RG, CPF e carteira de trabalho, no endereço acima citado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3832-6038
Vagas para homens
1 vaga p/ garçom (com ou sem experiência) – Praia Grande
1 vaga p/ barman (com ou sem experiência) – Praia Grande
1 vaga p/ atendente (com ou sem experiência) – Praia Grande
1 vaga p/ caseiro (casal sem filhos + 35 anos) – Maranduba
1vaga p/ serviços gerais – Itaguá
1 vaga p/ entregador de panfletos
1 vaga p/ balconista (com experiência) centro
1 vaga p/ chapeiro – ambos os sexos
5 vagas p/ garçom (com experiência. em restaurantes) – Itaguá
2 vagas p/recepcionista noturno (que more próximo) - Enseada e Fortaleza
1 vaga p/ motoboy/pizzaiolo/forneiro – Itaguá
1 vaga p/ funileiro (com experiência) - Estufa 2
2 vagas p/ajudante de serralheiro (com experiência) Matodentro
1 vaga p/ balconista (experiência no ramo de materiais de construção) - Centro
3 vagas p/ vendedores (com experiência) no ramo de consórcio - Centro
Vagas para mulheres
3 vagas p/ revendedor(a) (experiência em vendas) –Estufa 2
1 vaga para serviços gerais (disponibilidade de horário e experiência) Itaguá
1 vaga p/ professor de educação física – Perequê-Mirim
1 vaga p/ babá (com referência)
1 vaga p/ cozinheira ( com experiência) - Centro
2 vaga p/garçonete ou garçom(com experiência) - Toninhas
1 vaga para camareira ( com experiência) Perequê-Açu
1 vaga p/ fisioterapeuta - Centro
1 vaga p/ salgadeira - Centro
2 vaga p/ garçonete – Perequê-Açu
1 vaga p/ chapeiro - Ambos os sexos
1 vaga p/vendedor de calçados - Centro
1 para vendedora (com experiência) - Centro
1 vaga para secretaria ( com experiência) - Itaguá
2 vaga p/ doméstica (com experiência), bairros Tenório e Itaguá (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Eduardo Cesar e representantes da Fundação CASA discutem integração social de adolescentes infratores.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu nesta semana em seu gabinete duas representantes da CASA Caraguatatuba: Miraci Dourado da Silva, diretora da unidade, e Carla M. Deri, gerente da ONG Meimei, que realiza gestão compartilhada da unidade de internação e internação provisória da Fundação CASA.
De acordo com Miraci, elas estão visitando os prefeitos das quatro cidades do Litoral Norte com a intenção de proporcionar mais articulação entre os municípios, visando colocar em prática o programa de reinserção social do adolescente na sua cidade de origem, através de escolas profissionalizantes e acompanhamento durante seis meses.
A reunião seguiu com uma conversa na qual o prefeito teve a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento da Fundação CASA Caraguá, que hoje atende a 40 jovens (dez em internação provisória e 30 em internação). “Os adolescentes têm atividades das 6h às 22h e participam de oficinas de artes, cultura e esportes. Contamos com uma equipe coesa e comprometida com o trabalho”, explicou Miraci, que agradeceu a recepção que tiveram em Ubatuba junto à Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba) e ao prefeito Eduardo Cesar.
“No que depender de nós, a Fundação CASA pode contar com todo o apoio necessário. Pretendo acompanhar este trabalho mais de perto e dar prosseguimento ao contato que foi realizado. Estamos dispostos a servir como piloto deste projeto, pois sabemos que se trata de um assunto de extrema importância para os jovens e para toda a sociedade”, disse Eduardo Cesar, completando que em Ubatuba existe um trabalho no sentido de diminuir o tráfico de drogas, oferecendo aos jovens opções de lazer e entretenimento também nas horas em que não estão nas salas de aula, através, por exemplo, das Escolinhas de Esporte da prefeitura. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Prefeitura de Ubatuba terá pontos facultativos no Carnaval.
Prefeitura de Ubatuba prossegue com melhorias em diversos bairros.
A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, continua realizando serviços de melhorias nos mais diversos bairros do município. Na semana anterior, a fim de prevenir enchentes, foi realizado aprofundamento da calha, retirada de detritos e limpeza das margens do Rio Acaraú, no Itaguá.
Na Praia Grande, foi construída uma rampa de acesso para casos de emergência, junto ao Corpo de Bombeiros. Nos bairros da região oeste Marafunda e Bela Vista, foi realizada uma ação conjunta envolvendo limpeza de valas e ruas, capinação, pintura de guias, retirada de detritos e operação tapa-buracos. E no Jardim Carolina, o serviço de nivelamento da via marginal melhorou acesso ao bairro.
De acordo com a Secretaria de Obras, outros bairros receberão serviços de melhorias nos próximos dias. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Navios da MSC Cruzeiros continuam realizando escalas em Ubatuba até abril.
Ubatuba recebeu nesta quarta-feira, 2, mais uma escala de navio de cruzeiro, quando a embarcação MSC Armonia desembarcou seus passageiros no Píer Comodoro Magalhães, no Itaguá. Já nesta quinta-feira, 3, a cidade volta a receber um navio, desta vez o MSC Orchestra.
Ainda no mês de março, outras quatro datas serão marcadas pelo receptivo aos passageiros de navios de cruzeiros. Com a escala realizada nesta quarta-feira, Ubatuba já totaliza 19 paradas de embarcações da MSC apenas na temporada 2010/2011, sem contar as escalas a serem realizadas até abril.
“Com o número de escalas que conseguimos conquistar para esta temporada, Ubatuba foi a cidade que mostrou maior crescimento entre todos os portos brasileiros. O estudo foi divulgado pela Abremar, que é a maior entidade de cruzeiros marítimos no Brasil, o que nos deixou muito orgulhosos e com a certeza de estarmos cada vez mais firmes neste mercado tão promissor”, avaliou o prefeito Eduardo Cesar.
As datas das próximas escalas em Ubatuba são as seguintes:
Março: 3, 19, 22, 25 e 28
Abril: 5, 11, 13 e 19. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
quarta-feira, 2 de março de 2011
Cristina Prochaska realiza exposição Photo Graphias em Ubatuba.
A jornalista e atriz global Cristina Prochaska realizará em Ubatuba a exposição Photo Graphias, que mostra seu trabalho como fotógrafa. A abertura do evento acontece nesta sexta-feira, 4, em uma vernissage com a presença da artista, para convidados.
A exposição será aberta ao público de 5 a 23 de março, no auditório do Sobradão do Porto, sob a curadoria de Fernando Moreno e Lídia Hirano. Além de Ubatuba, a exposição percorrerá as principais capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro e as cidades de Búzios e Paraty.
O trabalho de Cristina como fotógrafa é caracterizado pela ousadia, buscando ângulos e olhares diferentes sobre imagens do cotidiano. Neste trabalho, a artista revela sua paixão pelas cores e texturas, um trabalho menos jornalístico do que os outros de sua autoria. São fotografias e telas de dimensões grandes, incomuns e pesquisa de novos materiais de impressão, que revelam uma busca pela identidade visual e a sustentabilidade. O projeto tem uma conotação ecológica, com impressão em lonas e molduras feitas a partir de garrafas pet recicladas.
Segundo Cristina, a paixão pela fotografia foi herdada do pai, que deixava que ela brincasse com suas câmeras. “Fotografo desde menina. Herdei do meu pai a paixão pelas imagens e a devoção aos instrumentos de eternizar o momento. Esta exposição reflete meu amor pela imagem congelada no tempo e a busca pelos novos processos de impressão e digitalização. Preferi não me utilizar de instrumentos de computação. Busquei a imagem crua, as cores e texturas”, afirma Cristina.
Imagem sustentável
Cristina escolheu Ubatuba para ser a primeira cidade a receber a exposição Photo Graphias, por ter grande ligação com o município, já que sua família reside aqui. Ela explica que encontrou no município, parceiros que contribuíram para a identidade da exposição. “Com o olhar atento de Eduardo Russo e a turma da Inteligraph, buscamos novos materiais de impressão. Exploramos possibilidades e ainda aprendi muito sobre mídias de impressão inusitadas e sustentáveis. Todo material usado neste trabalho é reciclado ou reciclável. As fotos perderam a identidade no papel, para ganhar vida nova em lona, borracha e plástico. Meu profundo agradecimento à cidade de Ubatuba, base da minha família há quatro gerações e à Fundart, que insiste em preservar o que é nosso e divulgar o talento caiçara”, diz Cristina.
Sobre Cristina Prochaska
Cristina Prochaska é atriz, jornalista e produtora. Começou a fotografar muito cedo, ainda adolescente com a câmera herdada do pai Edgard, fotógrafo amador e um dos primeiros a explorar a fotografia subaquática. Esta será a primeira exposição individual da atriz, que já participou de várias mostras coletivas e tem na paixão pela fotografia seu principal hobbie há 35 anos. Possui trabalhos publicados em várias revistas, capas de discos, cd’s e jornais. Trabalhou como assistente dos fotógrafos Suíços Andreas Heiniger e Walter Morguentaller, como também na Agência MPM. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Escola de samba do grupo especial de São Paulo, Vai-Vai se apresenta no carnaval de Ubatuba.
Em Ubatuba, a segunda-feira de carnaval, dia 7 de março, será especial, com uma
apresentação que promete sacudir a arena de shows do Super Verão Folia. A escola de samba Vai-Vai, campeã por 13 vezes do carnaval paulistano, vai animar os foliões da Avenida Iperoig, trazendo para a cidade cerca de 40 integrantes, entre passistas e componentes da bateria de uma das escolas mais tradicionais de São Paulo.
A escola deve apresentar o samba enredo deste ano, inspirado na vida de João Carlos Martins, um dos mais festejados intérpretes da música erudita da história contemporânea, além de outros sucessos de carnavais anteriores.
Ainda no dia 7, o grupo de samba Atração, cujo empresário é o jogador de futebol Robinho, fechará a noite apresentando seus sucessos.
Art Popular e outras atrações
Na sexta-feira, 4, abrindo o carnaval na arena do Super Verão Folia, Ubatuba vai receber os integrantes do grupo Art Popular e do Grupo Oba!hia, que também se apresenta nos dias 5, 6 e 8. Para agradar a todas as faixas etárias, haverá matinês nos dias 6, 7 e 8, das 16h às 19h com concurso de fantasias e premiações. Os ingressos estão à venda nas bilheterias do Super Verão.
Blocos de carnaval
Além das atrações especiais do Super Verão Folia, os turistas e moradores poderão curtir os tradicionais blocos carnavalescos, que desfilam pelas principais ruas do centro da cidade.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, convida todos a participarem das atrações que a cidade vai oferecer: “quem vier para Ubatuba vai encontrar opções para todos os gostos e idades. Neste ano estamos com uma programação especial, que certamente será um sucesso, fechando com chave de ouro uma temporada inesquecível, marcada por grandes shows em nossa cidade”.
Confira abaixo a programação dos blocos e participe:
Sexta-feira dia 4:
Bloco Galo da Meia Noite
Concentração: em frente ao Posto do Jija (Pereque-Açu) às 21hs.
Saída às 24hs, chegada na Av.Iperoig às 2hs.
Sábado dia 5:
Bloco da Cachorrada
Concentração: no bar Casal Vinte às 21hs.
Chegada na Av.Iperoig às 1h.
Domingo dia 6:
- Bloco Água Doce
Local: Av.Iperoig às 23hs até às 24hs.
- Bloco da Baleia
Concentração: Casarão da Fundart às 20hs.
Saída com destino à Av.Iperoig às 24hs, até às 2hs.
- Bloco do Itaguá
Local: Rua Luis Correia Leite (paralela com a Av.Capitão Felipe) a partir das 20hs até às 2hs.
- Bloco da ASPEM
Local: Av.Dona Maria Alves (em frente a Prefeitura municipal) a partir das 21hs até às 2hs.
Segunda-feira dia 7:
Bloco da Cachorrada
Concentração: no bar Casal Vinte às 21hs.
Chegada na Av.Iperoig às 1h.
Terça-feira dia 8:
Bloco Lambe Lambe:
Concentração: Casarão da Fundart às 21hs.
Saída com destino à Av.Iperoig às 24hs, até às 4hs.
Quarta-feira dia 9:
Cuscuz do Pato
Local: Rua Baltazar Fontes (em frente ao restaurante) a partir das 20hs até às 4hs.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
1º Água Limpa Ubatuba 2011 reúne 50 praticantes de Stand Up Paddle em ação ecológica.
Aproximadamente 50 praticantes do Stand Up Paddle (SUP) de Ubatuba promoveram no último domingo, 27, o “1º Água Limpa Ubatuba 2011”. Os supistas saíram do Píer, no Itaguá, percorrendo a orla, até chegar na praia do Matarazzo onde fizeram a coleta. Outro grupo foi até o Perequê-Açu, também recolhendo detritos do mar e da costeira e parte da equipe ficou em terra, percorrendo toda a praia do Itaguá a pé, fazendo a limpeza da areia.
Ao final todos se reencontraram no Píer, onde celebraram o sucesso da ação.
“Se por um lado foi bom, por termos atingido nosso objetivo, que era a coleta de lixo, por outro ficamos tristes ao ver que o homem continua poluindo nossa natureza”, declarou Luiz Claudio Graglia, o “Huka”, um dos organizadores do evento. “Agora vamos pensar em promover a próxima ação, pois todos estão muito animados com a iniciativa”, disse o organizador. Durante a ação, a Prefeitura de Ubatuba distribuiu livretos, panfletos e vales-mudas aos participantes e colaborou na infraestrutura do evento.
Os interessados em obter mais informações sobre os próximos eventos da UbatubaSUP podem entrar em contato (12) 7814-2436. O “1º Água Limpa Ubatuba 2011” foi organizado por Luiz Huka, Fábio Chati e UbatubaSUP, com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, Anhanguera, Aldeia Hostel, Aquário de Ubatuba, Pousada Estrela do Mar, SOS Praias do Brasil, Prolim, Ubatuba em Revista e Barquario. (Fonte:Assessoria de Comunicação/PMU)
VI Festival de Marchinhas Carnavalescas tem início nesta quinta-feira, 3, em Ubatuba .
Dando boas vindas ao Carnaval de Ubatuba, tem início nesta quinta-feira, 3, o VI Festival de Marchinhas Carnavalescas, promovido pela Fundart e Prefeitura de Ubatuba. As eliminatórias acontecem nos dias 3 e 4 e a finalíssima, no sábado, dia 5, sempre no coreto da Praça Exaltação à Santa Cruz, a partir das 21h. Foram classificadas para a competição 30 composições das quais sairão oito finalistas em cada eliminatória. Na grande final, serão escolhidas as cinco melhores marchinhas de 2011.
Após a finalíssima, no sábado, músicos da Banda Lira Padre Anchieta comandam a festa com o Carnaval Histórico que se estende durante todas as noites de carnaval. Este ano o Carnaval Histórico vai contar com o Concurso de Fantasias, adulto e infantil, com premiação por voto popular na terça-feira de Carnaval, dia 8 de março.
Segundo a Fundart, o Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba veio para reacender a chama local do tradicional e autêntico Carnaval brasileiro. “As marchinhas são uma forma que o povo tem de expressar suas alegrias, tristezas e tudo mais, fazendo dos folguedos, manifestações lúdicas e sadias. O Carnaval Histórico, fecha a grande festa onde homens, mulheres, jovens e crianças participam vivamente dessa confraternização sadia e descontraída”.
Tudo começou a partir da idéia do falecido folclorista Ney Martins. A primeira edição do evento aconteceu em 2006, na Escola Capitão Deolindo. O sucesso do Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba foi firmado a partir de sua realização no coreto da Praça Matriz, em 2008. Desde então, o Carnaval de Ubatuba começa mais cedo, com marchinhas inéditas de artistas locais e de outras cidades. Na sequência, músicos da Banda Lira Padre Anchieta animam as quatro noites de carnaval com um grande repertório das clássicas marchinhas de Carnaval de todos os tempos, mais as marchinhas locais que fizeram história nestes seis anos de realização do festival. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Natação de Ubatuba traz dois ouros da final do Peixinhos e Golfinhos.
Natação de Ubatuba conquistou cinco medalhas na final do “12º Torneio de Natação Peixinhos e Golfinhos – Troféu Fabiola Molina”, disputado no último sábado, 26, na piscina do SESI Taubaté.
O principal destaque foi a nadadora Ana Carolina Vieira, ouro nas provas 25 metros costas e 25 metros livre, na categoria mirim. Na categoria petiz 1, Kauê R. Freitas ficou na segunda posição nos 25 metros livre; Sabrina J. Todão também garantiu a prata, nos 50 metros livre da categoria infantil. Ainda na infantil, Alexsandro Guimarães conquistou a medalha de bronze, com o terceiro lugar nos 50 metros costa e Rafael Santana também ocupou a terceira posição no pódio da categoria juvenil, na prova dos 50 metros nado de peito.
A equipe de natação de Ubatuba contou com 25 atletas e foi chefiada por Marcos Mestieri e Antonio Pinto Neto.(Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Equipe de atletismo de Ubatuba participa da “Meia Maratona de SP”.
O melhor classificado na meia maratona foi Vital O. Moreira, que concluiu os 21 Km em 1h41m26s, o que lhe valeu a 779ª posição na classificação geral e a 68ª na categoria 50-54 anos. Logo em seguida chegou o atleta Joaquim G. Silva Filho, que sentiu uma contusão no calcanhar por volta do Km 15, mas completou a prova em 1h42m50s, tempo que lhe deu a 860ª posição no geral e a 132ª, na categoria 45-49 anos.
Os outros ubatubenses a correr a meia maratona foram Júlio Cesar Leite e Prates, que participou na categoria 35-39 anos e concluiu com o tempo de 2h05m19s (2868º na geral e 531º na faixa etária) e Cosme Lima completou a prova em 2h07m17s, que lhe deu a 3032ª posição na classificação geral e 490ª da categoria 30-34 anos.
A prova foi vencida pelo brasileiro Marílson Gomes dos Santos em 1h03m12s, novo recorde da competição. Entre as mulheres a atleta queniana Agnes Jepkosgei Cheserek fechou a prova em primeiro lugar com o tempo de 1h16m21s.
Duas atletas de Ubatuba participaram da caminhada de 6 Km, que aconteceu paralelamente à prova. A atleta Terezinha de Jesus Silva percorreu a distância em 38m04s e foi a 128ª na classificação geral e a 7ª na categoria 50-54 anos, enquanto Celina Kaze completou o percurso em 40m52s, chegando na 270ª posição no geral e 32ª na categoria 45-49 anos.(Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
terça-feira, 1 de março de 2011
Justiça passa a permitir reprodução de músicas em quiosques de Ubatuba.
Dando prosseguimento às ações realizadas no sentido de viabilizar um ajuste de condutas para a utilização dos terrenos de Marinha no município, a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Ubatuba obteve um importante avanço junto à Justiça: a permissão para reprodução de músicas nos quiosques.
“A prefeitura tem procurado intermediar um acordo para que sejam atendidos os interesses de todos os envolvidos. A permissão da música em quiosques é uma conquista que veio em um bom momento, já que estamos nos aproximando do carnaval e os turistas podem saber que contarão com mais esse atrativo em nossa cidade, desde que esteja sendo obedecida a legislação”, comemorou o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.
Através de reuniões realizadas com a União, por meio da Justiça Federal, Advocacia Geral da União, Procuradoria Geral da República e Gerência de Patrimônio da União, a Prefeitura de Ubatuba tem buscado um acordo que consiga atender os interesses dos cidadãos que utilizam ou visitam as praias de Ubatuba, além dos que exploram comercialmente estes locais.
“A reprodução de música não está mais proibida nos quiosques de Ubatuba, desde que seja obedecida a legislação municipal, com autorização administrativa e a devida fiscalização para que não haja perturbação do sossego público”, explica o procurador Emerson Vilela.
A proibição da reprodução de músicas em quiosques era uma decisão da Justiça do Estado de São Paulo, porém o processo foi encaminhado para a Justiça Federal, por estarem os quiosques localizados em área de Marinha, e esta decidiu acabar com a proibição.
“O próximo passo será a apresentação do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) contendo aspectos como uso de banheiros, paisagismo, acomodação de turistas, acesso a portadores de deficiências, educação ambiental, entre outros”, acrescenta o procurador.
Parceria dos quiosques com a prefeitura
Nesta segunda-feira, 28, o prefeito Eduardo Cesar esteve reunido com o presidente da Associação dos Quiosques de Ubatuba, Saulo Wlander Amalfi, para tratar do assunto.
“Os quiosques fazem parte da estrutura turística da cidade e em um município como Ubatuba, cuja principal atividade é o turismo, os quiosques são ainda mais importantes para a geração de emprego, por exemplo. Sempre estive do lado dos quiosqueiros e continuo estando, nos momentos difíceis e também comemorando uma conquista como esta”, completou o prefeito.
O presidente da Associação dos Quiosques de Ubatuba agradeceu o empenho do prefeito Eduardo Cesar. “Gostaria de agradecer a parceria da prefeitura e ao prefeito que esteve sempre junto conosco, nos ajudando muito. Estamos muito felizes, pois esse é o desfecho de um processo que estamos passando há cinco anos e agora está chegando ao final. O som ambiente nos quiosques é algo que faz falta para o visitante. Não estamos falando de som alto, como alguns colocam nos carros e sim sobre a música como expressão da cultura brasileira, completando o lazer em um espaço agradável na praia”, disse Saulo Wlander Amalfi. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Ubatuba prestigia criação da Guarda Civil Municipal de Taubaté
Ubatuba esteve presente a uma audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Taubaté, no último dia 24, a convite dos seus organizadores, para falar da experiência da cidade sobre a sua Guarda Municipal. A pauta principal era a criação da Guarda Civil Municipal de Taubaté. O subcomandante da Guarda Municipal de Ubatuba, Luiz Carlos de Carvalho representando o prefeito Eduardo Cesar e o comandante Andrade Henrique dos Santos foi quem explicou o funcionamento da corporação na cidade
O subcomandante Carvalho falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela Guarda Municipal ubatubense e o seu papel desempenhado em prol da segurança pública. “Em Ubatuba, buscamos a interação entre as Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Guarda Municipal, num trabalho conjunto e árduo, que tem resultado em um dos municípios menos violentos do Estado. A Guarda Municipal, como força auxiliar da própria Polícia, atua também no combate à violência. Hoje, através do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Federal, todos os agentes da Guarda Municipal trabalham armados, com porte de arma profissional e também o Porte de Arma 24 horas, conseguido através de um Hábeas Corpus Preventivo junto ao Ministério Público da nossa Comarca.”
Estiveram presentes diversas autoridades, dentre elas a vice-prefeita de Taubaté, Vera Saba, a vereadora Maria Tereza Paolicchi, idealizadora do projeto, secretário municipal de Segurança Pública de Taubaté, Orlando Benedito de Lima, o comandante da Guarda Civil Metropolitana de Osasco e também o presidente nacional das Guardas Civis do Brasil, Gilson Meneses, entre outras autoridades. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)