quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Prefeitura de Ubatuba pede apoio ao Estado e à União para melhorias no píer do Saco da Ribeira
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar e a secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, encaminharam um ofício ao governador Geraldo Alckmin e ao ministro de Pesca e Aquicultura, Luis Sergio Nobrega de Oliveira, solicitando a implantação de melhorias no Píer do Saco da Ribeira. O local, que há algum tempo está sob suspensão temporária das atividades, é responsável por cerca de 45% do desembarque do total da produção pesqueira de Ubatuba.
No ofício, o prefeito ressalta a importância da atividade pesqueira para o município, explicando que a produção estimada em Ubatuba equivale a 12% do total de todo o Estado de São Paulo, sendo de aproximadamente três mil toneladas ao ano. “Cerca de duas mil famílias estão envolvidas diretamente com a atividade pesqueira em Ubatuba e o píer do Saco da Ribeira é o principal porto de desembarque para embarcações de médio e grande porte. Por isso consideramos tão necessária a implantação da estrutura que estamos solicitando”, explica o prefeito.
Considerando que através de discussões técnicas e deliberações do Conselho Gestor da Apa Marinha-LN e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro, foi constatada a necessidade de adequação da marina do píer para o desembarque de pescados, o principal ponto do pedido feito também pela prefeitura é a implantação de um Centro Integrado de Pesca Artesanal (CIPAR) ou de um Terminal Pesqueiro Público. O novo espaço utilizaria parte da área do píer para as atividades das empresas prestadoras de serviços de manutenção das embarcações pesqueiras e turísticas.
Na última segunda-feira, 3, a secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, esteve com o superintendente do Ministério da Pesca e Aqüicultura, Antonio Carlos Diniz. Na ocasião, a secretária aproveitou para reiterar o pedido feito através do ofício, além de solicitar a implantação de um escritório regional do Ministério e apoio para o fomento do cultivo de algas. De acordo com a secretária, o superintendente garantiu que em 2012 o espaço requerido já deverá estar em fase de implantação.
“Estamos torcendo para que tenhamos nosso pedido atendido o mais rápido possível, pois a pesca sempre foi uma das maiores prioridades da nossa administração, que reconhece a importância econômica que a atividade possui no município”, concluiu o prefeito Eduardo Cesar.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário