quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Incêndio em Ubatuba: Prejuízos podem chegar a R$ 600 mil


Um incêndio assustou comerciantes da região central de Ubatuba nessa terça-feira. O fogo, que destruiu uma farmácia, atingiu também um prédio vizinho. Ninguém ficou ferido. Mas os prejuízos podem chegar a 600 mil reais. Imagens feitas por telespectadores mostram o início do incêndio.

Eram por volta de nove horas da manhã, e as chamas se alastraram rapidamente. Quinze minutos depois, quando os bombeiros chegaram ao local, todo o estoque já tinha sido consumido pelo fogo. A farmácia abrigava uma grande quantidade de produtos inflamáveis.

A Rua Hans Staden, na região central de Ubatuba, teve que ser interditada. Muitos curiosos acompanharam os trabalhos dos bombeiros. Polícia Militar, Defesa Civil e Sabesp prestaram apoio. Assim que o fogo foi controlado, foi possível ver que o calor intenso comprometeu a estrutura do prédio. A cobertura de zinco ficou retorcida e algumas paredes apresentam trincas.

Além da farmácia, uma loja vizinha também foi atingida pelo fogo. Parte do estoque foi queimado. Mas os funcionários e comerciantes da redondeza conseguiram controlar as chamas.

O trânsito foi liberado no início da tarde. Já a farmácia vai permanecer interditada. Um representante da empresa esteve em Ubatuba, mas não quis gravar entrevista. Ainda não se sabe o que provocou o incêndio.

( Fonte : Vnews )

( Fotos : Julio França )

1º Mini Ramp Attack acontece dia 3 de março em Ubatuba


A “Yesk8 Produções” junto a “Am Produções” realiza, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Esporte e Lazer e Fundart, o 1º Mini Ramp Attack. O evento acontece no dia 3 de março, no bairro do Ranário, próximo à praia de Itamambuca.
O 1º Mini Ramp Attack tem como ideal a inauguração da pista de skate do local, sob nova direção. O evento acontecerá no formato de “jam session”, e contará ainda com shows de hiphop com os grupos DTPK Crew, A Rapa do Sindicato, Joe Sujera, MC ND e Distúrbio Verbal. Também será realizada apresentações culturais com a CIA Teatro, o Circo Aries Marioto e Projeto Blablablá Posithivo e Amigos.

O evento terá início às 14h, com apresentação de atletas profissionais, sorteio de brindes e ações de sustentabilidade. Mais informações com Elton Herrerias pelo telefone (12) 96241591 e Angela Mendonça – 97448518.

Skate Delivery

Aconteceu na última segunda-feira, 27, a primeira palestra realizada pela Yesk8 Produções através do subprojeto “Skate Delivery”, no Gaiato de Ubatuba. O projeto visa levar o skate aos bairros através de palestras em escolas, associações, entidade e projetos, difundindo e skate e sua história.

Nesta primeira edição o evento o projeto aproveitou para divulgar o 1°Mini Ramp Attack. A Yesk8 Produções agradece a Prefeitura de Ubatuba, a "AM Produções", Luisa Tucat e Erica, supervisora do projeto Gaiato.

(Fonte: Yesk8 Produções / Assessoria de Comunicação – PMU)

Merendeiras da rede municipal de Ubatuba passam por segunda etapa de treinamento


As 145 merendeiras que atuam nas escolas de Ubatuba receberam no último mês a segunda etapa do treinamento e capacitação que foi iniciado em julho do ano passado. O treinamento, promovido pela empresa Lavoro, em parceria com a Secretaria de Educação, foi considerado um sucesso e contou com palestras do diretor administrativo da Lavoro, George F. Augusto de Azevedo e do técnico em segurança no trabalho, Rafael A. de Oliveira, que abordaram assuntos de interesse no cotidiano das merendeiras, como higiene pessoal, manipulação de alimento, controle do estoque, apontamentos e controle de merenda

O grande momento do treinamento foi o encontro das profissionais da merenda com a fisioterapeuta Karina Kisar Zanettin, que abordou de forma simples e didática o alerta na prevenção das doenças que frequentemente acometem aquelas que trabalham na manipulação de alimentos.

Merendeiras se atualizando

As nutricionistas Karina Vieira da Cruz, Laura Silva e Aline Fernandes, da empresa Lavoro, foram as responsáveis pelos treinamentos. Os resultados foram avaliados por meio de questionários que as funcionarias responderam com entusiasmo, deixando registrado o contentamento com essa atividade de preparar para as crianças da rede de ensino a refeição que eles consomem no dia.

Para a nutricionista responsável da Prefeitura de Ubatuba, Fernanda Saporito Rivellino, todas as merendeiras devem estar sempre se atualizando para preparar uma alimentação de qualidade. “As merendeiras sempre apoiam essa iniciativa. Elas participam, tiram dúvidas e se dedicam às capacitações. Cada palestra ministrada sempre tem algo de novo para colocar em prática no dia a dia da merenda escolar”.

Satisfação

Foram muitos os depoimentos das merendeiras que acharam ótima a capacitação. “Nos dias em que estivemos no curso trocamos experiências e renovamos os nossos conhecimentos”, disse a merendeira Erica Teles Pardim. A merendeira Jessica Munhoz Salazar comentou que essa capacitação vai ajudar a preparar uma comida cada vez melhor para as crianças da escola.
“Para mim foi um jeito diferente de aprender. Estes ensinamentos podem ser levados não só para o trabalho, mas também para casa e ensinar a família a ter uma alimentação melhor, além da alegria de estar em contato com merendeiras de outras escolas”, disse a merendeira Silvana Ap. A. de Assunção.

Para o diretor administrativo da empresa George de Azevedo, “alcançamos mais um objetivo da Lavoro em promover a capacitação com mais dinamismo aos nossos profissionais, pensando sempre em dar-lhes melhores condições de trabalhos como, por exemplo, a palestra com a fisioterapeuta, que mostrou que estamos preocupados com a saúde dos funcionários. Desta forma, estamos aperfeiçoando cada vez mais os serviços prestados no município”.

A cerimônia de encerramento contou com a presença do secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves, do Chefe de Gabinete, Délcio Sato, representando o prefeito Eduardo Cesar e da Diretora do Departamento de Atenção ao Escolar, Fernanda Saporito Rivellino. Todas as profissionais receberam certificado de participação.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Prefeito Eduardo Cesar anuncia pavimentação no loteamento Coqueirais, no Ipiranguinha


O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve reunido na última quinta-feira, 23, com aproximadamente 50 moradores do loteamento Coqueirais, no bairro Ipiranguinha, região oeste do município. O motivo do encontro foi o anúncio e assinatura da ordem de serviço da pavimentação de cinco ruas do loteamento, atingindo desta forma, 100% de ruas asfaltadas no local.

A pavimentação do loteamento Coqueirais faz parte de um conjunto de obras de infraestrutura na região oeste de Ubatuba, como por exemplo, a pavimentação da Rua da Cascata e a construção de pontes para melhorar o tráfego e organizar o trânsito na região.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Projeto Guarani busca revitalizar o Rio Tavares e melhorar a qualidade de vida no bairro

A Associação Socioambientalista Somos Ubatuba (Assu) está realizando no bairro Parque Guarani, em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, o “Projeto Guarani”, que tem como objetivo principal mobilizar os moradores do bairro para a limpeza do Rio Tavares e despertar a consciência organizativa por meio de ações de formação que darão suporte a gestão e gerenciamento dos resíduos.

O projeto busca também promover a autoestima dos envolvidos, embelezando lares e o bairro Parque Guarani, que faz parte do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social para fins de regularização urbanística e fundiária.
Em março de 2009, o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), em uma de seus encontros, propôs ações no bairro, sugerindo como eixo referencial, a revitalização do rio Tavares. Com isto, uma equipe de educadores ambientais se apresentou na sede da associação de moradores do bairro em busca de necessidades existentes para formatação de um projeto. As principais demandas apontadas foram a melhoria das casas e condições básicas da saúde, limpeza das ruas e a motivação da comunidade. Assim surge o projeto “Gestão e Gerenciamento Integrados dos Resíduos Sólidos Domiciliares no Córrego Urbano do Parque Guarani”.

O projeto

O projeto teve início em dezembro de 2011, com um evento de abertura na escola do Padre Jose de Anchieta. No mesmo mês, foi realizado o diagnóstico socioambiental para cadastrar os beneficiários diretos, sendo 25 famílias residentes próximas ao rio e mais cinco em pontos aleatórios no bairro. A última ação do projeto acontecu no dia 28 de fevereiro, como parte da etapa de envolvimento entre a equipe do projeto, os participantes e as crianças, com uma oficina de arte-educação para confecção e camisetas, como forma de criar uma identidade do morador do bairro com o projeto. O plano de trabalho do projeto prevê para os próximos meses a realização de oficinas com foco na reciclagem, no reaproveitamento e na redução do uso de materiais. Haverá capacitações para a produção de composto orgânico para o cultivo de ervas aromáticas, hortaliças e medicinais nas residências, fabricação de sabão a partir de óleo de cozinha, confecção de brinquedos, calhas para captação de água da chuva, lixeiras, bolsas e sacolas.

Realização

O projeto Guarani terá 12 meses de duração, com orçamento de R$ 50.000. A Associação Socioambientalista Somos Ubatuba é a responsável pelo projeto, e conta com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, através do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Norte. São parceiros do projeto; a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, a Agenda 21 de Ubatuba e o Instituto da Árvore. Caso queira contribuir com essa iniciativa escreva para contato@assu.org.br.

(Fonte Assu/Assessoria de Comunicação-PMU)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Farmácia pega fogo em Ubatuba


Na manhã desta terça-feira, por volta das 8h40, os bombeiros foram acionados para atender uma ocorrência na Rua Hans Staden.

Segundo uma testemunha que trabalha na Câmara Municipal, ela ouviu um estouro muito alto, como se fosse uma bomba e de repente notou que a Farma Conde estava pegando fogo. Bombeiros e a Defesa Civil estão no local tentando combater as chamas que comprometeu toda a farmácia e pode estar se alastrando para os comércios do entorno. As causas do incêndio estão sendo apuradas. E não há relatos que houve feridos.

( Fonte: ACIU Ubatuba )

Prefeitura de Ubatuba inicia revitalização da Av. Professor Thomaz Galhardo, no Centro


A Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Ubatuba iniciou nesta segunda-feira, 27, a obra de revitalização de uma das principais ruas do centro da cidade, a Avenida Professor Thomaz Galhardo. O prefeito Eduardo Cesar realizou uma reunião, que contou com a presença de cerca de quarenta comerciantes da avenida, a fim de apresentar o projeto da obra e esclarecer possíveis dúvidas. “A Thomaz Galhardo, por ser a via de entrada no centro da cidade, merece uma atenção especial. Com esta obra, a exemplo de outras, como a da Rua Guarani, a avenida vai ganhar um novo visual, mais bonito, charmoso e atraente também para os turistas”, disse o prefeito.

A obra

O secretário de Obras, José Roberto Junior, apresentou o projeto aos presentes. Serão investidos cerca de R$ 1.178 milhões, com repasse do Governo do Estado. A obra prevê 7.300 metros quadrados de calçadas em paver (material usado nas cidades mais modernas do mundo), 52 rampas de acesso para portadores de necessidades especiais, 45 lixeiras de concreto, 80 postes coloniais de iluminação e 60 unidades de jardineiras para paisagismo. Também será implantado um semáforo com sinal sonoro para deficientes visuais no cruzamento com a Rua Hans Staden e uma lombofaixa em frente à Praça 13 de Maio. A previsão de duração da obra é de 12 meses, mas o prefeito afirmou que, se possível, pretende entregá-la antes do início da próxima temporada de verão. Não será necessária a interdição da via durante a obra.

Ouvindo os comerciantes

Os comerciantes presentes realizaram uma série de perguntas com relação à drenagem de águas pluviais, acessibilidade, adequação de calçadas e segurança, entre outros assuntos, sobre os quais o prefeito Eduardo Cesar respondeu um a um. “É muito importante que os comerciantes e moradores saibam exatamente o que vai acontecer. Por isso nos colocamos à disposição de qualquer pergunta”.

O proprietário da loja Cosmetic Center, Carlos Roberto Pereira Lima, disse que está bastante otimista com relação à obra de revitalização da rua onde possui seu comércio. “Eu gostei do projeto e acho que vai ficar muito bom. Acredito, inclusive, que esta obra pode incrementar o comércio local e trazer mais turistas para frequentar nossas lojas. Quando foram implantar as ciclofaixas, muitos foram contra, mas eu sempre apoiei, e o resultado foi ótimo, como deve ser o desta obra também”.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Coleta de lixo em Ubatuba passa a ter novos horários após a temporada


A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Obras, inicia no dia 1 de março
um novo roteiro para a coleta de lixo, realizada na cidade pela empresa Sanepav. De dezembro do ano passado até março os horários são alterados para atender a demanda da época.

A coleta do lixo acontecerá das 7 às 15h20 e das 17 às 1h20. Fora da temporada são coletadas cerca de 60 toneladas de lixo/dia. Já na temporada, esse número sobe para 150 toneladas/dia.
A prefeitura pede aos moradores que coloquem o lixo para fora de casa apenas nos dias de coleta e, de preferência, próximo ao horário em que o caminhão coletor passa pela sua rua. Os sacos de lixo devem ser acondicionados em lixeiras ou mesmo em cima do muro, evitando que animais o espalhem. Para reclamações, ligue para 3832-5460 ou envie e-mail para romulo@sanepav.com.br .

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Confira abaixo os horários nos quais os caminhões passam em seu bairro:

Segunda, quarta e sexta-feira, das 7 às 15h20

Praia Vermelha do Centro, Contâineres da Praia Grande, Praia Grande, Toninhas, Beira-Rio Praia, Promove, Porto do Eixo, Salga, Recanto da Lagoinha, Vila Mariana, Cabeça de Boi, Imobiliária, Jardim Marissol, Bairro do Sapezinho, Sertão das Águas do Ingá, Sertão da Quina, Araribá, Rio da Prata, Tabatinga, Perequê-Açu Bairro, Perequê-Açú Praia, Caçandoca, Ponta Grossa e Rua Anita até o Cais

Terça, quinta-feira e sábado, das 7 às 15h20

Perequê-Mirim, Enseada, Fortaleza, Praia Vermelha do Sul, Praia Dura, Folha Seca, Corcovado, Rio Escuro, Cond. Domingas Dias, Praia do Lázaro, Praia da Sununga, Saco da Ribeira, Usina Velha, Pedreira, Ressaca, Mato Dentro, Monte Valério, Vila Sumaré, Jd Carolina, Jd Samambaia, Bela Vista, Marafunda, Barra Seca, Praia Vermelha do Norte, Itamambuca, Sertão da Itamambuca, Ranário, Tiagão, Promirim, Félix, Taquaral, Sumidouro, Flamenguinho e Casanga

Segunda, quarta e sexta-feira, das 17 às 1h20

Centro I e II, Avenida Chico Santos, Avenida Taubaté, Bairro do Itaguá, Tenório, Avenida Leovigildo Dias Vieira, Avenida Iperoig, Calçadão, Rosado, Quiosque Perequê-Açu, Sumaré, Silop, Parque Vivamar e Barra da Lagoa

Terça, quinta-feira e sábado, das 17 às 1h20

Estufa I, Centro I, Estufa II, Sertão do Sérgio, Sesmaria, Pé da Serra, Cachoeira dos Macacos, Morro das Moças, Ipiranguinha, Vale do Sol, Emaus, Jd Ipiranga e Parque dos Ministérios

Prazo para cadastro no Mercado de Peixes encerra-se dia 29 de fevereiro


Encerra-se na próxima quarta-feira, dia 29, o prazo para todos os pescadores artesanais e os sete comerciantes oriundos do antigo Mercado de Peixes de Ubatuba realizarem o cadastramento/recadastramento. O valor da taxa de uso do box deve ser pago até 31 de março deste ano. Os documentos necessários, caso haja interesse, são: carteira da SEAP, título da Embarcação, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, atestado de saúde ocupacional, comprovante de registro no IBAMA (CTF – cadastro técnico federal), nº RGP, uma foto 3x4, comprovante de pagamento – 2011. É necessário apresentar as cópias junto à documentação original.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Temporada de verão em Ubatuba tem balanço positivo


A temporada de verão 2011/2012 fechou com um balanço extremamente positivo, superando, mais uma vez, as expectativas. Com muito sol e turistas de norte a sul da cidade, Ubatuba proporcionou um mix de atividades para todos os gostos e idades.
Com uma média entre 80 a 95% de ocupação durante os picos entre Natal e Carnaval, os turistas que visitaram a cidade puderam aproveitar o sol e as praias paradisíacas, além de participar de gincanas de sustentabilidade, cinemas ao ar livre e diversas outras ações em praias e no centro da cidade.

Segundo José Carlos de Souza, secretário executivo do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte (Sinhores), o movimento na temporada superou as expectativas, principalmente no Carnaval. “Neste ano tivemos grandes períodos com o tempo bom, o que contribuiu bastante. Podemos dizer que o movimento foi acima da média do ano passado”.

Atividades

A Prefeitura de Ubatuba apoiou a realização de atividades como o Cine Elektro, o Festival de Cinema OFF!, a Operação Praia Limpa, entre outras, que garantiram diversão e entretenimento para turistas e moradores.
O escorregador gigante que foi instalado na Praia Grande animou a garotada, que podia sentir a adrenalina de descer e deslizar na estrutura montada junto ao canto direito da praia. A Operação Praia Limpa contou com mais de 8 mil pessoas que participaram de ações de conscientização e gincanas de sustentabilidade, com o apoio das Secretarias de Cultura e Turismo e Meio Ambiente.

A Exposição “Paz de Iperoig”, que está aberta ao público até o dia 4 de março no Espaço Cultural que fica no prédio da antiga Câmara Municipal, vem despertando o interesse pela cultura e história de Ubatuba e do Brasil, além de gerar entretenimento para o público.

Além disso, o turista pode se sentir seguro, já que os índices de criminalidade, inclusive furtos e roubos foram reduzidos, de acordo com levantamento apresentado pela Polícia Militar. O serviço de fiscalização da prefeitura também fez sua parte, inibindo o comércio irregular e apreendendo mais de 10 mil produtos.

Carnaval

O Carnaval em Ubatuba foi agitado e, de acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo recebeu cerca de 300 mil turistas, movimentando mais de 7 milhões de reais na cidade durante o feriado. Segundo o DER, Ubatuba recebeu 41.774 veículos, entre os dias 17 e 22 de fevereiro, apenas no trecho Taubaté-Ubatuba. Diversas atrações animaram a cidade, como o tradicional Festival de Marchinhas, o Carnaval Histórico, trio elétrico e os blocos carnavalescos.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ubatuba recebe mais seis escalas de navios de cruzeiros em março


Na próxima quinta-feira, 1º de março, Ubatuba recebe mais uma vez os passageiros do navio MSC Musica. Estima-se que 3 mil passageiros desembarquem no Píer Comodoro Magalhães para passear em Ubatuba. O navio conta ainda com mil tripulantes. A temporada de navios 2011/2012 em Ubatuba foi aberta em 19 de novembro com o navio MSC Armonia e será encerrada no dia 29 de março também pelo mesmo navio.

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, espera que as pessoas aproveitem o dia em Ubatuba e retornem em outras oportunidades. “Mais uma vez desejamos sucesso nas próximas paradas e que os turistas aproveitem nossa cidade. Nosso receptivo irá oferecer todas as condições necessárias para que o turista desfrute de um belo dia em Ubatuba”, afirma Eduardo Cesar. Quando desembarcam em Ubatuba, os passageiros dos navios têm a opção de realizar uma série de passeios, tais como visita à Ilha Anchieta, ao Projeto Tamar, ao Aquário de Ubatuba, tour cultural, passeio de speed boat (lancha rápida) pelas praias do norte e passeio nas cachoeiras da região sul.


As datas das escalas para o mês de março são as seguintes:

01 - MSC Musica

09 - MSC Orchestra

11 - Grand Holiday (Ibero Cruzeiros)

16 - Armonia

18 - MSC Orchestra

29 - MSC Armonia (encerramento da temporada)

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Prefeito Eduardo Cesar concede novo reajuste aos servidores municipais


Foi aprovado por unanimidade na última sessão da Câmara Municipal mais um reajuste proposto pelo prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, para beneficiar o servidor público. Desta vez, o reajuste salarial será de 11,22% e deve entrar em vigor a partir do próximo vencimento.

“Esse reajuste é mais uma prova de como nossa administração valoriza o funcionário público. Nós fomos o governo que mais concedeu reajustes, pois sabemos que o servidor devidamente remunerado é um benefício para todos os moradores. Um trabalhador reconhecido e valorizado exerce sua função com prazer e dedicação, o que acaba refletindo em uma cidade melhor para todos”, avalia o prefeito Eduardo Cesar.

Com os 11,22%, o prefeito Eduardo Cesar totaliza mais de 40% de aumento salarial, sendo a administração que mais concedeu reajustes ao funcionalismo. Nas administrações anteriores, de 1997 a 2000 o reajuste somou 19% e de 2001 a 2004 apenas 10%.
“Não há dúvidas que somos o governo que mais fez pelo funcionalismo, pois além dos reajustes salariais, realizamos uma série de outras melhorias ao longo dos últimos anos”, completa o prefeito.

O vereador Adilson Lopes elogiou o reajuste durante a sessão que aprovou o projeto de lei do Executivo. “Esse é o maior aumento acumulado que um prefeito deu na história recente de Ubatuba. Nos últimos quatro anos foram mais de 26% de reajuste, nenhum dos últimos prefeitos beneficiou tanto os funcionários públicos como esse mandato”, disse o vereador.

(Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU)

Centro de Informações de Ubatuba funcionará durante todo o Carnaval

Durante todo o Carnaval, o Centro de Informações Turísticas (CIT) de Ubatuba permanecerá aberto das 8h às 18h. O CIT, que está localizado na Avenida Iperoig, 214, no centro de Ubatuba, atende turistas de várias regiões do país e do mundo, informando as condições de praias, os melhores pontos turísticos, restaurantes, hotéis e pousadas, além de outras atrações. O telefone para contato é o (12) 3833- 9123.

Exposição

A exposição de fotos da encenação da Paz de Iperoig estará aberta ao público das 14h às 18h. A exposição, que conta com 60 fotos da encenação da Paz de Iperoig que aconteceu em Ubatuba nos dias 28 e 29 de outubro, marca a abertura do novo Espaço Cultural, no prédio da antiga Câmara Municipal e ficará aberta ao público até o dia 4 de março. A Paz de Iperoig foi o primeiro Tratado de Paz das Américas, e foi celebrado entre índios e colonizadores, em terras ubatubenses, no ano de 1563.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Bloco Trânsito da Folia desfila por Ubatuba com ações educativas


A Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba realizou nesta sexta-feira, 17, o desfile do bloco Trânsito da Folia. O bloco foi formado por 150 alunos da Escola Municipal Altimira Silva Abirached, do bairro do Itaguá. Para participar do bloco, os alunos foram selecionados em um concurso de cartazes, no qual foram abordados os temas bebida, direção e excesso de velocidade durante o Carnaval. De acordo com a Coordenadoria de Trânsito, estes são os maiores causadores de acidentes durante o Carnaval.

Os alunos participaram do desfile dentro de um trenzinho que percorreu as principais ruas do centro de Ubatuba, onde os alunos exibiam seus cartazes. Agora, os cartazes serão afixados durante o Carnaval nos locais de maior aglomeração de pessoas.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Adolescentes de Ubatuba ficam com o 3º lugar em concurso da Disney Channel


As adolescentes de Ubatuba, Bianca de Oliveira da Motta e Maria Paula Vasconcelos Corrêa, ganharam em um concurso uma viagem para o estúdio da Disney, em Buenos Aires. As duas participaram do concurso “No Ritmo – Dance, Dance” do site da Disney Channel, para qual enviaram um vídeo com uma coreografia.

Montaram a coreografia e ensaiaram sozinhas, tendo ajuda apenas na hora de postar o vídeo na Internet. Foram mais de 200 vídeos selecionados em todo o Brasil, escolhidos pela comissão organizadora do concurso. Na final foi aberta a votação para o público e o vídeo das adolescentes de Ubatuba ficou em 3º lugar, entre os 10 melhores vídeos selecionados, recebendo 800 votos.

Brincadeira levada a sério

“Foi um brincadeira levada a sério, com muita determinação e ensaio”, definiu Adriana Maria Vasconcelos Corrêa, mãe de Maria Paula. Agora a próxima etapa é a viagem para a Argentina, no próximo dia 7 de março, com todas as despesas pagas e direito a um acompanhante.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval em Ubatuba começa nesta quinta-feira, 16


O carnaval em Ubatuba tem início nesta quinta-feira, 16, com a abertura do VIII Festival de Marchinhas Carnavalescas e o desfile dos blocos. O Festival de Marchinhas acontece na Praça Exaltação à Santa Cruz, com eliminatórias nos dias 16 e 17 e a grande final no sábado, 18, sempre a partir das 21h30. Após o Festival de Marchinhas tem início o Carnaval Histórico, que também acontece na Praça Exaltação, do dia 18 a 21 de fevereiro, a partir das 23h. Na Avenida Iperoig um trio elétrico animará os foliões nas quatro noites de Carnaval.

Blocos de rua

O bloco Cuzcuz do Patto abre o Carnaval dos blocos na quinta-feira, 16. Na sexta-feira, 17, desfila na Avenida Iperoig, saindo do Perequê-Açu, o Bloco do Galo da Meia Noite. O bloco da Cachorrada desfila no sábado, 18 e no domingo, 20, é a vez do Bloco da Água Doce. Já na segunda-feira, 21, desfila novamente o Bloco da Cachorrada, na terça-feira, 21, o Lambe-Lambe e na quarta-feira, 22, encerrando o Carnaval desfila novamente o bloco Cuzcuz do Patto.

Festival de Marchinhas e Carnaval Histórico

Tudo começou a partir da idéia do falecido folclorista Ney Martins. A primeira edição do evento aconteceu em 2006, na Escola Capitão Deolindo. O sucesso do Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba foi firmado a partir de sua realização no coreto da Praça Matriz, em 2008. Desde então, o Carnaval de Ubatuba começa mais cedo, com marchinhas inéditas de artistas locais e de outras cidades. Na sequência, músicos da Banda Local animam as quatro noites de carnaval com um grande repertório das clássicas marchinhas de Carnaval de todos os tempos, mais as marchinhas locais que fizeram história nestes anos de realização do festival.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Exposição Fotográfica marca abertura de novo Espaço Cultural em Ubatuba


Foi aberta nesta terça-feira, 14, exclusivamente para convidados, a Exposição Fotográfica da Encenação da “Paz de Iperoig”, no novo Espaço Cultural, construído no prédio da antiga Câmara Municipal, na Avenida Iperoig.

A abertura da exposição contou com a presença do chefe de gabinete, Délcio Sato, do secretário de Cultura e Turismo, Maurício Petiz e da família do Sr. Agrício Neri Barbosa, pescador tradicional da região norte de Ubatuba, que será homenageado dando seu nome ao Espaço Cultural. O evento reuniu também integrantes da direção do espetáculo e convidados, que apreciaram as 60 fotos que contam a experiência da Encenação da Paz de Iperoig em Ubatuba, desde os ensaios até a apresentação, que aconteceu no dia 28 de outubro de 2011.

A partir desta quarta-feira, 15, a exposição está aberta ao público e pode ser visitada até o dia 4 de março, das 14h às 18h.
O chefe de gabinete, Délcio Sato, elogiou a exposição: “tudo foi feito com muito bom gosto e abrir um espaço cultural como este homenageando a Paz de Iperoig foi uma ótima ideia, que mostra o valor que esta administração dá a nossa herança cultural e histórica”.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Escolinhas de esporte de Ubatuba abrem período de matrículas


A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba está com inscrições abertas para as escolinhas municipais. As inscrições deverão ser feitas no Tubão, das 9 às 17h, até a próxima sexta-feira, 17. Para as escolinhas de basquete e vôlei a idade mínima é 10 anos e para as demais 7 anos. Os pais ou responsáveis interessados poderão inscrever as crianças até a próxima sexta-feira, 17, apresentando o RG ou certidão de nascimento do aluno. As escolinhas atendem crianças nos períodos da manhã e tarde. As aulas de todas as escolinhas terão início no dia 5 de março. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3833-3818.

Melhor Idade

Alunos interessados em participar do Projeto Melhor Idade da Secretaria de Esportes e Lazer também devem efetuar suas matrículas até a próxima sexta-feira, 17. O atendimento também acontece das 9 às 17h, no Ginásio de Esportes Tubão e os interessados devem apresentar na inscrição o RG. O Projeto Melhor Idade atende pessoas a partir de 55 anos e pessoas que tenham mais de 40 anos interessadas em atividades físicas preventivas.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Fundac de Ubatuba abre processo seletivo para auxiliar de serviços gerais e orientador técnico


A Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba) abre na próxima sexta-feira, 17, processo seletivo para o preenchimento de uma vaga para auxiliar de serviços gerais e uma vaga para orientador técnico. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.institutoqualicon.org.br até o dia 8 de março.

Para o cargo de auxiliar de serviços gerais a taxa de inscrição é de R$ 20,00. Os interessados deverão ter nível fundamental de ensino e o salário é de R$ 622,74. Já para os interessados na vaga de orientador técnico é necessária a formação em Psicologia, Pedagogia ou Serviço Social. O salário oferecido é de R$ 1.961,66. As provas serão realizadas no dia 25 de março e os aprovados iniciarão suas atividades na Fundac entre abril e maio.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Projeto Guri tem vagas abertas em Ubatuba


O polo de Ubatuba do Projeto Guri está com vagas abertas para os cursos de percussão e bateria e canto e coral. As aulas já começaram e estão acontecendo às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, no Sobradão do Porto, que fica na Praça Anchieta, 38, Centro.

Para participar do Projeto Guri não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem realizar testes seletivos. Basta que o interessado esteja matriculado em qualquer instituição de ensino da rede pública ou particular. As inscrições podem ser realizadas nos dias e horários de funcionamento dos polos (unidades onde acontecem as aulas de música).
Podem participar crianças e jovens de 6 a 18 anos. Para a matrícula, os interessados devem se dirigir diretamente ao polo em que desejam estudar, acompanhados por pais ou responsáveis, levando RG (ou certidão de nascimento) e comprovante de matrícula escolar. As aulas serão iniciadas em 13 de fevereiro, sendo a primeira semana de atividades de integração, confirmação das matrículas e reuniões de pais.

Sobre o Projeto Guri

O Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro, além disso, funciona hoje com a base da formação musical do Estado. São milhares de guris, centenas de polos e 16 anos de um trabalho que tem na música seu instrumento de transformação e, nos guris, sua obra-prima.
O Projeto Guri é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Em Ubatuba, o Projeto Guri conta com a parceria da Prefeitura de Ubatuba e da Fundart.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Operação Praia Limpa atrai cerca de oito mil pessoas na Praia Grande, em Ubatuba


Foi encerrada em Ubatuba no último dia 11 de fevereiro, a quarta edição da “Operação Praia Limpa”, realizada em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Cultura e Turismo.
De acordo com um dos idealizadores do evento, Pedro Henrique Carvalho do Prado, cerca de oito mil pessoas passaram pelas tendas montadas na Praia Grande durante os dez dias em que aconteceram as ações.

Tendas ofereceram diversão

A arena da Operação Praia Limpa em Ubatuba foi dividida em três tendas. Uma delas era a tenda kids, onde aconteceram oficinas de pet, teatro de fantoches e cineminha, tudo voltado ao meio ambiente e à sustentabilidade. Outro espaço era a tenda ecológica, com exposição de produtos ecologicamente corretos, entre eles uma bicicleta ecológica, camisetas feitas com fio de pet e um barco feito de garrafa pet. Nesta tenda foram distribuídas aproximadamente duas mil mudas de pau-brasil e ipê amarelo, doadas pela Ótica Ponto de Vista, que eram trocadas por pilhas e baterias usadas. Na tenda saúde, uma enfermeira ficou à disposição realizando aferição de pressão gratuitamente. Havia também a arena esportiva, onde quem trazia algum tipo de resíduo da praia podia participar jogando vôlei e futebol.

Substituição das sacolas plásticas

Pedro Henrique explica que o conceito principal transmitido neste ano foi a substituição das sacolas plásticas pelas retornáveis, feitas de pet. Foram distribuídas 6 mil sacolas. “Quando entregamos a sacola retornável, explicamos que aquela sacola corresponde a duas garrafas pet a menos no meio ambiente. E nosso alvo principal são as crianças, que hoje em dia ensinam seus pais sobre o que aprendem nas escolas e em ações como esta”, conta Pedro Henrique.
A ação contou ainda com a distribuição de mil picolés. Quem levasse vinte palitos de queijo recolhidos da areia, levava um picolé em troca. “Estes palitos são um grande inimigo, muitas pessoas se ferem ao pisar neles e já houve até uma morte registrada no Rio de Janeiro por causa desses objetos”, explicou Pedro Henrique, que, juntamente com Rogério Vieira Lima Muniz, idealizou a Operação Praia Limpa.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Inscrições para curso de Informática Básica serão abertas a partir do dia 23


Estarão abertas entre os dias 23 e 29 de fevereiro as inscrições para o curso de Informática Básica, oferecido gratuitamente através de uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e o SENAI.

São 80 vagas disponíveis, sendo 40 para o período da tarde (das 16h às 18h) e 40 para o período da noite (das 19h às 22h). A turma da tarde é para jovens que estão estudando e tenham no mínimo 14 anos. Já a turma da noite é destinada a adultos, que já concluíram o Ensino Médio. Os cursos têm a duração de quatro meses.

Os interessados devem comparecer à Escola Municipal Mário Covas de 23 a 29 de fevereiro, portando RG, CPF, comprovante de residência e comprovação de escolaridade e falar com Marcos Flausino. Mais informações pelo telefone 3833-6660.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Associação Nipo-Brasileira de Ubatuba realiza doação para a Santa Casa


O chefe de gabinete da Prefeitura de Ubatuba, Délcio Sato, acompanhou na manhã desta segunda-feira, 13, a entrega de materiais doados pela Associação Nipo-Brasileira de Ubatuba (Anibra) para a Santa Casa de Misericórdia Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba. Foram entregues ao provedor Jair Antonio Souza diversos itens, entre eles duas cadeiras de rodas para banho, quatro reanimadores manuais adulto e infantil, dez fluxometros, entre outros.

Segundo Délcio Sato, a Anibra é uma entidade que está sempre colaborando com ações sociais e preocupada em ajudar quem mais precisa. “A Anibra realiza uma série de eventos na cidade e parte dos recursos arrecadados é sempre utilizada em doações, como esta que está sendo feita hoje. Quero parabenizar o presidente da Anibra, Nelson Assai e todos os integrantes da entidade por esta visão social, pois é de gente assim que o mundo precisa para se tornar um lugar melhor para todos”, disse o chefe de gabinete da Prefeitura de Ubatuba.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Parque dos Ministérios ganha placa nova placa de boas-vindas


No último sábado, 11, a Prefeitura de Ubatuba e a Associação de Moradores do Parque dos Ministérios, afixaram na entrada do bairro uma placa de boas vindas. Os trabalhos foram acompanhados pelo chefe de gabinete da Prefeitura, Délcio Sato, pelo presidente da Associação de Moradores do Parque dos Ministérios, Caio Lagonegro, pelo presidente da Associação dos Moradores do bairro do Itamambuca, Berico, pelo coordenador municipal de trânsito, tenente Franco e moradores do bairro.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Balcão de Empregos de Ubatuba divulga vagas da semana


O Balcão de Empregos Municipal do Serviço Social de Ubatuba informa as vagas para esta semana. Os interessados em fazer o para primeiro cadastro no balcão de empregos devem comparecer ao local, na Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, portando os documentos: CPF, RG e Carteira de Trabalho. O endereço é Rua Paraná, 375 – Centro. Para mais informações, ligue: 3832-6038.

Vagas para Mulheres

9 vagas para diversas funções: com ou sem experiência, ter de 18 a 25 anos (Itaguá)

2 vagas para caseiros: casal sem filhos, mais de 35 anos, com registro em carteira (Toninhas e Itamambuca)

2 vagas para empregada doméstica: Com experiência ou referência, ter mais de 35 anos (Horto e Itaguá)

1 vaga para garçom/ajudante de cozinha/pizzaiolo/ pedreiro/ carpinteiro /recepcionista/porteiro (Itamambuca)

2 vagas para secretária: de 18 a 35 anos, com experiência e noções de informática (Praia Grande e Mato Dentro)

3 vagas para cozinheiro: Experiência em quiosque, com referência anteriores (Praia Grande)

1 vaga para serviços gerais: experiência em limpeza, ter mais de 30 anos ( Praia Grande)

2 vagas para auxiliar de cozinha: Experiência em frituras e referência (Praia Grande)

2 vagas para vendedora: Experiência em vendas, noções de informática, ter mais de 18 anos (Centro)

1 vaga para operadora de caixa: Experiência na função, ter mais de 18 anos (Centro)

1 vaga para assistente de departamento pessoal: Experiência em rotinas administrativas e recursos humanos/ensino superior ou técnico (Itaguá)

Vagas de Empregos Para Homens

10 vagas para pedreiro: Experiência em carteira, ter trabalhado no mínino 2 anos (Itaguá)

3 vagas para eletricista – 2 vagas para carpinteiro – 3 vagas para encanador – Experiência em carteira/ter trabalhado no mínino 2 anos (Centro)

5 vagas para garçom: Experiência em quiosque (Praia Grande e Itamambuca)

1 vaga para garçom – ajudante de cozinha – pizzaiolo - pedreiro – carpinteiro – recepcionista - porteiro (Itamambuca)

9 vagas para diversas funções: Com ou sem experiência, ter de 18 a 25 anos (Itaguá)

1 vaga para ajudante de marceneiro e marceneiro: Experiência nas funções/18 anos (Perequê - Açu)

1 vaga para motorista: ter experiência mínima de 2 anos, habilitação categoria D (Estufa 2)

2 vagas para vendedor: experiência em vendas, ter mais de 18 anos, com habilitação. Enviar currículo por e-mail:contato@pedraconceitos.com.br

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Prefeitura de Ubatuba realiza Audiência Pública neste mês

A Prefeitura de Ubatuba convida toda a população para participar da Audiência Pública, referente à prestação de contas do 3º quadrimestre de 2011. A Audiência será realizada no dia 29 de fevereiro, às 18h, no auditório da escola municipal Tancredo de Almeida Neves.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Secretaria de Cultura e Turismo de Ubatuba realiza exposição fotográfica sobre a Encenação da Paz de Iperoig


A Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Cultura e Turismo, inaugura no próximo dia 15 a Exposição Fotográfica da Encenação da “Paz de Iperoig”. A exposição marca a abertura do novo Espaço Cultural, no prédio da antiga Câmara Municipal, na Avenida Iperoig.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo de Ubatuba, o novo espaço tem como objetivo oferecer mais uma forma de promover a cultura do município, tão rica em símbolos e valores.

A Exposição Fotográfica da Encenação da “Paz de Iperoig” permanece aberta ao público até o dia 4 de março. Serão 60 fotos retratando o espetáculo que aconteceu em Ubatuba no dia 28 de outubro de 2011, em homenagem ao primeiro Tratado de Paz das Américas, inclusive com registros de parte do processo de criação e montagem dos personagens e paineis com toda narrativa do evento.

Valores, identidade e herança cultural

Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, a exposição com fotos retratando a Paz de Iperoig tem um significado ímpar para a história do município: “pela primeira vez uma administração está dando o devido valor a esta data tão importante da nossa história. Realizamos um grande espetáculo teatral, que certamente ficará na memória da população e agora, com a exposição, estamos consolidando um trabalho de reconhecimento e valorização do primeiro Tratado de Paz das Américas”.
O chefe de gabinete, Délcio Sato, ressaltou a importância do vínculo com o passado: “diante do mundo globalizado, acredito ser cada vez mais importante manter vivos os valores, a identidade e a herança cultural para termos a consciência de seu verdadeiro significado. A criação desse espaço visa promover o reencontro da história de nossa cidade e esta primeira exposição retrata o resgate das nossas tradições”.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Alunos de Ubatuba assistem à peça teatral “Depois Daquela Viagem”


Alunos da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, de Ubatuba, assistiram na última quinta-feira, 9, a peça teatral “Depois Daquela Viagem”, do jornalista e dramaturgo Dib Carneiro Neto, baseado no livro best seller de Valéria Piassa Polizzi. A peça foi encenada no Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, e os alunos foram acompanhados da escritora Silmara Retti, da supervisora de ensino Flavia C. Nascimento, da coordenadora pedagógica Lídia A. Rossetti Bredariol e da professora de Língua Portuguesa e Literatura, Iracema.

Com o objetivo de educar, prevenir e apreciar a arte cênica, as professoras levaram os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio Integrado para assistir à peça teatral. Segundo as professoras, os alunos gostaram muito da peça, pois com ela puderam conhecer e entender as formas de prevenção da AIDS. O combate ao preconceito também foi um tema bastante tratado na peça de maneira intensa.

A peça

A coragem e a luta da autora, Valéria Polizzi, acabaram por torná-la um símbolo de sobrevivência para os portadores do temido vírus HIV. A peça que é baseada no livro é uma auto-biografia da autora, que aos 16 anos contraiu o vírus. Lançou-o em 1999, quando estava com 23 anos, após a insistência dos amigos que pediam para que ela contasse sua história, seus sofrimentos, mas também suas vitórias.

Em forma de diário, em tom coloquial próprio dos jovens, Valéria relata sua história com bom humor e descontração as suas vivências com os amigos, os namoros, o despertar da sexualidade, a angústia diante dos exames e muitas outras coisas que atormentam qualquer adolescente.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Câmara Municipal aprova criação do Fundo Municipal do Meio Ambiente de Ubatuba


Foi aprovado na última sessão da Câmara Municipal de Ubatuba o Projeto de Lei do Executivo que cria o Fundo Municipal do Meio Ambiente. A criação deste Fundo consiste em uma das exigências para a estruturação do sistema de gestão ambiental do município, um poderoso instrumento de captação de recursos, tanto públicos quanto privados.

Entre as fontes de recursos citadas no projeto de lei, constam repasses do Fundo Estadual e do Fundo Nacional do Meio Ambiente; doações de pessoas físicas ou jurídicas e de entidades nacionais ou internacionais; compensações financeiras diversas; produtos de multas por infração à Legislação Ambiental; transferência de recursos federais, estaduais e municipais, entre outras.

O Fundo Municipal do Meio Ambiente será gerido e fiscalizado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e auditado Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e Câmara Municipal de Vereadores.

Utilização dos recursos

Os recursos do Fundo devem ser utilizados para custear e financiar as ações de controle, fiscalização e defesa do Meio Ambiente, financiar planos, programas, projetos e ações, governamentais ou não governamentais que objetivem a proteção, recuperação ou estímulo ao uso sustentado dos recursos naturais no município; o desenvolvimento de pesquisas de interesse ambiental; o treinamento e capacitação de recursos humanos para a gestão ambiental; o desenvolvimento de projetos de educação e de conscientização ambiental; o desenvolvimento e aperfeiçoamento de instrumentos de gestão, planejamento, administração e controle das ações constantes na Política Municipal de Meio Ambiente.
O projeto de lei que cria o Fundo prevê ainda que fique reservado o percentual mínimo de 25% (vinte e cinco por cento) dos recursos para projetos e programas propostos por entidades sem fins lucrativos, legalmente constituídas, sediadas e ou atuantes no município de Ubatuba.

Para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente o Fundo Municipal de Meio Ambiente é antes de tudo uma ferramenta ágil e segura de carrear recursos que já existem, diretamente para as soluções locais dos nossos problemas ambientais.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ano letivo de 2012 tem início com palestra e peça teatral


Professores da rede municipal de ensino participaram da aula inaugural, que aconteceu na noite da última segunda-feira, 6, na Escola Tancredo Neves. O cerimonial foi organizado pela supervisora de ensino Flávia Cômitte. Estiveram presentes o vice-prefeito, Rui Teixeira Leite, o secretário de educação, Arnaldo da Silva Alves, a representante dos professores, Débora Helena de Souza Nardi, a superintendente de ensino, Rozemara Cabral Mendes de Carvalho e representando as escolas municipais, a professora Maria de Fátima Souza Barros.

Cerca de quinhentos professores estiveram presentes ao evento e foram saudados pelo secretário Arnaldo da Silva Alves, que desejou boas vindas ao ano letivo. Depois das palavras dos ocupantes da mesa, houve uma peça teatral, “O monólogo de uma diretora”, com Terezinha Aparecida Aliende (Teca).

Fechando a noite, os professores ouviram a palestra de Nailor Marques Jr, que empolgou a todos com o tema: “Educação para Hoje”.

De acordo com a Secretaria de Educação, a aula inaugural é um evento tradicional da que tem a finalidade de proporcionar um momento de encontro de todos os profissionais da rede de ensino, onde os mesmos podem refletir sobre o trabalho, buscando a motivação para o ano letivo que se inicia.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Sabesp atende solicitação da Prefeitura de Ubatuba e IPEMA


A Sabesp atendeu nesta semana um pedido feito pela Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) e pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (IPEMA) para a instalação de um clorador na unidade de beneficiamento de juçara no sertão do Ubatumirim. O objetivo é que desta forma, o processamento do fruto da polpa da juçara passe a ser realizado com água potável, garantindo sua qualidade.

A unidade, que está sendo construída pela própria comunidade, é uma das ações do Projeto Juçara, que tem o patrocínio da Petrobrás, através do Programa Petrobras Ambiental. No local não existe água clorada, uma das exigências para o manejo dos frutos. A Sabesp, com a instalação do clorador, realizada pelo técnico Ernesto Vitorino Paes Neto, vai garantir ainda o monitoramento frequente da qualidade da água. De acordo com a Smapa, a instalação do clorador agregará valor ao produto, atendendo inclusive às exigências da Vigilância Sanitária.

Projeto Juçara

O Projeto Juçara, que visa preservar a espécie, realizando o manejo sustentável da palmeira, teve início em abril de 2010, dando continuidade às ações que o IPEMA e a AKARUI já vinham desenvolvendo, tanto em Ubatuba quanto em São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra. Para saber mais sobre o projeto, veja www.projetojucara.org.br, ou pelo tel: (12) 3848-1801

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU/ Comunicação IPEMA)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Workshop com presença de secretário estadual debate em Ubatuba prevenção a desastres naturais


A Prefeitura de Ubatuba promoveu na manhã desta terça-feira, 7, o 1º Workshop de Prevenção a Desastres Naturais, que contou com a ilustre presença do Secretário de Estado da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel PM Admir Gervásio Moreira, que falou aos presentes sobre a Política Estadual de Defesa Civil.

O encontro reuniu cerca de 70 pessoas no auditório da Escola Tancredo Neves, e contou também com a palestra do administrador da Regional Norte, José Antônio Macário de Faria, sobre gerenciamento de áreas de risco da região norte de Ubatuba. Na sequência, sobre gestão de abrigos e assistência, plano de contingência e remoção, a palestra foi ministrada pelo 1º Tem PM Marcelo Kamada. Fechando o workshop, o secretário municipal de Segurança Pública, Rafael Ricardi Irineu, falou sobre o Plano Municipal de Defesa Civil.

A chave é a prevenção

O workshop contou ainda com a presença do vice-prefeito, Rui Teixeira Leite e do chefe de gabinete da Prefeitura, Délcio Sato. “Este evento marca o início de um trabalho que tem que perdurar”, disse o vice-prefeito
Para o Secretário de Estado da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel PM Admir Gervásio Moreira, nunca se deu tanta importância para a questão da Defesa Civil como está sendo dada no governo Geraldo Alckmin e que o caminho certo é a prevenção. “A redução de desastres está associada à prevenção da vida humana, que não tem preço. Tivemos recentemente alguns desastres naturais como deslizamentos de morros em algumas cidades do Rio de Janeiro, com vítimas. É preciso mudar a cultura de popularização de áreas de risco. Isso leva tempo, mas é uma missão e toda missão tem que ser cumprida”, disse o Cel, que ressaltou a proximidade e bom entendimento com a Prefeitura de Ubatuba.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Ubatuba instala píer flutuante para melhoria no receptivo de navios de cruzeiros


A fim de proporcionar uma estrutura ainda melhor para o receptivo de navios de cruzeiros, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, concluiu a instalação do píer flutuante no Terminal Marítimo Comodoro Magalhães, no Itaguá.

A conquista desta instalação começou em 2006, quando a Secretaria de Turismo de Ubatuba conseguiu uma verba destinada à implantação da infraestrutura para que fosse possível iniciar o trabalho das operações com navios de cruzeiros na cidade.
Desde 2008, quando Ubatuba começou a receber os navios, muitas adequações foram realizadas para bem receber os turistas destas embarcações, entre elas o processo de instalação do píer flutuante. Porém, com a vinda de um maior número de navios, e com maior quantidade de passageiros, foi detectada a necessidade de melhorar ainda mais a estrutura para atender aos cruzeiros.
Com o píer flutuante, Ubatuba passa a atender não só mais de uma lancha (ou tenders, como são chamadas as embarcações que realizam o transporte dos passageiros do navio ao píer), como também, aos barcos das empresas que oferecem passeios para os turistas. “Trata-se de um investimento estratégico e fundamental para a qualificação de Ubatuba perante os demais portos de escalas do Brasil”, afirma o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Ubatuba mantém controle ao mosquito da dengue


Ubatuba começou 2012 mantendo o controle ao mosquito da dengue. O Departamento de Controle de Endemias fechou o mês de janeiro com apenas um caso confirmado. No mesmo período, no ano passado, foram duas confirmações. O Controle de Endemias atribui os baixos números ao trabalho realizado durante todo ano. Durante este mês, os agentes estão realizando vistorias em todas as unidades escolares municipais e estaduais da cidade, além de imóveis especiais, que são supermercados, delegacia e hospital, que possuem grande circulação de pessoas. Logo após, iniciarão os trabalhos nas unidades básicas de saúde. As vistorias têm como objetivo retirar os possíveis criadouros, evitando o aumento da incidência do mosquito transmissor, Aedes Aegypti.

Independente das vistorias, a Prefeitura de Ubatuba solicita aos moradores e turistas que também façam a sua parte. É recomendado que os cidadãos retirem dos quintais qualquer objeto que possa acumular água das chuvas, vistoriem calhas, caixas d’água e lajes. Aos turistas, pede-se que, ao sair da casa de veraneio, tampem os vasos sanitários e ralos, acrescentando água sanitária, para evitar a postura de ovos do mosquito.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Prefeitura de Ubatuba quer mais participação popular e transparência na administração pública


A Prefeitura de Ubatuba realizou nos dias 2 e 3 de fevereiro a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social. Com ampla participação, foram desenvolvidas quase 30 propostas e as aprovadas em plenária serão encaminhadas e defendidas na Conferência Estadual pelos sete delegados de Ubatuba (Reginaldo Teodoro, Hermann Schmitt, Jakson Moreira Santos, Marco Antonio Reale, Robson Ortega, Élvio de Oliveira Damásio e Jaqueline Brito Tupinambá Frigi), eleitos entre os participantes. A etapa estadual vai acontecer em abril e as propostas mais votadas seguem para a Conferência Nacional em Brasília, prevista para maio.

Propostas prioritárias

A Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social foi realizada em dois dias, sendo que no primeiro foram ministradas palestras sobre os quatro eixos a serem discutidos: I – promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; II – mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para controle da gestão pública; III – a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e IV – diretrizes para prevenção e combate à corrupção.

No segundo dia, os grupos formados por pessoas da sociedade civil, do poder público e Conselhos Municipais discutiram e elencaram propostas a serem votadas em plenária e encaminhadas ao Governo do Estado, em abril e posteriormente ao Governo Federal para discussão. Entre as cerca de 30 propostas, destaque para algumas, como a criação de um programa de educação nas escolas que desenvolva a cidadania como ação contra a corrupção, curso de capacitação para conselheiros, participação do conselheiro em no máximo três Conselhos diferentes para que tenha disponibilidade de atuação, disponibilidade de dados sobre os Conselhos com acesso gratuito pela internet, criação de uma Ouvidoria on-line, entre outras.

Um grande trabalho visando mais transparência

Deste modo, a Prefeitura de Ubatuba iniciou um grande trabalho que visa oferecer ao cidadão ainda mais acesso às informações sobre os gastos e investimentos da administração. Esta proposta complementa as ações do prefeito Eduardo Cesar, que desde o início de sua administração vem pautando as ações do governo na transparência e na participação popular. “Em todas as decisões que envolveram interesses públicos, sempre procuramos atender as necessidades citadas pela própria população. Foi assim na construção do Plano Diretor Participativo, na elaboração do Plano Municipal de Habitação, no Fórum de Políticas Públicas e em tantas outras ações da nossa administração, como o fortalecimento dos Conselhos, a criação da Ouvidoria e a criação do Portal da Transparência”, afirmou o prefeito.

Eduardo Cesar lembrou que a transparência administrativa esteve presente também nos momentos em que a sua honestidade foi colocada à prova. “Passamos por situações, como foi o caso da fraude no IPTU, em que coloquei minhas contas à disposição da Justiça e nada de ilegal foi encontrado. É justamente neste sentido que continuamos trabalhando, mostrando para a população que a nossa administração não tem o que esconder e por isso não tem medo de falar em combate à corrupção”, concluiu o prefeito.

O presidente da Conferência e chefe de gabinete da Prefeitura de Ubatuba, Délcio Sato, ressaltou a necessidade das próximas administrações também adotarem a transparência em suas ações. “Este é um grande movimento nacional pela transparência pública e Ubatuba não pode ficar de fora. A população tem o direito de acompanhar onde está sendo aplicado o dinheiro pago nos impostos, de forma simples e objetiva”.

Expectativa

Com as propostas apresentadas, o município de Ubatuba pretende participar das Conferências Estadual e Nacional, contribuindo para o combate à corrupção e incentivo ao planejamento, gestão, monitoramento e resultados da aplicação dos recursos públicos em todo o país. Assim como Ubatuba, várias outras cidades no Brasil aderiram à ideia, sendo que muitas outras propostas apresentadas por outros municípios poderão ser inseridas no “Plano Nacional Sobre Transparência e Controle Social”, passando então a fazer parte de nossa realidade.

Em Ubatuba várias ações já são realidade e muitas propostas poderão ser utilizadas a partir das conferências, fortalecendo ainda mais a participação popular nas decisões do poder público.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ubatuba terá workshop sobre Prevenção a Desastres Naturais na próxima semana


A Prefeitura de Ubatuba realiza no próximo dia 7 de fevereiro o 1º Workshop de Prevenção a Desastres Naturais. O vai acontecer no auditório da Escola Municipal Tancredo Neves, a partir das 9h e contará com a importante presença do Secretário de Estado da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel PM Admir Gervásio Moreira, que ministrará uma palestra sobre a Política Estadual de Defesa Civil.

A iniciativa do evento é do administrador da Regional Norte, José Antônio Macário de Faria, que falará ao público presente sobre gerenciamento de áreas de risco da região norte de Ubatuba. Na sequência, haverá a palestra sobre Gestão de Abrigos e Assistência, Plano de Contingência e Remoção, com o 1º Tem PM Marcelo Kamada. Fechando o workshop, o secretário municipal de Segurança Pública, Rafael Ricardi Irineu, falará sobre o Plano Municipal de Defesa Civil.

A Escola Municipal Tancredo Neves fica na Avenida Rio Grande do Sul, 600, no Centro de Ubatuba.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ubatuba recebe grande evento de jiu-jitsu neste fim de semana


Acontece neste final de semana, dias 4 e 5 de fevereiro, o I Ubatuba Summer Fight – Jiu-Jitsu & No-Gi. O evento será realizado no Ginásio de Esportes “Tubão”.

No dia 4, acontecem as disputas de No-Gi, a partir das 12h. E no domingo, dia 5, lutam os atletas do Jiu-Jitsu, a partir das 10h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas somente através do site www.livajj.com.br .

Para o presidente da Liga Valeparaibana e Litoral Norte de Jiu-Jitsu (Livajj), Joeal Pinho, o evento será um marco: “estamos vendo a adesão maciça dos atletas de toda a região, além de contarmos com a vinda de grandes equipes da capital, como a Barbosa Jiu-Jitsu e a Ryan Grace. Teremos também equipes de outros Estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais. Agradeço a Prefeitura de Ubatuba pelo apoio e esperamos que o Ubatuba Summer Fight se torne um evento fixo no calendário municipal”.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)