segunda-feira, 23 de abril de 2012
Ubatuba realizou Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Foi realizada no último dia 14, em Ubatuba, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Um dos objetivos da Conferência foi discutir e elaborar propostas a nível municipal, regional e estadual em prol da elaboração de políticas públicas para as pessoas com deficiência e eleger os delegados que representarão o município nas etapas seguintes.
“Além disso, a conferência foi um momento para identificarmos avanços, desafios e metas que possibilitem a criação e implantação de um plano de políticas públicas municipais voltadas à atenção da pessoa com deficiência. Isto através de um fórum de discussões muito positivo, que resultou em várias propostas abordadas nos eixos temáticos nas áreas de saúde, educação, esportes, obras, entre outros”, explicou Benedito Vicente de A. Filho, coordenador da Unir (Unidade de Reabilitação de Ubatuba).
Sociedade civil e poder público
Houve também a interação entre representantes da sociedade civil e o poder público. “Quanto mais pessoas souberem sobre seus direitos e tendo suas necessidades encaminhadas ao poder público, mais ações poderemos realizar para tornarmos nosso município mais acessível às pessoas com deficiência, e que elas possam viver de forma digna, humana e com mais qualidade”, comentou Benedito Vicente. O relatório final com as propostas aprovadas será encaminhado aos poderes públicos, entidades e secretarias municipais.
A organização da Conferência agradece a todos os participantes, em especial as palestrantes Ivy Monteiro, Secretária Municipal dos Direitos das Pessoas Deficiente de Caraguatatuba, Maria Joana Monteclaro, Assistente Social e Janaína Alves, professora da rede municipal de ensino de Ubatuba, que expuseram suas experiências profissionais e pessoais auxiliando nas discussões dos eixos. “Incluir não é só adaptação física. Inclusão se faz através de debates, ações e participação, portanto demos o primeiro passo de cidadania em busca de melhores condições da qualidade de vida, com direito e respeito”, finalizou o coordenador da Unir.
O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de cidadania e Ação Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário