Será lançado no dia 28 de junho, no Cine Porto Itaguá, o longa metragem “Ensaio sobre o Amor”, com direção de Thiago Barreto. O filme foi feito em Ubatuba, com elenco selecionado através de oficinas de interpretação.
“Acreditamos que com este projeto poderemos fomentar, de forma abrangente, a produção tanto deste segmento cultural como a capacitação de novos talentos. Nossa missão é atuar decididamente para que a cultura e a educação sejam instrumentos de promoção da cidadania e de inclusão. Nossas prioridades serão as ações de valorização da autoestima e da importância da união de todos para o bem comum”, afirma o diretor Thiago Barreto.
De acordo com o diretor, o filme “Ensaio sobre o amor” ocorre em um momento especial, quando a cidade de Ubatuba alcança altos índices de desenvolvimento turístico: “a produção de bens culturais precisa acompanhar esses níveis. Nas oficinas para cinema foi utilizado o método de coaching, que é um processo de desenvolvimento e preparação profissional. Queremos dar a oportunidade da população entrar em contato com a máquina do cinema, reconhecer seus valores e criar arte. Rodar um filme em Ubatuba fomenta a produção local, além de colocar o nome da cidade como produtora neste seguimento cultural”, acrescentou Thiago Barreto.
“Ensaio sobe o Amor” reflete de forma simples o cotidiano de pessoas dispostas a amar e se envolver até as ultimas consequências. Durante dois anos de pesquisas e preparação, Barreto levantou material, cenas e improvisações que levaram todos os 80 participantes a diversas reflexões sobre a vida e a capacidade de amar. Todo esse material foi lapidado até se chegar um núcleo de atores que protagonizassem esta trama.
O filme é uma realização da Barreto Filmes, Instituto EcoMund e parceiros de diversos setores como a Prefeitura de Ubatuba e iniciativa privada.
Sinopse
Quando um casal de jovens descobre o encanto do amor, uma tragédia abala as estruturas. Um amor reprimido entre dois amigos se transforma em ódio e veneno. Quando o excesso de proteção dos pais transformam seus filhos em bombas ambulantes. Quando a obsessão pelo sexo se transforma na droga que impulsiona o amante à sua loucura. Todas estas facetas estão distribuídas em personagens do cotidiano de um litoral distante e ao mesmo tempo tão próximo de nossa vida. John ama Cadu, que ama Lica, que entrega Cadu a liberdade e a amizade de Bia, que foge de casa para a morte e encontra seu grande amor. Logo adiante tem Alê que vê em Marcela o início de uma vida nova, mas em cima de Nita, a mãe de Bia é que Alê mostra seus dotes. Dotes, práticas, correrias, trambiques e macetes que são as especialidades de Alê, inclusive em ajudar seu amigo Fred a cuidar do corpo de uma garota “caliente”, coisas de internet. O filme foi gravado em 2010, com elenco de atores de oficinas e atores convidados. Confira o trailler no link http://www.youtube.com/watch?v=409iwnoE_Fg
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Ginástica Rítmica de Ubatuba é vice-campeã em torneio nacional
A equipe da Jê Academia de Ubatuba foi a segunda melhor equipe do Brasil no Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, realizado de 20 a 24 de junho em João Pessoa (PA). O evento, uma realização da Confederação Brasileira de Ginástica, contou com equipes dos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Rio Grande do Sul, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do sul, Pará, Tocantins e Pernambuco. Ubatuba ainda ficou com o primeiro lugar no individual, com Beatriz Castro Mariano.
As classificações da Jê Academia foram as seguintes:
- 2º lugar geral por equipes: Soma do conjunto e dos individuais de cada categoria. 2ª melhor equipe do Brasil.
- Juvenil - aparelho arco e bola - (reuniu 96 ginastas)
1º lugar geral - Beatriz Castro Mariano
8º lugar geral - Stefany Toledo
34º lugar geral - Carmem Amaral
43º lugar geral - Milena Martins de Castro
- Adulto - Aparelho maças e fita – (reuniu 52 ginastas)
16º lugar geral - Mayara Ferreira
- Conjunto 2 arcos e 3 fitas – (reuniu 7 conjuntos)
2º lugar - Ginastas: Jéssica Parada Suguimoto, Camila de Campos, Mariana Justino, Myllena Rodrigues e Mayara Ferreira
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
As classificações da Jê Academia foram as seguintes:
- 2º lugar geral por equipes: Soma do conjunto e dos individuais de cada categoria. 2ª melhor equipe do Brasil.
- Juvenil - aparelho arco e bola - (reuniu 96 ginastas)
1º lugar geral - Beatriz Castro Mariano
8º lugar geral - Stefany Toledo
34º lugar geral - Carmem Amaral
43º lugar geral - Milena Martins de Castro
- Adulto - Aparelho maças e fita – (reuniu 52 ginastas)
16º lugar geral - Mayara Ferreira
- Conjunto 2 arcos e 3 fitas – (reuniu 7 conjuntos)
2º lugar - Ginastas: Jéssica Parada Suguimoto, Camila de Campos, Mariana Justino, Myllena Rodrigues e Mayara Ferreira
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Projeto Blablablá Posithivo promove a I Exposição Itinerante “Enamorando-se”
Até o dia 1º de julho pode ser vista no Casarão da Fundart a I Exposição Itinerante “Enamorando-se”, do Projeto Blablablá Posithivo. As peças são exclusivas e algumas foram produzidas especialmente para o evento, que também conta com a participação da artesã designer Elita Souza e das alunas Denise e Zuca, de Sergio Rossi, Márcia Sanches e Cia Teatral e Circense Aries Marioto.
Através de um ambiente temático, o Projeto Blablablá misturou produtos customizados com materiais educativos sobre prevenção à HIV/Aids. Bolsas de saco de cebola, cortinas de garrafa pet, pufs de pneus, camisetas com camisinhas, potes de remédios contra HIV/Aids pintados à mão, quadros, flores com meia de seda, caixinhas de costura feitas com potes de sorvete, espelhos com peças de computador, chapéus de embalagem de leite, galões de óleo que se transformaram em vasos e bicicletas antigas feitas artesanalmente por Zi, coordenador da Cia Teatral e Circense Aries Marioto. A exposição tem um toque personalizado, onde cada cantinho foi inspirado no tema “Enamorando-se”, que valoriza a autoestima ao som de músicas românticas dos anos 70 e 80 tocadas em discos de vinil.
Prevenção e preservação
Segundo a coordenadora do Projeto Blablablá Posithivo, Silmara Retti, a exposição está sendo mais um aprendizado, pois prevenção tem tudo a ver com preservação e sustentabilidade. “Elita trouxe modernidade ao projeto, porque nada mais atual que transformar o "lixo" em luxo! Hoje consigo enxergar além do óbvio e me deslumbro com as inúmeras possibilidades de customização”, afirma Silmara Retti.
O quadro pintado por Sergio Rossi retrata o vírus HIV e foi matéria da Série AIDS, do Dr. Drauzio Varella no Fantástico. Elita Souza é artesã há mais de 30 anos e atualmente está participando do filme "O Filho do Mazzaropi" e Márcia Sanches é secretária executiva do projeto e ajudou na organização do evento.
A Cia Teatral e Circense Aries Marioto está à disposição das escolas para apresentação teatral com perna de pau, monociclo e malabares através do telefone 9152-0903 e no dia 13 de julho estarão no Quilombola do Camburi.
As pessoas interessadas em levar a exposição gratuitamente para escolas e comunidades poderão agendar com Silmara Retti, no telefone 9150-3448 ou Elita Souza, 9109-4754. O projeto recebeu convites para expor em São Paulo e Minas Gerais. A exposição é coordenada pela escritora Silmara Retti com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Fundart.
Parceria com o Instituto Cultural BARONG
No último domingo, o projeto Blablablá POsithivo recebeu em sua sede provisória Denis Scotti Cofero, administrador de projetos em saúde nas ações de mercado social e coordenador das ações de campo do Instituto Cultural Barong e dos projetos de mercado social do preservativo. O Instituto Cultural Barong tem uma história na qual a criatividade e a inovação são uma constante quando o intuito é atingir seus objetivos de forma diferenciada no combate as DST/HIV/Aids, Hepatites, Gravidez Inesperada, Tuberculose e uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas.
Criado em 1996, com a característica de uma "Ong na Rua" foi pioneiro no conceito de "marketing social itinerante", buscando assim promover a saúde sexual e reprodutiva entre a população em geral.
A Instituição utiliza uma estrutura itinerante. Trata-se de um display moderno e com grande visibilidade dos materiais educativos e preservativos, atraindo assim a atenção dos transeuntes e reunindo, em consequência, um maior número de pessoas atendidas. Em alguns locais, quando há possibilidade, o Barong infla sua marca registrada, um inflável em formato de camisinha de 5 metros. Através desta parceria, estarão capacitando os integrantes do projeto Blablablá Posithivo e em agosto promoverão o I Evento de Prevenção e Hip Hop em Ubatuba.
Encontro de Capoeira
Neste final de semana acontecerá o VI Encontro de Roda da Amizade e da Capoeira, liderado pelo contramestre Leco do grupo de capoeira Arte Universal com batizado e troca de corda. O evento acontecerá de 29 de junho a 1º de julho no Ginásio de Esporte Tubão, e contará com a participação de mestres e alunos do Estado de São Paulo
MC Tagarela campeão de free style
MC Tagarela do DTPK CREW e Projeto Blablablá POsithivo foi consagrado campeão de free style no Sesc de São José dos Campos e representará o Estado de São Paulo no Circuito Brasileiro na Batalha Final dos Mcs, em Belo Horizonte. Tagarela vem se destacando na área do rap. Compositor da música “Guerreira”, feita em homenagem a escritora Silmara Retti, junto com Flamarion, Etiene, Ninho, Andreive, Lorens, Jorlan Lopes e Confector mistura diversos estilos musicais. O CD “Cada um Tem o Seu Lugar” estará disponível a partir de agosto nos principais pontos da cidade e será lançado no HIP HOP SAÚDE, em Guaratinguetá. Interessados em shows entrar em contato através do telefone 91722701, com Tagarela.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Através de um ambiente temático, o Projeto Blablablá misturou produtos customizados com materiais educativos sobre prevenção à HIV/Aids. Bolsas de saco de cebola, cortinas de garrafa pet, pufs de pneus, camisetas com camisinhas, potes de remédios contra HIV/Aids pintados à mão, quadros, flores com meia de seda, caixinhas de costura feitas com potes de sorvete, espelhos com peças de computador, chapéus de embalagem de leite, galões de óleo que se transformaram em vasos e bicicletas antigas feitas artesanalmente por Zi, coordenador da Cia Teatral e Circense Aries Marioto. A exposição tem um toque personalizado, onde cada cantinho foi inspirado no tema “Enamorando-se”, que valoriza a autoestima ao som de músicas românticas dos anos 70 e 80 tocadas em discos de vinil.
Prevenção e preservação
Segundo a coordenadora do Projeto Blablablá Posithivo, Silmara Retti, a exposição está sendo mais um aprendizado, pois prevenção tem tudo a ver com preservação e sustentabilidade. “Elita trouxe modernidade ao projeto, porque nada mais atual que transformar o "lixo" em luxo! Hoje consigo enxergar além do óbvio e me deslumbro com as inúmeras possibilidades de customização”, afirma Silmara Retti.
O quadro pintado por Sergio Rossi retrata o vírus HIV e foi matéria da Série AIDS, do Dr. Drauzio Varella no Fantástico. Elita Souza é artesã há mais de 30 anos e atualmente está participando do filme "O Filho do Mazzaropi" e Márcia Sanches é secretária executiva do projeto e ajudou na organização do evento.
A Cia Teatral e Circense Aries Marioto está à disposição das escolas para apresentação teatral com perna de pau, monociclo e malabares através do telefone 9152-0903 e no dia 13 de julho estarão no Quilombola do Camburi.
As pessoas interessadas em levar a exposição gratuitamente para escolas e comunidades poderão agendar com Silmara Retti, no telefone 9150-3448 ou Elita Souza, 9109-4754. O projeto recebeu convites para expor em São Paulo e Minas Gerais. A exposição é coordenada pela escritora Silmara Retti com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Fundart.
Parceria com o Instituto Cultural BARONG
No último domingo, o projeto Blablablá POsithivo recebeu em sua sede provisória Denis Scotti Cofero, administrador de projetos em saúde nas ações de mercado social e coordenador das ações de campo do Instituto Cultural Barong e dos projetos de mercado social do preservativo. O Instituto Cultural Barong tem uma história na qual a criatividade e a inovação são uma constante quando o intuito é atingir seus objetivos de forma diferenciada no combate as DST/HIV/Aids, Hepatites, Gravidez Inesperada, Tuberculose e uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas.
Criado em 1996, com a característica de uma "Ong na Rua" foi pioneiro no conceito de "marketing social itinerante", buscando assim promover a saúde sexual e reprodutiva entre a população em geral.
A Instituição utiliza uma estrutura itinerante. Trata-se de um display moderno e com grande visibilidade dos materiais educativos e preservativos, atraindo assim a atenção dos transeuntes e reunindo, em consequência, um maior número de pessoas atendidas. Em alguns locais, quando há possibilidade, o Barong infla sua marca registrada, um inflável em formato de camisinha de 5 metros. Através desta parceria, estarão capacitando os integrantes do projeto Blablablá Posithivo e em agosto promoverão o I Evento de Prevenção e Hip Hop em Ubatuba.
Encontro de Capoeira
Neste final de semana acontecerá o VI Encontro de Roda da Amizade e da Capoeira, liderado pelo contramestre Leco do grupo de capoeira Arte Universal com batizado e troca de corda. O evento acontecerá de 29 de junho a 1º de julho no Ginásio de Esporte Tubão, e contará com a participação de mestres e alunos do Estado de São Paulo
MC Tagarela campeão de free style
MC Tagarela do DTPK CREW e Projeto Blablablá POsithivo foi consagrado campeão de free style no Sesc de São José dos Campos e representará o Estado de São Paulo no Circuito Brasileiro na Batalha Final dos Mcs, em Belo Horizonte. Tagarela vem se destacando na área do rap. Compositor da música “Guerreira”, feita em homenagem a escritora Silmara Retti, junto com Flamarion, Etiene, Ninho, Andreive, Lorens, Jorlan Lopes e Confector mistura diversos estilos musicais. O CD “Cada um Tem o Seu Lugar” estará disponível a partir de agosto nos principais pontos da cidade e será lançado no HIP HOP SAÚDE, em Guaratinguetá. Interessados em shows entrar em contato através do telefone 91722701, com Tagarela.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
terça-feira, 26 de junho de 2012
AUS premia campeões do Ubatuba Pro Surf 2011 e abre temporada 2012
Em noite de muita alegria, na última quinta-feira, dia 21, a Associação Ubatuba de Surfe (AUS) premiou os campeões municipais de surfe de 2011 e abriu o Circuito Municipal de Surfe 2012, que terá sua primeira etapa realizada neste fim de semana. Estiveram presentes na cerimônia atletas convidados, representantes da prefeitura, entre eles o secretário de Esporte e Lazer, Fábio Medeiros e veículos de comunicação.
O presidente da AUS, Paulo Motta, comentou o quanto é gratificante suceder o ex-presidente Tadeu Pereira, que é sua fonte de inspiração. Motta também agradeceu à Prefeitura de Ubatuba, principal apoiadora do Ubatuba Pro Surf e lembrou que no próximo mês ocorrem as eleições da Associação, sugerindo a formação de novas chapas para fortalecer a modalidade radical mais popular no município.
Representando a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Alberto Jacob agradeceu aos presentes e fez um breve relato sobre a história da AUS e sobre a importância e atenção que a atual administração dá para o surfe, sendo a principal incentivadora das escolinhas e do Circuito Municipal.
O vice-presidente da AUS, Carlinhos Roberto, comandou a festa e realizou a entrega dos troféus aos campeões das 14 categorias, que fazem do Ubatuba Pro Surf o maior circuito municipal do mundo. Os troféus foram entregues por representantes da prefeitura de diversos setores que contribuem para o sucesso do campeonato.
(Fonte: AUS / Assessoria de Comunicação – PMU)
A seguir a relação dos campeões de 2011 e suas categorias:
Petit - Diego Aguiar
Estreante – Davi Toledo
Iniciantes - Alex Sandro
Mirim - Wesley Leite
Junior - Lucas Santos
Profissional - Gustavo Henrique
Open - Cleiton Felix
Master - Isaias Silva
Gran Master - Tadeu Pereira
Veteranos - Júlio Cesar (Demom)
Long Open - Fabio Tavares
Long Master - Ricardo Toledo
Feminino Pro - Suelen Naraisa
Feminino Iniciantes - Sandra Maria
O presidente da AUS, Paulo Motta, comentou o quanto é gratificante suceder o ex-presidente Tadeu Pereira, que é sua fonte de inspiração. Motta também agradeceu à Prefeitura de Ubatuba, principal apoiadora do Ubatuba Pro Surf e lembrou que no próximo mês ocorrem as eleições da Associação, sugerindo a formação de novas chapas para fortalecer a modalidade radical mais popular no município.
Representando a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Alberto Jacob agradeceu aos presentes e fez um breve relato sobre a história da AUS e sobre a importância e atenção que a atual administração dá para o surfe, sendo a principal incentivadora das escolinhas e do Circuito Municipal.
O vice-presidente da AUS, Carlinhos Roberto, comandou a festa e realizou a entrega dos troféus aos campeões das 14 categorias, que fazem do Ubatuba Pro Surf o maior circuito municipal do mundo. Os troféus foram entregues por representantes da prefeitura de diversos setores que contribuem para o sucesso do campeonato.
(Fonte: AUS / Assessoria de Comunicação – PMU)
A seguir a relação dos campeões de 2011 e suas categorias:
Petit - Diego Aguiar
Estreante – Davi Toledo
Iniciantes - Alex Sandro
Mirim - Wesley Leite
Junior - Lucas Santos
Profissional - Gustavo Henrique
Open - Cleiton Felix
Master - Isaias Silva
Gran Master - Tadeu Pereira
Veteranos - Júlio Cesar (Demom)
Long Open - Fabio Tavares
Long Master - Ricardo Toledo
Feminino Pro - Suelen Naraisa
Feminino Iniciantes - Sandra Maria
segunda-feira, 25 de junho de 2012
35º Circuito Municipal de Surfe em Ubatuba está com inscrições abertas
De 29 de junho a 1º de julho a Praia Grande sedia a primeira etapa do Circuito Municipal Ubatuba Pro Surf, em sua 35ª edição. As inscrições para ranqueados podem ser feitas até o dia 22 de junho e para não ranqueados o período de inscrição é de 25 a 26 de junho. As próximas etapas serão disputadas nas praias Vermelhinha do Centro e Itamambuca, reunindo uma média de 200 atletas por etapa.
Serão realizadas diversas atividades paralelas de entretenimento, como gincanas ambientais e distribuição de brindes, sorvetes, açaí, frutas e cookies integrais para todos os atletas inscritos.
Serão premiados os quatro melhores de cada uma das 14 categorias com vários itens, como blocos de poliuretano, roupas, óculos, bicicletas e premiação em dinheiro para a Pro/Masculino e Feminino. Neste ano de 2012, o campeão da categoria Pro/Masculino e Pro/AM- Feminino, terão direito a três meses de treinamento físico na Academia Outdoor Fitness. Os outros 12 campeões das demais categorias ganharão um mês de treinamento funcional. O campeão da categoria Junior ganhará um curso de Inglês de um ano na escola Wizard, com tudo incluso (matrícula, mensalidade e material).
Alterações do circuito neste ano
Na categoria Pro/Masculino, as vagas passaram de 20 para 24, onde todos iniciarão a competição na mesma fase (sem a condição de pré-classificados). Na Open, de 24 para 16 vagas e na Long Master de 12 para 8 vagas. Os atletas das categorias Petit e Feminino Iniciante, ambas com limite de 12 vagas, continuam com inscrição e filiação gratuita. Para participar do Circuito Ubatuba Pro Surf, todos os atletas deverão estar em dia com a filiação AUS 2012.
O valor de filiação é de R$ 30,00 por ano (com direito a uma camiseta AUS) e o filiado ainda ganha descontos em vários estabelecimentos comerciais conveniados (Amigos do Surf). Os valores das inscrições são: Profissional R$60,00 e demais categorias R$40,00 com direito a uma camiseta exclusiva do evento.
Realização
A 35ª edição do Circuito Ubatuba Pro Surf 2012 é apresentada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba com organização e realização da Associação Ubatuba de Surf. Conta com o apoio: Wizard, Perfect Waves, Hotel São Charbel, Teccel, Marmot, Itamambuca Eco Resort, Rikwil, X-treme, Academia Outdoor Fitness, Parada Obrigatória do Açaí. São colaboradores: Huka Bikes, Empório Cerealista, Varejão Santa Rita, Frutverão, Sabesp e Mixirica Artes. Divulgação: PortalSurfcam, Revista Vitti e Tv Litoral. Supervisão: Federação Paulista de Surf. Acompanhe “ao vivo” pelo www.aus.org.br e www.fpsurf.com.br
(Fonte: Assessoria de Comunicação-PMU/AUS)
Serão realizadas diversas atividades paralelas de entretenimento, como gincanas ambientais e distribuição de brindes, sorvetes, açaí, frutas e cookies integrais para todos os atletas inscritos.
Serão premiados os quatro melhores de cada uma das 14 categorias com vários itens, como blocos de poliuretano, roupas, óculos, bicicletas e premiação em dinheiro para a Pro/Masculino e Feminino. Neste ano de 2012, o campeão da categoria Pro/Masculino e Pro/AM- Feminino, terão direito a três meses de treinamento físico na Academia Outdoor Fitness. Os outros 12 campeões das demais categorias ganharão um mês de treinamento funcional. O campeão da categoria Junior ganhará um curso de Inglês de um ano na escola Wizard, com tudo incluso (matrícula, mensalidade e material).
Alterações do circuito neste ano
Na categoria Pro/Masculino, as vagas passaram de 20 para 24, onde todos iniciarão a competição na mesma fase (sem a condição de pré-classificados). Na Open, de 24 para 16 vagas e na Long Master de 12 para 8 vagas. Os atletas das categorias Petit e Feminino Iniciante, ambas com limite de 12 vagas, continuam com inscrição e filiação gratuita. Para participar do Circuito Ubatuba Pro Surf, todos os atletas deverão estar em dia com a filiação AUS 2012.
O valor de filiação é de R$ 30,00 por ano (com direito a uma camiseta AUS) e o filiado ainda ganha descontos em vários estabelecimentos comerciais conveniados (Amigos do Surf). Os valores das inscrições são: Profissional R$60,00 e demais categorias R$40,00 com direito a uma camiseta exclusiva do evento.
Realização
A 35ª edição do Circuito Ubatuba Pro Surf 2012 é apresentada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba com organização e realização da Associação Ubatuba de Surf. Conta com o apoio: Wizard, Perfect Waves, Hotel São Charbel, Teccel, Marmot, Itamambuca Eco Resort, Rikwil, X-treme, Academia Outdoor Fitness, Parada Obrigatória do Açaí. São colaboradores: Huka Bikes, Empório Cerealista, Varejão Santa Rita, Frutverão, Sabesp e Mixirica Artes. Divulgação: PortalSurfcam, Revista Vitti e Tv Litoral. Supervisão: Federação Paulista de Surf. Acompanhe “ao vivo” pelo www.aus.org.br e www.fpsurf.com.br
(Fonte: Assessoria de Comunicação-PMU/AUS)
sábado, 23 de junho de 2012
Festa de São Pedro Pescador começa na próxima quarta-feira e terá show de Jair Rodrigues
A Festa de São Pedro Pescador em Ubatuba terá início na próxima quarta-feira, 27. Promovida pela Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), a festa acontecerá na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig, até o dia 1º de julho. Em sua 89ª edição, a festa será a maior de sua história, com 35 shows musicais, apresentação do ballet da Fundart e show de encerramento com Jair Rodrigues, comemorando 50 anos de carreira. Pela primeira vez na história da Festa de São Pedro Pescador, todo o recinto do evento será coberto, abrigando a todos os frequentadores da festa, caso ocorram chuvas.
Mais atrações
Além disso, a programação ainda contará com manifestações artísticas da cultura caiçara, procissão de canoas noturno, corrida de canoas, quadrilhas, soltura de tartarugas, culinárias diversas e a famosa tainha assada.
Serão 28 bandas locais além das convidadas, Trem da Viração, João Ormond, Banda Palace e Cris Araújo. Dezenove entidades filantrópicas estarão nas tendas de alimentação, além da tradicional tenda da Tainha na Brasa. Com participação da Paróquia Exaltação à Santa. Cruz, a missa campal será no palco da festa, às 16 horas do dia 29, após a procissão marítima que sairá às 15h da Barra dos Pescadores.
Outra atração é o Cortejo Noturno de Canoas, no dia 27, às 19h, trazendo pelo mar a imagem de São Pedro. Após a Bênção da Capela, com o levantamento do mastro pela Guarda Mirim e a entronização da imagem de São Pedro, será aberta oficialmente a Festa. Logo após, ocorrerá Concurso Rainha dos Pescadores, que todo ano reúne público numeroso e muito animado.
A programação completa da 88ª Festa de São Pedro Pescador será a seguinte:
Dia 27 – Quarta-feira
- Chegada do Cortejo noturno de canoas com a imagem de São Pedro conduzida pelos pescadores.
- Concurso Rainha dos Pescadores
- Grupo de dança Swing do Axé
- Zé Pedro e Manoel/ Bonsucesso e Niterói
- Grupo Samba e Ousadia
- Banda Palace
Dia 28 – Quinta-feira
- Xapados
- Rafa Lins
- Jan Praieira
- Elaine Moreira (Marco Niz e Convidados)
- Trem da Viração (música regional)
- João Ormond ( viola pantaneira)
- Banda Ramam
Dia 29 – Sexta-feira
- Procissão de barcos
- Missa Campal (no recinto do evento)
- Banda Pacto
- Anderson e Mayck
- Banda Psycos Jam
- Banda Level 5
- Banda Local
- Banda Complexo B
- Banda Pracaniz
Dia 30 – Sábado
- Grupo Consertada
- Banda Super Máfia
- Nilo Mariano
- Forró Goro
- Jorlan Lopes
- Banda Anti Danos
- Banda Marisol e os Mensageiros
Dia 1 – Domingo
- Soltura de tartarugas (Projeto Tamar)
- Corrida de Canoas (canoa caiçara)
- Ballet da Fundart (quadrilha)
- Grupo Impacto
- Grupo Exóticos
- Alandy e Derlei
- Grupo Juventude do Samba
- Cris Araújo
- Jair Rodrigues (50 anos de carreira)
A Festa
A comemoração ao santo padroeiro dos pescadores, em Ubatuba, teve início no dia 29 de junho de 1923, às 10h. Foi numa sexta-feira ensolarada, quando o padre caiçara, Francisco dos Passos, celebrou a missa em altar improvisado sobre balsa confeccionada a partir de seis canoas amarradas umas as outras. As embarcações, todas de propriedade do Senhor Antonio Atanásio, tinham os nomes de Corcovado, Carona, Guarandí, Madalena Flor do Mar e Guapuruvú. O improvisado altar foi fundeado a trinta metros da praia do Cruzeiro em frente ao Casarão do Sr. Gabriel Costa, onde é hoje a Praça Capricórnio (frente ao Aeroporto “Gastão Madeira”). Não havia na época imagem de São Pedro; após 19 anos, em 1942, foi doada pelo padre Hans Beil.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Mais atrações
Além disso, a programação ainda contará com manifestações artísticas da cultura caiçara, procissão de canoas noturno, corrida de canoas, quadrilhas, soltura de tartarugas, culinárias diversas e a famosa tainha assada.
Serão 28 bandas locais além das convidadas, Trem da Viração, João Ormond, Banda Palace e Cris Araújo. Dezenove entidades filantrópicas estarão nas tendas de alimentação, além da tradicional tenda da Tainha na Brasa. Com participação da Paróquia Exaltação à Santa. Cruz, a missa campal será no palco da festa, às 16 horas do dia 29, após a procissão marítima que sairá às 15h da Barra dos Pescadores.
Outra atração é o Cortejo Noturno de Canoas, no dia 27, às 19h, trazendo pelo mar a imagem de São Pedro. Após a Bênção da Capela, com o levantamento do mastro pela Guarda Mirim e a entronização da imagem de São Pedro, será aberta oficialmente a Festa. Logo após, ocorrerá Concurso Rainha dos Pescadores, que todo ano reúne público numeroso e muito animado.
A programação completa da 88ª Festa de São Pedro Pescador será a seguinte:
Dia 27 – Quarta-feira
- Chegada do Cortejo noturno de canoas com a imagem de São Pedro conduzida pelos pescadores.
- Concurso Rainha dos Pescadores
- Grupo de dança Swing do Axé
- Zé Pedro e Manoel/ Bonsucesso e Niterói
- Grupo Samba e Ousadia
- Banda Palace
Dia 28 – Quinta-feira
- Xapados
- Rafa Lins
- Jan Praieira
- Elaine Moreira (Marco Niz e Convidados)
- Trem da Viração (música regional)
- João Ormond ( viola pantaneira)
- Banda Ramam
Dia 29 – Sexta-feira
- Procissão de barcos
- Missa Campal (no recinto do evento)
- Banda Pacto
- Anderson e Mayck
- Banda Psycos Jam
- Banda Level 5
- Banda Local
- Banda Complexo B
- Banda Pracaniz
Dia 30 – Sábado
- Grupo Consertada
- Banda Super Máfia
- Nilo Mariano
- Forró Goro
- Jorlan Lopes
- Banda Anti Danos
- Banda Marisol e os Mensageiros
Dia 1 – Domingo
- Soltura de tartarugas (Projeto Tamar)
- Corrida de Canoas (canoa caiçara)
- Ballet da Fundart (quadrilha)
- Grupo Impacto
- Grupo Exóticos
- Alandy e Derlei
- Grupo Juventude do Samba
- Cris Araújo
- Jair Rodrigues (50 anos de carreira)
A Festa
A comemoração ao santo padroeiro dos pescadores, em Ubatuba, teve início no dia 29 de junho de 1923, às 10h. Foi numa sexta-feira ensolarada, quando o padre caiçara, Francisco dos Passos, celebrou a missa em altar improvisado sobre balsa confeccionada a partir de seis canoas amarradas umas as outras. As embarcações, todas de propriedade do Senhor Antonio Atanásio, tinham os nomes de Corcovado, Carona, Guarandí, Madalena Flor do Mar e Guapuruvú. O improvisado altar foi fundeado a trinta metros da praia do Cruzeiro em frente ao Casarão do Sr. Gabriel Costa, onde é hoje a Praça Capricórnio (frente ao Aeroporto “Gastão Madeira”). Não havia na época imagem de São Pedro; após 19 anos, em 1942, foi doada pelo padre Hans Beil.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Balcão de Empregos de Ubatuba divulga vagas da semana
O Balcão de Empregos Municipal do Serviço Social de Ubatuba informa as vagas para esta semana. Os interessados em fazer o para primeiro cadastro no balcão de empregos devem comparecer ao local, na Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, portando os documentos: CPF, RG e Carteira de Trabalho. O endereço é Rua Paraná, 375 – Centro. Para mais informações, ligue: 3832-6038.
Vagas para mulheres:
25 vagas - Auxiliar de Desenvolvimento Infantil: com experiência e carta de referência anteriores
20 vagas – Professora de Pedagogia: Ser formado na função ou ter o magistério
5 vagas – Zeladora - : Com experiência e ter carta de referência
5 vagas - Serviços Gerais: Com experiência e ter carta de referência
2 vagas - Empregada Doméstica: com referências anteriores, acima de 28 anos.
1 vaga - Camareira: acima de 30 anos, com disponibilidade horário, morar próximo ao bairro da Enseada.
1 vaga - Faxineira: experiência e carta de referências anteriores.
1 vaga - Passadeira: experiência e carta de referências anteriores.
1 vaga – Cozinheira - com experiência e disponibilidade de horário.
1 vaga - Garçonete: com experiência e disponibilidade de horário
1 vaga - Saladeira e ajudante de cozinha: experiência comprovada e disponibilidade de horário
1 vaga- Vendedora: com experiência comprovada em carteira
1 vaga - Fiscal de loja: Com experiência na área.
1 vaga - Recepcionista: com experiência, de 25 anos com noções de computação.
Vagas para homens:
25 vagas - Auxiliar de Desenvolvimento Infantil: com experiência e carta de referências anteriores
20 vagas - Professor de Pedagogia: Ser formado na função ou ter o magistério
5 vagas – Zelador - : Com experiência e ter carta de referência
5 vagas - Serviços Gerais: Com experiência e ter carta de referência
1 vaga – Cozinheiro - com experiência e disponibilidade de horário.
1 vaga – Barman - com experiência e disponibilidade de horário.
1 vaga - Garçom: com experiência e disponibilidade de horário.
2 vagas - .Motorista: categoria habilitação D e disponibilidade para viajar
1 vaga - Montador de Móveis: experiência, de 20 a 38 anos com habilitação.
1 vaga - Vigilante - Experiência comprovada em carteira e habilitação A/B
1 vaga - Serviços Gerais – Experiência comprovada
2 vagas - Vendedor - com experiência comprovada em carteira
1 vaga - Corretor de Imóveis: possuir o CRECI e experiência.
1 vaga - .Fiscal de lojas: Com experiência na área.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Vagas para mulheres:
25 vagas - Auxiliar de Desenvolvimento Infantil: com experiência e carta de referência anteriores
20 vagas – Professora de Pedagogia: Ser formado na função ou ter o magistério
5 vagas – Zeladora - : Com experiência e ter carta de referência
5 vagas - Serviços Gerais: Com experiência e ter carta de referência
2 vagas - Empregada Doméstica: com referências anteriores, acima de 28 anos.
1 vaga - Camareira: acima de 30 anos, com disponibilidade horário, morar próximo ao bairro da Enseada.
1 vaga - Faxineira: experiência e carta de referências anteriores.
1 vaga - Passadeira: experiência e carta de referências anteriores.
1 vaga – Cozinheira - com experiência e disponibilidade de horário.
1 vaga - Garçonete: com experiência e disponibilidade de horário
1 vaga - Saladeira e ajudante de cozinha: experiência comprovada e disponibilidade de horário
1 vaga- Vendedora: com experiência comprovada em carteira
1 vaga - Fiscal de loja: Com experiência na área.
1 vaga - Recepcionista: com experiência, de 25 anos com noções de computação.
Vagas para homens:
25 vagas - Auxiliar de Desenvolvimento Infantil: com experiência e carta de referências anteriores
20 vagas - Professor de Pedagogia: Ser formado na função ou ter o magistério
5 vagas – Zelador - : Com experiência e ter carta de referência
5 vagas - Serviços Gerais: Com experiência e ter carta de referência
1 vaga – Cozinheiro - com experiência e disponibilidade de horário.
1 vaga – Barman - com experiência e disponibilidade de horário.
1 vaga - Garçom: com experiência e disponibilidade de horário.
2 vagas - .Motorista: categoria habilitação D e disponibilidade para viajar
1 vaga - Montador de Móveis: experiência, de 20 a 38 anos com habilitação.
1 vaga - Vigilante - Experiência comprovada em carteira e habilitação A/B
1 vaga - Serviços Gerais – Experiência comprovada
2 vagas - Vendedor - com experiência comprovada em carteira
1 vaga - Corretor de Imóveis: possuir o CRECI e experiência.
1 vaga - .Fiscal de lojas: Com experiência na área.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
II Conferência Municipal de Cultura aprova propostas para melhorias no setor
A II Conferência Municipal de Cultura, realizada pela Prefeitura de Ubatuba e Fundart, na última quinta-feira, 21, aprovou as propostas elaboradas na Pré-Conferência do dia 14 de junho. Entre outras questões, a Conferência teve como objetivo discutir a promoção do desenvolvimento sustentável com pleno exercício dos direitos culturais; a participação da sociedade; o planejamento e fomento de políticas públicas de cultura; o estabelecimento de condições para o desenvolvimento da economia da cultura, transformando-a em atrativo turístico; mobilização da sociedade para a importância da cultura e a revitalização das tradições, valorizando a cultura local, com preservação da cultura indígena, quilombola e caiçara.
Estiveram presentes representantes do poder público municipal, entre eles o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, que coordenou a Conferência, e representantes dos diversos segmentos da cultura ubatubense.
Abrindo o evento, o diretor de produções teatrais, Fernando Moreno, falou sobre o momento ímpar que a cultura está vivendo atualmente no município. “Estamos passando por um processo bem interessante, que mostra a grande vontade de um movimento entre as pessoas que estão pensando em mudar a política da cultura em Ubatuba”, disse Fernando Moreno, que agradeceu pela visão democrática da atual gestão da Prefeitura de Ubatuba. “Estamos lutando não apenas para que sejamos inseridos no Sistema Nacional de Cultura para a vinda de verbas, mas para que os artistas locais possam ganhar a vida em Ubatuba”, concluiu.
A cultura como atrativo turístico
Um dos temas abordados na Conferência de Cultura foi “Preservar a diversidade cultural é um atrativo: a cultura é um insumo turístico”. O turismólogo Rodrigo Carlos Andrade realizou uma apresentação para falar sobre turismo cultural e ressaltou principalmente o Turismo de Base Comunitária, que inclui as várias atividades que dizem respeito a comunidades que recebem visitantes, apresentando seus costumes como atrações. Rodrigo enfatizou que Ubatuba possui todos os principais atrativos que o Ministério do Turismo descreve como culturais, mostrando o grande potencial do município neste segmento.
Identidade cultural
O presidente da Fundart, Pedro Paulo, falou aos presentes sobre o tem “Indentidade Cultural: preservar e promover a memória cultural”, abordando a importância da preservação e valorização da cultura local indígena, caiçara, quilombola e migratória. “Não há desenvolvimento econômico sem desenvolvimento cultural e sem cultura não há desenvolvimento humano”, citou Pedro Paulo.
Ao final da Conferência, foram lidas todas as propostas elaboradas e aprovadas pelos delegados eleitos. Com esta etapa finalizada, poderão ser constituídos o Plano Municipal de Cultura, bem como o Conselho e o Fundo Municipal de Cultura.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Estiveram presentes representantes do poder público municipal, entre eles o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, que coordenou a Conferência, e representantes dos diversos segmentos da cultura ubatubense.
Abrindo o evento, o diretor de produções teatrais, Fernando Moreno, falou sobre o momento ímpar que a cultura está vivendo atualmente no município. “Estamos passando por um processo bem interessante, que mostra a grande vontade de um movimento entre as pessoas que estão pensando em mudar a política da cultura em Ubatuba”, disse Fernando Moreno, que agradeceu pela visão democrática da atual gestão da Prefeitura de Ubatuba. “Estamos lutando não apenas para que sejamos inseridos no Sistema Nacional de Cultura para a vinda de verbas, mas para que os artistas locais possam ganhar a vida em Ubatuba”, concluiu.
A cultura como atrativo turístico
Um dos temas abordados na Conferência de Cultura foi “Preservar a diversidade cultural é um atrativo: a cultura é um insumo turístico”. O turismólogo Rodrigo Carlos Andrade realizou uma apresentação para falar sobre turismo cultural e ressaltou principalmente o Turismo de Base Comunitária, que inclui as várias atividades que dizem respeito a comunidades que recebem visitantes, apresentando seus costumes como atrações. Rodrigo enfatizou que Ubatuba possui todos os principais atrativos que o Ministério do Turismo descreve como culturais, mostrando o grande potencial do município neste segmento.
Identidade cultural
O presidente da Fundart, Pedro Paulo, falou aos presentes sobre o tem “Indentidade Cultural: preservar e promover a memória cultural”, abordando a importância da preservação e valorização da cultura local indígena, caiçara, quilombola e migratória. “Não há desenvolvimento econômico sem desenvolvimento cultural e sem cultura não há desenvolvimento humano”, citou Pedro Paulo.
Ao final da Conferência, foram lidas todas as propostas elaboradas e aprovadas pelos delegados eleitos. Com esta etapa finalizada, poderão ser constituídos o Plano Municipal de Cultura, bem como o Conselho e o Fundo Municipal de Cultura.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Crianças de Ubatuba visitarão Serra Negra através do programa “Turismo do Saber”
O secretário de Cultura e Turismo de Ubatuba, Mauricio Petiz, esteve na última quarta-feira, 20, na cidade de Mongaguá, reunido com todos os de secretários de Turismo das cidades do Litoral do Estado de São Paulo, para definirem juntamente com a Secretaria de Estado do Turismo, as diretrizes do Programa Turismo do Saber para as férias de julho. O Programa Turismo do Saber visa proporcionar às crianças da rede pública de ensino a oportunidade de conhecer novos lugares dentro do Estado de São Paulo.
A cidade de Serra Negra será a anfitriã de Ubatuba e receberá as 40 crianças do município, que terão a oportunidade de visitarem os pontos turísticos daquela cidade sem custo algum para os pais, numa viagem que terá a duração de cinco dias.
As crianças sairão de Ubatuba no dia 23 de julho pela manhã e retornarão na sexta-feira, 27. Em janeiro deste ano Ubatuba recebeu crianças das cidades interioranas paulistas de Pratânia e Porto Ferreira que participaram do programa “Turismo do Saber – Interior na Praia”. Na ocasião, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, juntamente com o secretário Maurício Petiz, acompanhou as crianças em uma visita à Ilha Anchieta.
“O Turismo do Saber é um grande programa do Estado, que tem levado crianças a conhecer realidades completamente diferentes daquelas que vivem em seu dia a dia. Em Ubatuba, por exemplo, muitas das crianças viram o mar pela primeira vez”, comentou o prefeito Eduardo Cesar.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
A cidade de Serra Negra será a anfitriã de Ubatuba e receberá as 40 crianças do município, que terão a oportunidade de visitarem os pontos turísticos daquela cidade sem custo algum para os pais, numa viagem que terá a duração de cinco dias.
As crianças sairão de Ubatuba no dia 23 de julho pela manhã e retornarão na sexta-feira, 27. Em janeiro deste ano Ubatuba recebeu crianças das cidades interioranas paulistas de Pratânia e Porto Ferreira que participaram do programa “Turismo do Saber – Interior na Praia”. Na ocasião, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, juntamente com o secretário Maurício Petiz, acompanhou as crianças em uma visita à Ilha Anchieta.
“O Turismo do Saber é um grande programa do Estado, que tem levado crianças a conhecer realidades completamente diferentes daquelas que vivem em seu dia a dia. Em Ubatuba, por exemplo, muitas das crianças viram o mar pela primeira vez”, comentou o prefeito Eduardo Cesar.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Secretaria de Obras realiza nivelamento de paralelos na Praça Exaltação à Santa Cruz
A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras, está finalizando os serviços de retirada e colocação de paralelos para nivelamento da calçada no entorno da Igreja Exaltação à Santa Cruz, no Centro da cidade.
Os paralelos foram retirados, pois se encontravam em desnível, causando desconforto aos frequentadores da igreja e aos muitos transeuntes que por ali passam diariamente. Além da retirada e colocação dos paralelos para o nivelamento, foram refeitas as caixas de esgotos e tubulações.
A obra surgiu de uma solicitação do pároco Frei Avelar, durante uma reunião junto ao prefeito Eduardo Cesar. Pelo atendimento ao pedido, Frei Avelar agradece ao prefeito e ao secretário de Obras, José Roberto Júnior.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Os paralelos foram retirados, pois se encontravam em desnível, causando desconforto aos frequentadores da igreja e aos muitos transeuntes que por ali passam diariamente. Além da retirada e colocação dos paralelos para o nivelamento, foram refeitas as caixas de esgotos e tubulações.
A obra surgiu de uma solicitação do pároco Frei Avelar, durante uma reunião junto ao prefeito Eduardo Cesar. Pelo atendimento ao pedido, Frei Avelar agradece ao prefeito e ao secretário de Obras, José Roberto Júnior.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Alunos fazem monitoramento de áreas em recuperação na Itamambuca
Alunos da Escola Municipal Honor Figueira, no bairro do Itamambuca e do Curso Técnico de Meio Ambiente da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, realizaram uma atividade de monitoramento das espécies plantadas na área do loteamento de Itamambuca, no último dia 6 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação, que envolveu cerca de 80 crianças, teve como objetivo avaliar as áreas que estão em recuperação há dois anos. Foram avaliados indicadores técnicos como ataque de pragas, alturas das mudas e fitossanidade.
Cerca de 40% dos participantes já haviam contribuído com o projeto PRAver ITAMAMBUCA, na ocasião do plantio, há dois anos e 80% já tinham realizado o monitoramento dos 12 meses. Segundo Luis Gustavo, da Agrodrop, que coordenou as atividades, “a criançada abraçou novamente a ideia e trabalhou que nem gente grande”.
Cada aluno levou uma ficha de monitoramento desenvolvida pela Agrodrop e produzida pelas crianças da Oficina de Papel do Projeto Tamar.
A atividade também contou com o acompanhamento dos alunos e professores do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Tancredo, como parte da palestra realizada no dia 05 de junho, em formato de "Dia de Campo" do PRAver ITAMAMBUCA.
Monitoramento
O monitoramento é importante para avaliação do processo de enriquecimento do canteiro, e ao mesmo tempo funciona como atividade educativa e participativa para a comunidade. Na verdade é um eixo transversal do projeto, correspondente à educação ambiental com os alunos da Escola Municipal Honor Figueira, que aprendem e se envolvem literalmente na prática.
São parceiros institucionais do projeto: a Associação Amigos de Itamambuca (SAI), Plano de Gestão Ambiental (PGA) - Itamambuca, Sociedade Amigos e Moradores de Itamambuca (SAMITA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e Brasil Surf Pro - Petrobras. Maiores informações sobre o projeto: www.itamambuca.org.br.
(Fonte: IPEMA / Assessoria de Comunicação-PMU)
Cerca de 40% dos participantes já haviam contribuído com o projeto PRAver ITAMAMBUCA, na ocasião do plantio, há dois anos e 80% já tinham realizado o monitoramento dos 12 meses. Segundo Luis Gustavo, da Agrodrop, que coordenou as atividades, “a criançada abraçou novamente a ideia e trabalhou que nem gente grande”.
Cada aluno levou uma ficha de monitoramento desenvolvida pela Agrodrop e produzida pelas crianças da Oficina de Papel do Projeto Tamar.
A atividade também contou com o acompanhamento dos alunos e professores do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Tancredo, como parte da palestra realizada no dia 05 de junho, em formato de "Dia de Campo" do PRAver ITAMAMBUCA.
Monitoramento
O monitoramento é importante para avaliação do processo de enriquecimento do canteiro, e ao mesmo tempo funciona como atividade educativa e participativa para a comunidade. Na verdade é um eixo transversal do projeto, correspondente à educação ambiental com os alunos da Escola Municipal Honor Figueira, que aprendem e se envolvem literalmente na prática.
São parceiros institucionais do projeto: a Associação Amigos de Itamambuca (SAI), Plano de Gestão Ambiental (PGA) - Itamambuca, Sociedade Amigos e Moradores de Itamambuca (SAMITA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e Brasil Surf Pro - Petrobras. Maiores informações sobre o projeto: www.itamambuca.org.br.
(Fonte: IPEMA / Assessoria de Comunicação-PMU)
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Exposição com objetos do gabinete de Clodovil continua aberta ao público até o fim de julho
A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Instituto Clodovil Hernandes está apresentando a Exposição “Clodovil e o Poder”, no Espaço Cultural Agrício Neri Barbosa.
A exposição foi aberta com um coquetel para convidados na última sexta-feira, 15, quando muitas pessoas estiveram presentes, inclusive equipes de televisão, para prestigiar e conhecer os objetos do ex-deputado ali expostos.
“Esta é a primeira vez que o gabinete do Clodovil é montado. É um privilégio para Ubatuba mais uma vez sair na frente com esta exposição, apresentando o gabinete mais cobiçado do Planalto”, comentou Maurício Petiz, secretário de Cultura e Turismo de Ubatuba e presidente do Instituto Clodovil Hernandes.
Petiz destacou a importância das parcerias para a realização da exposição, como por exemplo, o apoio que vem sendo dado pela Porto Seguro, que está oferecendo toda a parte de monitoramento e alarme no Espaço Cultural Agrício Neri Barbosa. “Este apoio está sendo fundamental para a segurança da exposição e agrega valor ao espaço, possibilitando a vinda de obras importantes para a nossa cidade”, comentou o presidente do Instituto Clodovil Hernandes.
A exposição
Alvo da mídia e curiosidade de todos os brasileiros que visitaram o Congresso Nacional durante seu mandato (02/02/07 a 17/03/09), o Gabinete Parlamentar de Clodovil pela primeira vez desde a sua morte, estará fielmente montado e aberto à visitação pública na cidade. Todo mobiliário, objetos e curiosidades, como a mesa com a escultura de uma serpente, estofados com o Brasão da República, (impugnados no Leilão ocorrido em 12 de abril), todos os seus projetos de lei e objetos de uso pessoal estarão expostos.
A exposição estará aberta ao público até o dia 29 de julho, das 14h às 18h no antigo prédio da Câmara Municipal, na Avenida Iperoig, 214, Centro de Ubatuba. A entrada é gratuita. Mais informações para o público sobre a exposição pelo telefone (12) 3833-9007. Para a imprensa, as informações podem ser obtidas através do e-mail marlipress@gmail.com ou pelos telefones 11-7135-7026 / 11-7896-2070 / ID 9*91998, com Marli Pó.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
A exposição foi aberta com um coquetel para convidados na última sexta-feira, 15, quando muitas pessoas estiveram presentes, inclusive equipes de televisão, para prestigiar e conhecer os objetos do ex-deputado ali expostos.
“Esta é a primeira vez que o gabinete do Clodovil é montado. É um privilégio para Ubatuba mais uma vez sair na frente com esta exposição, apresentando o gabinete mais cobiçado do Planalto”, comentou Maurício Petiz, secretário de Cultura e Turismo de Ubatuba e presidente do Instituto Clodovil Hernandes.
Petiz destacou a importância das parcerias para a realização da exposição, como por exemplo, o apoio que vem sendo dado pela Porto Seguro, que está oferecendo toda a parte de monitoramento e alarme no Espaço Cultural Agrício Neri Barbosa. “Este apoio está sendo fundamental para a segurança da exposição e agrega valor ao espaço, possibilitando a vinda de obras importantes para a nossa cidade”, comentou o presidente do Instituto Clodovil Hernandes.
A exposição
Alvo da mídia e curiosidade de todos os brasileiros que visitaram o Congresso Nacional durante seu mandato (02/02/07 a 17/03/09), o Gabinete Parlamentar de Clodovil pela primeira vez desde a sua morte, estará fielmente montado e aberto à visitação pública na cidade. Todo mobiliário, objetos e curiosidades, como a mesa com a escultura de uma serpente, estofados com o Brasão da República, (impugnados no Leilão ocorrido em 12 de abril), todos os seus projetos de lei e objetos de uso pessoal estarão expostos.
A exposição estará aberta ao público até o dia 29 de julho, das 14h às 18h no antigo prédio da Câmara Municipal, na Avenida Iperoig, 214, Centro de Ubatuba. A entrada é gratuita. Mais informações para o público sobre a exposição pelo telefone (12) 3833-9007. Para a imprensa, as informações podem ser obtidas através do e-mail marlipress@gmail.com ou pelos telefones 11-7135-7026 / 11-7896-2070 / ID 9*91998, com Marli Pó.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Prefeito Eduardo Cesar entrega certificados para profissionais que atuam junto ao SAMU
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar e o secretário de Saúde, Clingel Frota, entregaram na última terça-feira, 19, os certificados do curso de capacitação pelo qual passaram os condutores e técnicos de enfermagem que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ubatuba.
Nove profissionais receberam o certificado deste curso, realizado em Caraguatatuba, extensivo a todos os componentes do SAMU no Litoral Norte, com o objetivo de reciclagem profissional. “É muito importante que os profissionais que atuam no atendimento das emergências estejam muito bem preparados e capacitados. Esta é também uma forma de valorização profissional destas pessoas que trabalham todos os dias com situações extremas”, disse o prefeito Eduardo Cesar.
Desde a implantação do SAMU em Ubatuba, em 2010, já foram realizados 15.550 atendimentos, sendo uma média de 25 ocorrências por dia.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Nove profissionais receberam o certificado deste curso, realizado em Caraguatatuba, extensivo a todos os componentes do SAMU no Litoral Norte, com o objetivo de reciclagem profissional. “É muito importante que os profissionais que atuam no atendimento das emergências estejam muito bem preparados e capacitados. Esta é também uma forma de valorização profissional destas pessoas que trabalham todos os dias com situações extremas”, disse o prefeito Eduardo Cesar.
Desde a implantação do SAMU em Ubatuba, em 2010, já foram realizados 15.550 atendimentos, sendo uma média de 25 ocorrências por dia.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Empresa em Ubatuba constrói bicicletário com pneus velhos
A empresa Sanepav Saneamento Ambiental em Ubatuba, responsável pela coleta de lixo no município, implantou recentemente em seu pátio um bicicletário feito com reuso de pneus velhos e doados para funcionários da empresa. O projeto foi desenvolvido pela orientadora ambiental da empresa, professora Cássia Leitão, com a ajuda de funcionários da própria unidade.
A instalação desse bicicletário faz parte de um trabalho de educação ambiental que vem sendo desenvolvido, através da conscientização da mudanças de hábitos. “Neste sistema, além de sua durabilidade ser maior, o custo é muito baixo, assim ajudando na preservação e colocando o material em reutilização para o homem na natureza”, explica Cássia Leitão.
Conscientização nas escolas
Desde 2005, a Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Sanepav Saneamento Ambiental, vem desenvolvendo um trabalho de educação ambiental junto às crianças, adolescentes e adultos, relativo à destinação dos resíduos sólidos e lixo doméstico. A conscientização é feita por meio de palestras, exibição de vídeos e oficinas que ensinam diversas formas de reutilizar materiais recicláveis em escolas municipais, estaduais e particulares.
As palestras e oficinas são ministradas pela orientadora ambiental, Cássia Leitão que, de maneira lúdica, mostra a necessidade de colocar em prática os três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cássia fala sobre a importância de reciclar, demonstrando o tempo de decomposição de cada material, que pode levar milhões de anos, como é o caso do vidro. Também são mostrados produtos feitos a partir de materiais recicláveis, como a torneira feita de PET e chinelos feitos de pneus.
Apesar da importância da separação do lixo, a ênfase da palestra e das oficinas é para a reutilização dos materiais. Durante a palestra, são dadas várias dicas de como aproveitar as embalagens de produtos industrializados. De forma criativa, garrafas PET viram vasos, pás, porta-trecos, bancos e brinquedos. Após as palestras, as professoras escolhem um objeto para aprender a fazer junto com as crianças.
Adultos também aprendem
As palestras e oficinas também podem ser feitas com adultos, por meio das comunidades e associações de bairro. Cássia explica que, além do benefício para o meio ambiente, os materiais reaproveitados podem gerar renda. “Muitas coisas bonitas e úteis podem ser feitas. Quem tiver interesse, deve entrar em contato com a empresa Sanepav, pelo telefone 3832-5460.”.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
A instalação desse bicicletário faz parte de um trabalho de educação ambiental que vem sendo desenvolvido, através da conscientização da mudanças de hábitos. “Neste sistema, além de sua durabilidade ser maior, o custo é muito baixo, assim ajudando na preservação e colocando o material em reutilização para o homem na natureza”, explica Cássia Leitão.
Conscientização nas escolas
Desde 2005, a Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Sanepav Saneamento Ambiental, vem desenvolvendo um trabalho de educação ambiental junto às crianças, adolescentes e adultos, relativo à destinação dos resíduos sólidos e lixo doméstico. A conscientização é feita por meio de palestras, exibição de vídeos e oficinas que ensinam diversas formas de reutilizar materiais recicláveis em escolas municipais, estaduais e particulares.
As palestras e oficinas são ministradas pela orientadora ambiental, Cássia Leitão que, de maneira lúdica, mostra a necessidade de colocar em prática os três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cássia fala sobre a importância de reciclar, demonstrando o tempo de decomposição de cada material, que pode levar milhões de anos, como é o caso do vidro. Também são mostrados produtos feitos a partir de materiais recicláveis, como a torneira feita de PET e chinelos feitos de pneus.
Apesar da importância da separação do lixo, a ênfase da palestra e das oficinas é para a reutilização dos materiais. Durante a palestra, são dadas várias dicas de como aproveitar as embalagens de produtos industrializados. De forma criativa, garrafas PET viram vasos, pás, porta-trecos, bancos e brinquedos. Após as palestras, as professoras escolhem um objeto para aprender a fazer junto com as crianças.
Adultos também aprendem
As palestras e oficinas também podem ser feitas com adultos, por meio das comunidades e associações de bairro. Cássia explica que, além do benefício para o meio ambiente, os materiais reaproveitados podem gerar renda. “Muitas coisas bonitas e úteis podem ser feitas. Quem tiver interesse, deve entrar em contato com a empresa Sanepav, pelo telefone 3832-5460.”.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Vacinação contra poliomielite é prorrogada em Ubatuba
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba prorrogou até o dia 6 de julho a vacinação contra poliomielite no município. A vacina continuará sendo aplicada em todos os postos de saúde onde há sala de vacinação, sempre das 8 às 17h. Todas as crianças de 0 a 5 anos devem ser vacinadas. A meta é conseguir vacinar 95% das 5.606 crianças com esta faixa etária no município. Os pais devem levar a carteirinha de vacinação da criança à unidade de saúde mais próxima de sua residência.
No último sábado, 16, dia nacional de vacinação contra Poliomielite, 4.339 crianças receberam a dose em Ubatuba, representando 77, 40% da meta a ser atingida.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
No último sábado, 16, dia nacional de vacinação contra Poliomielite, 4.339 crianças receberam a dose em Ubatuba, representando 77, 40% da meta a ser atingida.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Prefeito Eduardo Cesar antecipa 13º salário para julho
A exemplo do que já aconteceu em 2011, o prefeito Eduardo Cesar decidiu antecipar o pagamento do 13º salário para julho. Esta é mais uma ação do prefeito para beneficiar o servidor público. De acordo com Eduardo Cesar, a antecipação do 13º reflete a postura da atual administração em priorizar o bem estar do funcionário. “Se formos pensar que esta é uma prefeitura que no passado já precisou até parcelar o pagamento do salário, conseguimos ver o quanto a nossa administração é benéfica para o funcionalismo”, afirmou o prefeito.
Benefícios para o servidor
Desde o início da administração do prefeito Eduardo Cesar, diversos benefícios foram concedidos para o servidor público. Entre eles estão: redução da jornada de trabalho de 40h para 30h, quando o servidor atingir a idade de 60 anos e a servidora 55 anos; possibilidade ao servidor de ser readaptado de acordo com sua capacidade física; revisão anual da remuneração todo dia 1 de fevereiro, com reajuste nunca inferior à inflação do ano anterior; possibilidade ao servidor de consignar empréstimo através de terceiros; pagamento de quinquênio (5% a cada 5 anos de efetivo serviço); pagamento da sexta parte da remuneração ao completar vinte anos de serviço; pagamento de insalubridade, periculosidade e penosidade, através de perícia realizada pela Medicina do Trabalho; auxílio funeral; licença remunerada por motivo de doença em pessoa da família; licença gestante por 120 dias e liberação para a servidora por uma hora ou dois períodos de 30 minutos para amamentar seu bebê; licença de 60 dias para a servidora que adotar ou obter a guarda de criança com mais de 4 anos e menos de 8 anos e de 30 dias para a servidora que adotar criança com mais de 8 anos; prêmio anual de um salário mínimo vigente ao servidor estável que não tiver mais de cinco faltas no ano; férias de casal de servidores podendo ser gozada ao mesmo tempo; ser facultado ao empregador de converter 1/3 das férias do servidor em pecúnia; incorporação da gratificação; absorção do pagamento do salário dos servidores em licença médica; aumento dos beneficiados com recebimento da cesta básica de 869 para 1474; implantação da CIPA; realização anual da SIPAT; distribuição eficaz do vale transporte; concessão do maior reajuste salarial, acumulado de 42,13%, contra 29% das duas gestões anteriores; individualização do FGTS, possibilitando ao servidor o acesso a este recurso financeiro, que se encontrava bloqueado na Caixa Econômica Federal.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Benefícios para o servidor
Desde o início da administração do prefeito Eduardo Cesar, diversos benefícios foram concedidos para o servidor público. Entre eles estão: redução da jornada de trabalho de 40h para 30h, quando o servidor atingir a idade de 60 anos e a servidora 55 anos; possibilidade ao servidor de ser readaptado de acordo com sua capacidade física; revisão anual da remuneração todo dia 1 de fevereiro, com reajuste nunca inferior à inflação do ano anterior; possibilidade ao servidor de consignar empréstimo através de terceiros; pagamento de quinquênio (5% a cada 5 anos de efetivo serviço); pagamento da sexta parte da remuneração ao completar vinte anos de serviço; pagamento de insalubridade, periculosidade e penosidade, através de perícia realizada pela Medicina do Trabalho; auxílio funeral; licença remunerada por motivo de doença em pessoa da família; licença gestante por 120 dias e liberação para a servidora por uma hora ou dois períodos de 30 minutos para amamentar seu bebê; licença de 60 dias para a servidora que adotar ou obter a guarda de criança com mais de 4 anos e menos de 8 anos e de 30 dias para a servidora que adotar criança com mais de 8 anos; prêmio anual de um salário mínimo vigente ao servidor estável que não tiver mais de cinco faltas no ano; férias de casal de servidores podendo ser gozada ao mesmo tempo; ser facultado ao empregador de converter 1/3 das férias do servidor em pecúnia; incorporação da gratificação; absorção do pagamento do salário dos servidores em licença médica; aumento dos beneficiados com recebimento da cesta básica de 869 para 1474; implantação da CIPA; realização anual da SIPAT; distribuição eficaz do vale transporte; concessão do maior reajuste salarial, acumulado de 42,13%, contra 29% das duas gestões anteriores; individualização do FGTS, possibilitando ao servidor o acesso a este recurso financeiro, que se encontrava bloqueado na Caixa Econômica Federal.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
terça-feira, 19 de junho de 2012
Festival da Paz reúne milhares de pessoas em dois shows na Praça de Eventos de Ubatuba
De acordo com a organização do Festival da Paz de Ubatuba, ocorrido nos últimos dias 15 e 16, o evento reuniu mais de 10 mil pessoas na Praça de Eventos da Avenida Iperoig. O show de André Valadão, no sábado, dia 16, foi o ápice do evento, levantando a multidão que foi prestigiar o grande cantor gospel. Na sexta-feira, dia 15, foi a vez de Paulo César Baruk se apresentar no Festival da Paz.
De acordo com o presidente do Conselho de Pastores de Ubatuba, Kerliab Soares, o evento atraiu todo tipo de público. “Primeiramente agradecemos a Deus por mais essa oportunidade de louvar e adorar Seu Santo nome, junto com o povo desta cidade. Foram mais de 10 mil pessoas presentes, inclusive pessoas não evangélicas dizendo que foi muito bom ver o Pastor André Valadão e o Paulo Cesar Baruk aqui em Ubatuba. Queremos agradecer a todos que nos ajudaram a realizar essa festa, inclusive as Igrejas que estiveram presentes, fazendo ou não parte do Conselho de Pastores de Ubatuba, às pessoas que nos deram todo o suporte na estrutura, aos patrocinadores e a Prefeitura Municipal, que nos deu o apoio fundamental para a realização do evento. Deus tem muito mais para fazer nesta cidade e esta obra está só começando. Juntos vamos cada vez mais declarar que Ubatuba tem a benção do Senhor Jesus sobre ela. Deus abençoe a todos!”
O Festival da Paz é uma realização da parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e o Conselho de Pastores.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
De acordo com o presidente do Conselho de Pastores de Ubatuba, Kerliab Soares, o evento atraiu todo tipo de público. “Primeiramente agradecemos a Deus por mais essa oportunidade de louvar e adorar Seu Santo nome, junto com o povo desta cidade. Foram mais de 10 mil pessoas presentes, inclusive pessoas não evangélicas dizendo que foi muito bom ver o Pastor André Valadão e o Paulo Cesar Baruk aqui em Ubatuba. Queremos agradecer a todos que nos ajudaram a realizar essa festa, inclusive as Igrejas que estiveram presentes, fazendo ou não parte do Conselho de Pastores de Ubatuba, às pessoas que nos deram todo o suporte na estrutura, aos patrocinadores e a Prefeitura Municipal, que nos deu o apoio fundamental para a realização do evento. Deus tem muito mais para fazer nesta cidade e esta obra está só começando. Juntos vamos cada vez mais declarar que Ubatuba tem a benção do Senhor Jesus sobre ela. Deus abençoe a todos!”
O Festival da Paz é uma realização da parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e o Conselho de Pastores.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Ubatuba leva cultura tradicional caiçara ao “Revelando São Paulo Vale do Paraíba”
A Prefeitura de Ubatuba e a Fundart levam manifestações do nosso imaterial do município ao “Revelando São Paulo Vale do Paraíba”, que acontece de 7 a 15 de julho, em São José dos Campos. Artesanato e comidas típicas, além dos grupos de Folia do Divino e de Folia de Reis participarão do grande evento, que recebe a visitação de todo o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
O “Revelando São Paulo” é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura. O encontro é considerado uma vitrine viva das mais diversas manifestações da cultura identitária produzida em diferentes regiões do Estado.
Durante todos os dias do evento, os visitantes poderão conhecer a culinária e o artesanato característicos, além de contar com uma diversificada programação, que inclui apresentações folclóricas e artísticas. Também estão contempladas as devoções, representadas por atividades artísticas de grupos de violeiros, congadas e cortejos. Em todas as edições, serão reafirmados os compromissos com a construção da cultura de Paz e o respeito à diversidade.
(Fonte: Fundart / Assessoria de Comunicação – PMU)
O “Revelando São Paulo” é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura. O encontro é considerado uma vitrine viva das mais diversas manifestações da cultura identitária produzida em diferentes regiões do Estado.
Durante todos os dias do evento, os visitantes poderão conhecer a culinária e o artesanato característicos, além de contar com uma diversificada programação, que inclui apresentações folclóricas e artísticas. Também estão contempladas as devoções, representadas por atividades artísticas de grupos de violeiros, congadas e cortejos. Em todas as edições, serão reafirmados os compromissos com a construção da cultura de Paz e o respeito à diversidade.
(Fonte: Fundart / Assessoria de Comunicação – PMU)
Prefeitura de Ubatuba prossegue com operação tapa-buraco em diversas ruas
A Prefeitura de Ubatuba, através de a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, vem realizando os serviços de tapa-buraco em várias ruas do município. Apesar de o tempo chuvoso ter atrapalhado os serviços, o trabalho continua para oferecer melhores condições de tráfego aos munícipes e visitantes.
Ainda receberão o serviço de tapa-buracos, de acordo com o cronograma da Secretaria de Obras, as seguintes ruas do Centro: Avenida Iperoig (esquina com a Rua Liberdade), Rua Dr. Esteves da Silva, Pires Nobre, Cunhambebe, da Saudade, Cel Ernesto de Oliveira, Mario Gomes, Minas Gerais, Av. Dona Maria Alves (próximo à Praça BIP), Rua Dom João III, Gastão Madeira e Maria Vitória Jean.
Nos bairros Silop e Sumaré, serão contempladas as ruas Baptista de Oliveira, Jango Teixeira e Manoel da Cruz Barbosa. No Itaguá receberão a operação tapa-buracos: Rua Guaicurus, Carlos Drummond de Andrade, Avenida Chico Santos, Rua Milton de Holanda Maia, Avenida Castro Alves, Rodrigues de Abreu e Bernardino Querido. No Parque Vivamar as ruas Goiás, Mar Adriático e Mediterrâneo também receberão o serviço.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Ainda receberão o serviço de tapa-buracos, de acordo com o cronograma da Secretaria de Obras, as seguintes ruas do Centro: Avenida Iperoig (esquina com a Rua Liberdade), Rua Dr. Esteves da Silva, Pires Nobre, Cunhambebe, da Saudade, Cel Ernesto de Oliveira, Mario Gomes, Minas Gerais, Av. Dona Maria Alves (próximo à Praça BIP), Rua Dom João III, Gastão Madeira e Maria Vitória Jean.
Nos bairros Silop e Sumaré, serão contempladas as ruas Baptista de Oliveira, Jango Teixeira e Manoel da Cruz Barbosa. No Itaguá receberão a operação tapa-buracos: Rua Guaicurus, Carlos Drummond de Andrade, Avenida Chico Santos, Rua Milton de Holanda Maia, Avenida Castro Alves, Rodrigues de Abreu e Bernardino Querido. No Parque Vivamar as ruas Goiás, Mar Adriático e Mediterrâneo também receberão o serviço.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Prefeitura leva a moradores da região sul notícias sobre regularização fundiária
O secretário municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado e o vereador Osmar de Souza estiveram na última semana em duas importantes reuniões na região sul de Ubatuba. Ambos os encontros trataram de assuntos relacionados à habitação e regularização urbanística e fundiária.
Na Vila dos Baianos, o secretário foi dar a notícia de que a prefeitura autorizou o direito real de uso de uma área para a construção de 14 casas para remoção de famílias que hoje residem em imóveis que sofrem ação de demolição, por estarem localizadas próximas ao rio, em área de preservação ambiental.
Já na Vila Santana, cerca de 200 moradores estiveram reunidos para ouvir a notícia de que nesta semana a equipe da prefeitura estaria no bairro para começar o levantamento topográfico, passo inicial para o processo de regularização urbanística e fundiária do bairro. Claudinei Salgado falou aos moradores sobre o projeto, no qual constam arborização, área de lazer e outros benefícios. Com a regularização, os bairros podem receber recursos estaduais e federais para a implantação de diversas melhorias requisitadas pela população.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Na Vila dos Baianos, o secretário foi dar a notícia de que a prefeitura autorizou o direito real de uso de uma área para a construção de 14 casas para remoção de famílias que hoje residem em imóveis que sofrem ação de demolição, por estarem localizadas próximas ao rio, em área de preservação ambiental.
Já na Vila Santana, cerca de 200 moradores estiveram reunidos para ouvir a notícia de que nesta semana a equipe da prefeitura estaria no bairro para começar o levantamento topográfico, passo inicial para o processo de regularização urbanística e fundiária do bairro. Claudinei Salgado falou aos moradores sobre o projeto, no qual constam arborização, área de lazer e outros benefícios. Com a regularização, os bairros podem receber recursos estaduais e federais para a implantação de diversas melhorias requisitadas pela população.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Prefeitura de Ubatuba e Fundart realizam Conferência Municipal de Cultura
A Prefeitura de Ubatuba e a Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) realizam nesta quinta-feira, dia 14 de junho, a Pré-Conferência Municipal de Cultura, das 9h às 18h, na Escola Tancredo de Almeida Neves. O evento antecede a Conferência Municipal de Cultura, que acontecerá no dia 21 de junho, às 19h, no auditório da Unitau, no Itaguá.
O objetivo é a adequação às orientações e exigências do Ministério da Cultura, para que a partir do próximo ano Ubatuba possa participar do Sistema Nacional de Cultura, cujos programas atendem aos municípios nas mais diversas áreas culturais. Desta forma, Ubatuba poderá ter favorecido o desenvolvimento nesta área e proporcionar ferramentas para o fortalecimento da cultura no município.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
O objetivo é a adequação às orientações e exigências do Ministério da Cultura, para que a partir do próximo ano Ubatuba possa participar do Sistema Nacional de Cultura, cujos programas atendem aos municípios nas mais diversas áreas culturais. Desta forma, Ubatuba poderá ter favorecido o desenvolvimento nesta área e proporcionar ferramentas para o fortalecimento da cultura no município.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Ubatuba realizou com sucesso mais uma edição do Festival da Cultura Japonesa
Nem mesmo a chuva conseguiu tirar o brilho e o encanto do V Festival da Cultura Japonesa, realizado de 7 a 10 de junho na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig, no centro de Ubatuba. Em 11 barracas, o público presente pôde degustar as delícias da gastronomia japonesa, como o sushi, tempurá, yakissoba, guioza, além de prestigiar atrações culturais e conferir tendas com produtos japoneses. O Festival da Cultura Japonesa destacou as apresentações de “Taiko”, tambores japoneses, que não puderam ser usados na sua total desempenho devido à água da chuva que altera a afinação do tambor.
Além de “Taiko”, o festival ainda contou com apresentações de danças folclóricas e populares, artes marciais, kung fu e show com os cantores Nobuhiro Hirata e Edgar Ishida Odori, Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil e Grupo Mandyusan.
Sucesso, apesar da chuva
“Graças a Deus, a população compareceu em todos os dias e posso destacar o sábado e domingo como excelentes dias, em que a festa esteve no seu clima máximo. As 11 barracas dos colaboradores estavam cheias e todos os shows ocorreram apesar da chuva. A festa envolveu mais de 100 pessoas colaboradorando e gente que se ofereciam para trabalhar por achar o ambiente muito bom”, afirmou o presidente da Anibra (Associação Nipo Brasileira de Ubatuba), Nelson Assai.
O técnico mecânico Daniel Felipe de Souza Santos, morador no bairro do Corcovado, disse que a festa foi maravilhosa em todos os aspectos. “Chovia muito em todos os dias em que estive presente, mas o sorriso e a garra estampada na cara de cada pessoa ali trabalhando era contagiante”.
O Festival da Cultura da Japonesa teve sua primeira edição em 2008, é uma realização da Anibra (Associação Nipo Brasileira de Ubatuba), com apoio da Prefeitura de Ubatuba e Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba).
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Além de “Taiko”, o festival ainda contou com apresentações de danças folclóricas e populares, artes marciais, kung fu e show com os cantores Nobuhiro Hirata e Edgar Ishida Odori, Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil e Grupo Mandyusan.
Sucesso, apesar da chuva
“Graças a Deus, a população compareceu em todos os dias e posso destacar o sábado e domingo como excelentes dias, em que a festa esteve no seu clima máximo. As 11 barracas dos colaboradores estavam cheias e todos os shows ocorreram apesar da chuva. A festa envolveu mais de 100 pessoas colaboradorando e gente que se ofereciam para trabalhar por achar o ambiente muito bom”, afirmou o presidente da Anibra (Associação Nipo Brasileira de Ubatuba), Nelson Assai.
O técnico mecânico Daniel Felipe de Souza Santos, morador no bairro do Corcovado, disse que a festa foi maravilhosa em todos os aspectos. “Chovia muito em todos os dias em que estive presente, mas o sorriso e a garra estampada na cara de cada pessoa ali trabalhando era contagiante”.
O Festival da Cultura da Japonesa teve sua primeira edição em 2008, é uma realização da Anibra (Associação Nipo Brasileira de Ubatuba), com apoio da Prefeitura de Ubatuba e Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba).
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Ubatuba é escolhida para sediar simulado nacional de Defesa Civil
A Prefeitura de Ubatuba realizou na última segunda-feira, 11, a Conferência Municipal de Defesa Civil, que contou com a presença do secretário chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel PM Benedito Roberto Meira. Durante a Conferência, o secretário anunciou a escolha de Ubatuba para a realização do simulado nacional de Defesa Civil, em setembro. O simulado é um exercício em que a população e as entidades de segurança se preparam para agir em casos emergenciais.
Com o tema “Atuando em defesa da vida humana”, o evento reuniu representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Condec de Caraguatatuba e Grupamento dos Bombeiros Marítimos para discutir o sistema municipal de Defesa Civil e ações de prevenção e procedimentos a serem tomados em caso de situações emergenciais.
Ubatuba é exemplo
O Coronel PM Benedito Roberto Meira abriu os trabalhos com uma palestra na qual apresentou a estrutura do Estado no que diz respeito à Defesa Civil, citando diversos exemplos de atuação em casos de desastres, como inundações e deslizamentos e ações no sentido de redução de riscos, recuperação de áreas afetadas, alertas antecipados e avaliação de ameaças.
“Quero parabenizar a iniciativa da Prefeitura de Ubatuba em realizar esta Conferência, que é de suma importância para um município com tantas áreas de risco. Essa preocupação do prefeito e a elaboração do Plano Municipal de Defesa Civil são fundamentais”, observou o secretário chefe da Casa Militar, dizendo que Ubatuba serve de exemplo para outras cidades.
Em seguida, a funcionária da Comtur, Cláudia Paschoal, apresentou um breve resumo da modernização do sistema de Defesa Civil em Ubatuba e seus componentes, explicando como foram realizadas as oito reuniões que antecederam a Pré-Conferência e o papel de cada entidade na elaboração do Plano Municipal.
O secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano, João Paulo Rolim foi o próximo a realizar uma apresentação, abordando o diagnóstico situacional do município. O secretário falou sobre os recursos e ferramentas que Ubatuba dispõe para utilização em casos emergenciais.
Interface com o meio ambiente e bem estar social
Já o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Rafael Ricardi Irineu, ressaltou a interface da Defesa Civil com o meio ambiente, explicando que por vezes a legislação ambiental acaba dificultando as ações da Defesa Civil. O secretário deixou clara a intenção da administração agir sempre dentro da lei, mas pediu aos presentes que sempre seja usado o bom senso quando o assunto é o salvamento de vidas.
Para finalizar o evento, o secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, apresentou as ações do poder público para promover o bem estar social, lembrando que uma das primeiras atitudes do prefeito Eduardo Cesar ao assumir a administração foi o congelamento de áreas irregulares e de risco, freando o crescimento desordenado. Claudinei Salgado mostrou aos presentes o exemplo do bairro Vale do Sol, onde foi implantado o projeto de regularização urbanística e fundiária, beneficiando 212 famílias, entre as quais algumas que viviam em área de risco e serão removidas para um outro local, protegendo a vida das pessoas, que podiam vir a ser vítimas de algum desastre natural.
Por fim, foram aprovadas as propostas de cada eixo temático discutido na Pré-Conferência, para que assim possam ser encaminhadas ao Governo do Estado.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Com o tema “Atuando em defesa da vida humana”, o evento reuniu representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Condec de Caraguatatuba e Grupamento dos Bombeiros Marítimos para discutir o sistema municipal de Defesa Civil e ações de prevenção e procedimentos a serem tomados em caso de situações emergenciais.
Ubatuba é exemplo
O Coronel PM Benedito Roberto Meira abriu os trabalhos com uma palestra na qual apresentou a estrutura do Estado no que diz respeito à Defesa Civil, citando diversos exemplos de atuação em casos de desastres, como inundações e deslizamentos e ações no sentido de redução de riscos, recuperação de áreas afetadas, alertas antecipados e avaliação de ameaças.
“Quero parabenizar a iniciativa da Prefeitura de Ubatuba em realizar esta Conferência, que é de suma importância para um município com tantas áreas de risco. Essa preocupação do prefeito e a elaboração do Plano Municipal de Defesa Civil são fundamentais”, observou o secretário chefe da Casa Militar, dizendo que Ubatuba serve de exemplo para outras cidades.
Em seguida, a funcionária da Comtur, Cláudia Paschoal, apresentou um breve resumo da modernização do sistema de Defesa Civil em Ubatuba e seus componentes, explicando como foram realizadas as oito reuniões que antecederam a Pré-Conferência e o papel de cada entidade na elaboração do Plano Municipal.
O secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano, João Paulo Rolim foi o próximo a realizar uma apresentação, abordando o diagnóstico situacional do município. O secretário falou sobre os recursos e ferramentas que Ubatuba dispõe para utilização em casos emergenciais.
Interface com o meio ambiente e bem estar social
Já o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Rafael Ricardi Irineu, ressaltou a interface da Defesa Civil com o meio ambiente, explicando que por vezes a legislação ambiental acaba dificultando as ações da Defesa Civil. O secretário deixou clara a intenção da administração agir sempre dentro da lei, mas pediu aos presentes que sempre seja usado o bom senso quando o assunto é o salvamento de vidas.
Para finalizar o evento, o secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, apresentou as ações do poder público para promover o bem estar social, lembrando que uma das primeiras atitudes do prefeito Eduardo Cesar ao assumir a administração foi o congelamento de áreas irregulares e de risco, freando o crescimento desordenado. Claudinei Salgado mostrou aos presentes o exemplo do bairro Vale do Sol, onde foi implantado o projeto de regularização urbanística e fundiária, beneficiando 212 famílias, entre as quais algumas que viviam em área de risco e serão removidas para um outro local, protegendo a vida das pessoas, que podiam vir a ser vítimas de algum desastre natural.
Por fim, foram aprovadas as propostas de cada eixo temático discutido na Pré-Conferência, para que assim possam ser encaminhadas ao Governo do Estado.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Projeto Blablablá Posithivo participa de Camarote Solidário na Parada do Orgulho LGBT
O Projeto Blablablá Posithivo esteve presente na 10ª Edição do Camarote Solidário, idealizado por Roseli Tardelli, jornalista e diretora executiva da Agência de notícias da Aids no Brasil /Moçambique, em parceria com o Condomínio Conjunto Nacional.
Para cada convidado foram pedidos 6kg de alimentos, que serão doados para diferentes organizações não governamentais que atendem pessoas com HIV e Aids. Durante o evento realizado na Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de São Paulo foram distribuídas 600 revistas sobre a história do Camarote. Uma apresentação musical da dupla DUOFEL com participação da cantora Klébi Nori animou o evento no Condomínio Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, um prédio da década de 50 e tombado em 2005.
A 10ª edição do Camarote Solidário já recebe centenas de ativistas, artistas, gestores públicos, jornalistas, entre outros convidados. Maria Clara Gianna, coordenadora de DST/Aids do Estado de São Paulo, envolvida com na organização do IX Congresso Nacional de Prevenção de DST/Aids, que acontece em agosto em São Paulo, também esteve presente, assim como a vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antônio.
Da mesma forma, Gil Casimiro, técnico do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, veio de Brasília especialmente para participar das atividades da Parada e marcar presença no Camarote. O Secretário Estadual de Cultura de São Paulo, Marcelo Araújo, esteve pela primeira vez do Camarote Solidário, embora participe desde a primeira Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais de São Paulo).
Ao passar em frente ao Camarote Solidário, no Condomínio Conjunto Nacional, o trio que fechou a Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros) fez uma referência aos 10 anos do Camarote.
Em cima do trio, a coordenadora do Centro de Referência da Diversidade da Prefeitura de São Paulo, Irina Bacci, parabenizou a ação, tendo como resposta aplausos dos participantes da manifestação. Ela disse que o Camarote é uma referência no combate ao preconceito e ao estigma das pessoas vivendo com HIV e Aids.
O 14º e último trio da Parada trouxe uma campanha pela paz e pela valorização das famílias homoafetivas.
Cerca de 700 pessoas compareceram ao evento e Silmara Retti, junto com Sergio Rossi, coordenadores do projeto Blablablá Posithivo, aproveitaram a oportunidade para firmar parcerias e trocar impressões com outros amigos antigos, companheiros de luta e ativistas renomados como Beto Volpe, deputado federal Paulo Teixeira e a diretora teatral Abigail Wimmer. Ao lado de Eduardo Barbosa, coordenador Adjunto do Programa Nacional de DSTAids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, conversaram sobre os novos rumos do projeto Blablablá Posithivo, que pretende unir forças para adquirir uma sede própria. Eduardo Barbosa disse estar interessado em fazer uma visita a Ubatuba para conhecer de perto as atividades do projeto que acompanha e apoia desde o início. Durante o evento, Silmara e Sérgio usaram camisetas customizadas de camisinhas produzidas pelo projeto Blablablá Posithivo.
Ações preventivas do Projeto Blablablá Posithivo
Após a participação do projeto Blablablá Posithivo na 10ª Edição do Camarote Solidário, Silmara Retti e Sergio Rossi distribuíram preservativos e materiais educativos na praça da República, Centro de São Paulo, onde puderam observar de perto o comportamento de alguns grupos e casais que ainda comemoravam a Parada do Orgulho Gay. O projeto Blablablá Posithivo agradece a colaboração de Giorgina Bonfiglioli e Fernando Henrique, que ajudaram a organizar as estratégias de prevenção. Segundo Silmara Retti, foi uma experiência única e intensa, na qual tiveram a oportunidade de aprender a trabalhar com as diversidades e inclusive com o preconceito.
(Fonte: Agência de Notícias da AIDS / Assessoria de Comunicação - PMU)
Para cada convidado foram pedidos 6kg de alimentos, que serão doados para diferentes organizações não governamentais que atendem pessoas com HIV e Aids. Durante o evento realizado na Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de São Paulo foram distribuídas 600 revistas sobre a história do Camarote. Uma apresentação musical da dupla DUOFEL com participação da cantora Klébi Nori animou o evento no Condomínio Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, um prédio da década de 50 e tombado em 2005.
A 10ª edição do Camarote Solidário já recebe centenas de ativistas, artistas, gestores públicos, jornalistas, entre outros convidados. Maria Clara Gianna, coordenadora de DST/Aids do Estado de São Paulo, envolvida com na organização do IX Congresso Nacional de Prevenção de DST/Aids, que acontece em agosto em São Paulo, também esteve presente, assim como a vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antônio.
Da mesma forma, Gil Casimiro, técnico do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, veio de Brasília especialmente para participar das atividades da Parada e marcar presença no Camarote. O Secretário Estadual de Cultura de São Paulo, Marcelo Araújo, esteve pela primeira vez do Camarote Solidário, embora participe desde a primeira Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais de São Paulo).
Ao passar em frente ao Camarote Solidário, no Condomínio Conjunto Nacional, o trio que fechou a Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros) fez uma referência aos 10 anos do Camarote.
Em cima do trio, a coordenadora do Centro de Referência da Diversidade da Prefeitura de São Paulo, Irina Bacci, parabenizou a ação, tendo como resposta aplausos dos participantes da manifestação. Ela disse que o Camarote é uma referência no combate ao preconceito e ao estigma das pessoas vivendo com HIV e Aids.
O 14º e último trio da Parada trouxe uma campanha pela paz e pela valorização das famílias homoafetivas.
Cerca de 700 pessoas compareceram ao evento e Silmara Retti, junto com Sergio Rossi, coordenadores do projeto Blablablá Posithivo, aproveitaram a oportunidade para firmar parcerias e trocar impressões com outros amigos antigos, companheiros de luta e ativistas renomados como Beto Volpe, deputado federal Paulo Teixeira e a diretora teatral Abigail Wimmer. Ao lado de Eduardo Barbosa, coordenador Adjunto do Programa Nacional de DSTAids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, conversaram sobre os novos rumos do projeto Blablablá Posithivo, que pretende unir forças para adquirir uma sede própria. Eduardo Barbosa disse estar interessado em fazer uma visita a Ubatuba para conhecer de perto as atividades do projeto que acompanha e apoia desde o início. Durante o evento, Silmara e Sérgio usaram camisetas customizadas de camisinhas produzidas pelo projeto Blablablá Posithivo.
Ações preventivas do Projeto Blablablá Posithivo
Após a participação do projeto Blablablá Posithivo na 10ª Edição do Camarote Solidário, Silmara Retti e Sergio Rossi distribuíram preservativos e materiais educativos na praça da República, Centro de São Paulo, onde puderam observar de perto o comportamento de alguns grupos e casais que ainda comemoravam a Parada do Orgulho Gay. O projeto Blablablá Posithivo agradece a colaboração de Giorgina Bonfiglioli e Fernando Henrique, que ajudaram a organizar as estratégias de prevenção. Segundo Silmara Retti, foi uma experiência única e intensa, na qual tiveram a oportunidade de aprender a trabalhar com as diversidades e inclusive com o preconceito.
(Fonte: Agência de Notícias da AIDS / Assessoria de Comunicação - PMU)
Câmara aprova Projeto de Lei do Executivo que regulamenta a regularização urbanística e fundiária em Ubatuba
Foi aprovado na última sessão da Câmara Municipal de Ubatuba, com apenas um voto contrário do vereador José Americano, um projeto de lei que vai beneficiar os moradores de áreas que estão ou vão entrar em processo de regularização urbanística e fundiária no município.
O Projeto de Lei do Executivo regulamenta a regularização urbanística e fundiária em Ubatuba, oferecendo maior agilidade na conclusão do processo e consequentemente no fornecimento de serviços públicos, como energia elétrica, água tratada e atendimento pelos Correios, melhorando a qualidade de vida da população.
Até então, todos os procedimentos realizados pela Prefeitura de Ubatuba eram fundamentados na lei federal 11.977/09, que dá diretrizes para a regularização urbanística e fundiária. A partir de agora, o município passa a ter legislação própria, o que agilizará os procedimentos, adequando-os para a realidade local.
Um dos destaques do Projeto de Lei é o artigo que trata das ruas localizadas em área de interesse social em processo de regularização. Estas passam a ser oficializadas por decreto do Executivo para fins de implantação de infraestrutura urbana, não necessitando a espera por trâmites burocráticos.
Outra novidade é que a lei cria um órgão técnico capacitado, previsto na lei federal, para o licenciamento ambiental municipal necessário para o processo de regularização de áreas de interesse social, outro fator que promove a agilidade no processo, beneficiando diretamente os moradores das áreas em questão.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Até então, todos os procedimentos realizados pela Prefeitura de Ubatuba eram fundamentados na lei federal 11.977/09, que dá diretrizes para a regularização urbanística e fundiária. A partir de agora, o município passa a ter legislação própria, o que agilizará os procedimentos, adequando-os para a realidade local.
Um dos destaques do Projeto de Lei é o artigo que trata das ruas localizadas em área de interesse social em processo de regularização. Estas passam a ser oficializadas por decreto do Executivo para fins de implantação de infraestrutura urbana, não necessitando a espera por trâmites burocráticos.
Outra novidade é que a lei cria um órgão técnico capacitado, previsto na lei federal, para o licenciamento ambiental municipal necessário para o processo de regularização de áreas de interesse social, outro fator que promove a agilidade no processo, beneficiando diretamente os moradores das áreas em questão.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
sexta-feira, 8 de junho de 2012
Na sexta-feira, 8, Prefeitura de Ubatuba terá ponto facultativo
A Prefeitura de Ubatuba decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira, 8 de junho, em virtude do feriado de Corpus Christi celebrado na quinta-feira, 7. Durante o feriado prolongado a Unidade de Pronto-Atendimento, no bairro do Ipiranguinha, funcionará das 7 às 19 horas. Na Maranduba, o Pronto-Atendimento atenderá 24 horas. Os demais de postos de atendimento nos bairros estarão fechados durante o feriado e voltam a funcionar na segunda-feira, 11. O serviço de coleta de lixo funcionará normalmente durante o feriado. As unidades administrativas da Prefeitura retomam suas atividades na segunda-feira, 11.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
quarta-feira, 6 de junho de 2012
V Festival da Cultura Japonesa começa nesta quinta-feira, 7, em Ubatuba
O V Festival da Cultura Japonesa em Ubatuba terá início nesta quinta-feira, 7, e será realizado na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig, até o dia 10 de junho, sempre a partir das 19h. O evento oferecerá ao público as delícias da gastronomia japonesa, como sushi, tempurá, yakissoba, guioza, entre outros, além de atrações culturais e tendas com produtos japoneses.
Em suas atrações culturais, o Festival destaca as apresentações de “Taiko”, grandes tambores japoneses usados para expressar sentimentos, como alegria, ira, tristeza ou prazer. Também acontecerão apresentações de danças folclóricas e populares, além de artes marciais, como kung fu.
O Festival da Cultura da Japonesa, que teve sua primeira edição em 2008, é uma realização da Anibra (Associação Nipo Brasileira de Ubatuba), com apoio da Prefeitura de Ubatuba e Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba).
Confira a programação:
07/06 – Quinta-feira
19h – Abertura – Lira Padre Anchieta
20h – Cantor Nobuhiro Hirata
20h30 – Taiko – Grupos de Ubatuba e Taubaté
21h - Cantor Nobuhiro Hirata
08/06 – Sexta-feira
19h - Cantor Nobuhiro Hirata
20h – Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil
21h - Cantor Nobuhiro Hirata
09/06 - Sábado
19h – kung fu
20 h - Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil
21h – Cantor Edgar Ishida
10/06 - Domingo
17h30 - Cantor Edgar Ishida
18h – Dança – Grupo Mandyusan
18h30 - Odori
19h – Ginástica
20h - Cantor Edgar Ishida
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
O Festival da Cultura da Japonesa, que teve sua primeira edição em 2008, é uma realização da Anibra (Associação Nipo Brasileira de Ubatuba), com apoio da Prefeitura de Ubatuba e Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba).
Confira a programação:
07/06 – Quinta-feira
19h – Abertura – Lira Padre Anchieta
20h – Cantor Nobuhiro Hirata
20h30 – Taiko – Grupos de Ubatuba e Taubaté
21h - Cantor Nobuhiro Hirata
08/06 – Sexta-feira
19h - Cantor Nobuhiro Hirata
20h – Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil
21h - Cantor Nobuhiro Hirata
09/06 - Sábado
19h – kung fu
20 h - Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil
21h – Cantor Edgar Ishida
10/06 - Domingo
17h30 - Cantor Edgar Ishida
18h – Dança – Grupo Mandyusan
18h30 - Odori
19h – Ginástica
20h - Cantor Edgar Ishida
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Mutirão de limpeza “Remando pelo Indaiá” recolhe quase uma tonelada de lixo
Parte da programação do III Festival da Mata Atlântica de Ubatuba, aconteceu no último sábado, 2, um mutirão de limpeza na praia do Perequê-Açu e Rio Indaiá, realizado pela Prefeitura de Ubatuba, AUS, APA-LN, Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar, ETEC Paula Souza e Fundação Florestal.
Surfistas e praticantes de Stand Up Paddle participaram da ação, retirando resíduos sólidos inertes que margeiam e flutuam nas águas do Rio Indaiá, em seu trecho mais próximo à foz. Mais de 70 participantes recolheram cerca de 15 sacos de 60 litros (aproximadamente 900 kg), contendo os mais diferentes tipos de lixo e microlixos, como pontas de cigarro e pedaços de isopor que estavam jogados na praia e no rio. Os proprietários de quiosques também participaram da ação, recebendo informações sobre a necessidade de proteger o meio ambiente.
De acordo com os organizadores, a atividade não garante a qualidade daquelas águas, mas chama a atenção para a necessidade de gestão dos recursos hídricos, especialmente estes mais próximos à praia, que não só interferem na natureza, mas também na economia do município.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Surfistas e praticantes de Stand Up Paddle participaram da ação, retirando resíduos sólidos inertes que margeiam e flutuam nas águas do Rio Indaiá, em seu trecho mais próximo à foz. Mais de 70 participantes recolheram cerca de 15 sacos de 60 litros (aproximadamente 900 kg), contendo os mais diferentes tipos de lixo e microlixos, como pontas de cigarro e pedaços de isopor que estavam jogados na praia e no rio. Os proprietários de quiosques também participaram da ação, recebendo informações sobre a necessidade de proteger o meio ambiente.
De acordo com os organizadores, a atividade não garante a qualidade daquelas águas, mas chama a atenção para a necessidade de gestão dos recursos hídricos, especialmente estes mais próximos à praia, que não só interferem na natureza, mas também na economia do município.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Publicação sobre Ubatuba faz sucesso e já está em sua segunda edição
Através de uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e a “Roteiro BR”, publicação especializada na publicidade de roteiros turísticos, foi lançado o “Roteiro BR Ubatuba o Ano Inteiro”, que em seis meses já está em sua segunda tiragem, somando 50 mil exemplares.
No mercado há mais de 5 anos , a Roteiro BR, com versão em português e inglês, vem se destacando na mídia impressa nas ações de promoção do trade turístico, sendo o seu conteúdo de 70% institucional e 30% comercial. Sua ampla distribuição é o grande diferencial, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiânia e Distrito Federal.
“Estamos nos preparando para receber uma Copa do Mundo, um evento muito importante e principalmente com uma mídia muito forte, que mostrará todo potencial que temos para atender o turista do mundo todo. Neste trajeto de preparativos nós da empresa RoteiroBR estamos organizando quais as cidades com potencial para atender com qualidade esses visitantes, e temos certeza que Ubatuba será um destino de grande destaque e uma das principais a ser adequada para este grande evento”, considerou Malu Ribeiro, do departamento comercial da Roteiro BR.
Ubatuba convidada para participar de ação de marketing
A Roteiro BR foi convidada a participar de uma ação de marketing nas 90 lojas das livrarias Saraiva e Siciliano em todo Brasil, através de mesas temáticas “Guias de Viagem” entre os dias 15 de junho a 31 julho.
Foram selecionados cinco títulos para esta promoção e Ubatuba está entre eles, graças ao sucesso da cidade como destino turístico. O “Roteiro BR Ubatuba o Ano Inteiro” traz o melhor da cidade para todos os gostos: passeios, praias, trilhas, cachoeiras, história, cultura, calendário de eventos, gastronomia, opções de diversão noturna, compras, esportes e lazer, além dos melhores hotéis e pousadas, telefones úteis e dicas.
De acordo com Malu Ribeiro, “Ubatuba foi escolhida para participar desta promoção devido ao seu potencial turístico e esta escolha foi feita por análise da maior rede de livrarias do Brasil: a Saraiva e Siciliano. Esta escolha vem a ser uma resposta à cidade sobre sua estrutura turística, receptividade e qualidade e principalmente sua organização em relação a exploração de um turismo diferenciado, englobando o turismo esportivo, atrações, eventos, melhor idade, aventura, gastronomia e história. Isto é fundamental quando falamos de diversidade de atrativos, e mais, uma cidade que sabe explorar e muito bem suas belezas naturais”.
(Fonte: Assessoria de Comunição – PMU)
No mercado há mais de 5 anos , a Roteiro BR, com versão em português e inglês, vem se destacando na mídia impressa nas ações de promoção do trade turístico, sendo o seu conteúdo de 70% institucional e 30% comercial. Sua ampla distribuição é o grande diferencial, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiânia e Distrito Federal.
“Estamos nos preparando para receber uma Copa do Mundo, um evento muito importante e principalmente com uma mídia muito forte, que mostrará todo potencial que temos para atender o turista do mundo todo. Neste trajeto de preparativos nós da empresa RoteiroBR estamos organizando quais as cidades com potencial para atender com qualidade esses visitantes, e temos certeza que Ubatuba será um destino de grande destaque e uma das principais a ser adequada para este grande evento”, considerou Malu Ribeiro, do departamento comercial da Roteiro BR.
Ubatuba convidada para participar de ação de marketing
A Roteiro BR foi convidada a participar de uma ação de marketing nas 90 lojas das livrarias Saraiva e Siciliano em todo Brasil, através de mesas temáticas “Guias de Viagem” entre os dias 15 de junho a 31 julho.
Foram selecionados cinco títulos para esta promoção e Ubatuba está entre eles, graças ao sucesso da cidade como destino turístico. O “Roteiro BR Ubatuba o Ano Inteiro” traz o melhor da cidade para todos os gostos: passeios, praias, trilhas, cachoeiras, história, cultura, calendário de eventos, gastronomia, opções de diversão noturna, compras, esportes e lazer, além dos melhores hotéis e pousadas, telefones úteis e dicas.
De acordo com Malu Ribeiro, “Ubatuba foi escolhida para participar desta promoção devido ao seu potencial turístico e esta escolha foi feita por análise da maior rede de livrarias do Brasil: a Saraiva e Siciliano. Esta escolha vem a ser uma resposta à cidade sobre sua estrutura turística, receptividade e qualidade e principalmente sua organização em relação a exploração de um turismo diferenciado, englobando o turismo esportivo, atrações, eventos, melhor idade, aventura, gastronomia e história. Isto é fundamental quando falamos de diversidade de atrativos, e mais, uma cidade que sabe explorar e muito bem suas belezas naturais”.
(Fonte: Assessoria de Comunição – PMU)
terça-feira, 5 de junho de 2012
Festival da Mata Atlântica de Ubatuba terá caminhada ecológica nesta terça-feira
Dando continuidade às atividades do III Festival da Mata Atlântica, que entra em sua última semana, acontece nesta terça-feira, 5, a caminhada ecológica da EMEI Idalina Graça. A caminhada vai acontecer a partir das 9h, com saída da escola, na Avenida Rio Grande do Sul, 157. O público alvo são os pais, alunos, comunidade escolar, população em geral. A caminhada é um dos pontos mais importantes do projeto da EMEI Idalina Graça que visa à conscientização e realização da coleta seletiva e a preservação ambiental.
Também nesta terça-feira, acontece o Encontro Ambiental, com exposição de todos os parceiros envolvidos no Festival, doação de mudas, sementes, materiais informativos, oficina de papel reciclado, entre outras atividades. O Encontro Ambiental acontecerá no Calçadão da Av. Maria Alves, das 10h às 14h.
O III Festival da Mata Atlântica de Ubatuba segue até o dia 9 de junho e nesta semana ainda haverá uma vasta programação com atividades como trilha fluvial, ação ambiental, contação de histórias, sarau, limpeza de praia, palestras, entre outras.
Confira a programação da semana e participe!
05/06 (Terça-feira):
Atividade: Encontro Ambiental - Exposição de todos os parceiros, doação de mudas, sementes, materiais informativos, oficina de papel reciclado, entre outras atividades.
Local: Calçadão
Horário: das 10h às 14h
Público Alvo: População em geral
Instituição: EMEI Idalina Graça
Atividade: Caminhada Ecológica
Saída: Av. Rio Grande do Sul, 157
Ponto de Encontro: Calçadão
Horário: 9h saída da Escola
Público Alvo: Pais, alunos, comunidade escolar, população em geral.
Resumo: A caminhada é um dos pontos mais importantes do projeto da EMEI Idalina Graça que visa à importância da conscientização e realização da coleta seletiva e a preservação ambiental.
Instituição: PESM- Núcleo Picinguaba
Atividade: Trilha Fluvial
Local: Centro de Visitantes da Praia da Fazenda
Horário: Turma I das 9h às 12h, Turma II das 14h às 17 h.
Parceiros: Escola Gaia.
Público Alvo: acima de 6 anos
Instituição: PESM- Núcleo Picinguaba
Atividade: Trilha Saco das taquaras (Costão Rochoso) estudo do meio e Palestra O meio ambiente quer você por inteiro
Local: Praia da Fazenda
Horário: 8 h.
Parceiros: Secretaria da Educação e Centro Educacional GAIA
Público Alvo: Escolas Municipais da cidade de Ubatuba.
Instituição: Projeto Tamar
Atividade: Cine Club Especial: Dias de Caiçara
Local: Centro de Visitantes do Projeto Tamar
Horário: 20h
Parceiros: Celebreiros
Público em geral. Visitante do Tamar. Moradores de Ubatuba cadastrados não pagam. Caso contrário, devem levar carteira de identidade, título de eleitor ou holerite de trabalho para efetuar o cadastro.
Instituição: Secretaria Municipal de Educação
Atividade: Ação Ambiental – todas as unidades escolares municipais desenvolverão uma ação ambiental propondo debate a comunidade do entorno.
Local: Escolas Municipais de Ensino Fundamental
Horário: Período Letivo
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental e Comunidade Próxima
Secretaria Municipal de Educação
III Seminário Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente de Ubatuba
Local: EM Presidente Tancredo de Almeida Neves
Público alvo: Estudantil - infantil e juvenil das escolas municipais de Ubatuba
06/06 (Quarta-feira):
Instituição: Secretaria Municipal de Educação
Atividade: Contação de Histórias com a Professora Mariza Taguada com temas relacionados a Mata Atlântica: O Tangará Dançador , O Desafabo do Bicho-Preguiça, O Causo do Curupira e A Lenda do Guapuruvu.
Local: EM Olga Ribas de A. Gil
Horário: das 8h às 11 h.
Parceiros: FUNDART
Público Alvo: Alunos do ensino fundamental.
Instituição: Escola Waldorf Jardim Primavera
Atividade: Sarau de Outono - Poesias, arte e música, com a temática ambiental e regional
Local: Restaurante e Pizzaria Orégano
Horário: A partir das 20h
Público Alvo: Público em geral
Instituições: Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar
Instituições parceiras: APA Marinha LN, Cooperativa Educacional de Ubatuba, Instituto Argonauta, SANEPAV e Y3M Estação de Reciclagem.
Atividade: Limpeza de Praia.
Local: Praia do Itaguá.
Horário: das 8h às 12h
Público alvo: Alunos da Cooperativa Educacional de Ubatuba e Escola Municipal Altimira e população em geral.
Instituição: Agrodrop e PGA - Itamambuca
Atividade: Monitoramento de 24 meses do Projeto de Enriquecimento Ecológico em Itamambuca
Local: Trecho par do canteiro central da Avenida Itamambuca. Loteamento Praia de Itamambuca.
Horário: 10h
Parceiros: Escola Municipal Honor Figueira; Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves; Associação amigos de Itamambuca – SAI, Associação Ubatuba de Surf - AUS e Sociedade Amigos e Moradores de Itamambuca - SAMITA
Público Alvo: Alunos da Escola Honor Figueira (responsáveis pelo plantio em 2010 e Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Tancredo
07/06 (Quinta-feira):
Instituições: Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar
Atividade: Palestra Tamara, Marina e Laura Klink
Local: Aquário de Ubatuba
Horário: 17:30 h.
Parceiros: Instituto Argonauta
Público Alvo: Estudantes, crianças, ambientalistas e público em geral.
08/06 (Sexta-feira):
Instituição: Projeto Tamar
Cine Club Especial: Winter – filme é inspirado na impressionante história real de um corajoso golfinho e da compaixão de estranhos que se uniram para salvar sua vida.
Local: Espaço Cultural do Projeto Tamar
Horário: 20h
Parceiros: Celebreiros
Público Alvo: Público em geral. Visitante do Tamar. Moradores de Ubatuba cadastrados não pagam. Caso contrário, devem levar carteira de identidade, título de eleitor ou holerite de trabalho para efetuar o cadastro.
Instituição: Projeto Tamar
Teatro de Fantoche FlorestAMar
Local: Espaço Cultural do Projeto Tamar
Horário: 18h
Parceiros: Grupo Pro-Fauna
Público Alvo: Público em geral. Visitante do Tamar. Moradores de Ubatuba cadastrados não pagam. Caso contrário, devem levar carteira de identidade, título de eleitor ou holerite de trabalho para efetuar o cadastro.
Instituição: PESM- Núcleo Picinguaba
Atividade: Biolúdica: Contação de histórias na Praia da fazenda com seqüência de trilha para o saco das taquaras para a interpretação do costão rochoso. As pessoas deverão vestir de bermuda e tênis, trazer capa de chuva.
Local: Centro de Visitantes da Praia da Fazenda
Horário: Turma I 9 às 12h, Turma II 14 às 17 h
Público Alvo: Livre
Instituições: Aquário de Ubatuba, Projeto TAMAR e APA Marinha LN.
Instituições Parceiras: Instituto Argonauta, SANEPAV e Y3M Estação de Reciclagem.
Atividade: Limpeza Sub da área do Caizão e costeiro ao entorno
Local: Caizão e Costeira
Data: 08/06
Horário: 09h
Público Alvo: Mergulhadores e Público em geral
Informações: Entrar em contato com as instituições para participar.
Instituições: Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar, APA Marinha LN e Instituto Argonauta
Atividade: Ciclo de Palestras Dia dos Oceanos
Local: Aquário de Ubatuba
Horário: Início 19h
Resumo: Sra. Maria Cecília Wey de Brito – Secretaria Geral do WWF Brasil = Palestra: Biodiversidade Marinha
Sra. Lucila Pinsard Viana - Gestora da APA Marinha Litoral Norte = Palestra Área de Proteção Ambiental Marinha
Público Alvo: Estudantes das áreas afins e Público em geral
Informações: Aberta para os visitantes do Aquário de Ubatuba, gratuito sob agendamento.
09/06 (Sábado):
Show do cantor Luis Perequê.
Instituição: Projeto Tamar
Encerramento e confraternização do III Festival da Mata Atlântica
Local: Centro de Visitantes do Projeto Tamar
Horário: 19h às 22h
Público Alvo: Público em geral. Visitante do Tamar. Moradores de Ubatuba cadastrados não pagam. Caso contrário, devem levar carteira de identidade, título de eleitor ou holerite de trabalho para efetuar o cadastro.
Também nesta terça-feira, acontece o Encontro Ambiental, com exposição de todos os parceiros envolvidos no Festival, doação de mudas, sementes, materiais informativos, oficina de papel reciclado, entre outras atividades. O Encontro Ambiental acontecerá no Calçadão da Av. Maria Alves, das 10h às 14h.
O III Festival da Mata Atlântica de Ubatuba segue até o dia 9 de junho e nesta semana ainda haverá uma vasta programação com atividades como trilha fluvial, ação ambiental, contação de histórias, sarau, limpeza de praia, palestras, entre outras.
Confira a programação da semana e participe!
05/06 (Terça-feira):
Atividade: Encontro Ambiental - Exposição de todos os parceiros, doação de mudas, sementes, materiais informativos, oficina de papel reciclado, entre outras atividades.
Local: Calçadão
Horário: das 10h às 14h
Público Alvo: População em geral
Instituição: EMEI Idalina Graça
Atividade: Caminhada Ecológica
Saída: Av. Rio Grande do Sul, 157
Ponto de Encontro: Calçadão
Horário: 9h saída da Escola
Público Alvo: Pais, alunos, comunidade escolar, população em geral.
Resumo: A caminhada é um dos pontos mais importantes do projeto da EMEI Idalina Graça que visa à importância da conscientização e realização da coleta seletiva e a preservação ambiental.
Instituição: PESM- Núcleo Picinguaba
Atividade: Trilha Fluvial
Local: Centro de Visitantes da Praia da Fazenda
Horário: Turma I das 9h às 12h, Turma II das 14h às 17 h.
Parceiros: Escola Gaia.
Público Alvo: acima de 6 anos
Instituição: PESM- Núcleo Picinguaba
Atividade: Trilha Saco das taquaras (Costão Rochoso) estudo do meio e Palestra O meio ambiente quer você por inteiro
Local: Praia da Fazenda
Horário: 8 h.
Parceiros: Secretaria da Educação e Centro Educacional GAIA
Público Alvo: Escolas Municipais da cidade de Ubatuba.
Instituição: Projeto Tamar
Atividade: Cine Club Especial: Dias de Caiçara
Local: Centro de Visitantes do Projeto Tamar
Horário: 20h
Parceiros: Celebreiros
Público em geral. Visitante do Tamar. Moradores de Ubatuba cadastrados não pagam. Caso contrário, devem levar carteira de identidade, título de eleitor ou holerite de trabalho para efetuar o cadastro.
Instituição: Secretaria Municipal de Educação
Atividade: Ação Ambiental – todas as unidades escolares municipais desenvolverão uma ação ambiental propondo debate a comunidade do entorno.
Local: Escolas Municipais de Ensino Fundamental
Horário: Período Letivo
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental e Comunidade Próxima
Secretaria Municipal de Educação
III Seminário Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente de Ubatuba
Local: EM Presidente Tancredo de Almeida Neves
Público alvo: Estudantil - infantil e juvenil das escolas municipais de Ubatuba
06/06 (Quarta-feira):
Instituição: Secretaria Municipal de Educação
Atividade: Contação de Histórias com a Professora Mariza Taguada com temas relacionados a Mata Atlântica: O Tangará Dançador , O Desafabo do Bicho-Preguiça, O Causo do Curupira e A Lenda do Guapuruvu.
Local: EM Olga Ribas de A. Gil
Horário: das 8h às 11 h.
Parceiros: FUNDART
Público Alvo: Alunos do ensino fundamental.
Instituição: Escola Waldorf Jardim Primavera
Atividade: Sarau de Outono - Poesias, arte e música, com a temática ambiental e regional
Local: Restaurante e Pizzaria Orégano
Horário: A partir das 20h
Público Alvo: Público em geral
Instituições: Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar
Instituições parceiras: APA Marinha LN, Cooperativa Educacional de Ubatuba, Instituto Argonauta, SANEPAV e Y3M Estação de Reciclagem.
Atividade: Limpeza de Praia.
Local: Praia do Itaguá.
Horário: das 8h às 12h
Público alvo: Alunos da Cooperativa Educacional de Ubatuba e Escola Municipal Altimira e população em geral.
Instituição: Agrodrop e PGA - Itamambuca
Atividade: Monitoramento de 24 meses do Projeto de Enriquecimento Ecológico em Itamambuca
Local: Trecho par do canteiro central da Avenida Itamambuca. Loteamento Praia de Itamambuca.
Horário: 10h
Parceiros: Escola Municipal Honor Figueira; Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves; Associação amigos de Itamambuca – SAI, Associação Ubatuba de Surf - AUS e Sociedade Amigos e Moradores de Itamambuca - SAMITA
Público Alvo: Alunos da Escola Honor Figueira (responsáveis pelo plantio em 2010 e Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Tancredo
07/06 (Quinta-feira):
Instituições: Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar
Atividade: Palestra Tamara, Marina e Laura Klink
Local: Aquário de Ubatuba
Horário: 17:30 h.
Parceiros: Instituto Argonauta
Público Alvo: Estudantes, crianças, ambientalistas e público em geral.
08/06 (Sexta-feira):
Instituição: Projeto Tamar
Cine Club Especial: Winter – filme é inspirado na impressionante história real de um corajoso golfinho e da compaixão de estranhos que se uniram para salvar sua vida.
Local: Espaço Cultural do Projeto Tamar
Horário: 20h
Parceiros: Celebreiros
Público Alvo: Público em geral. Visitante do Tamar. Moradores de Ubatuba cadastrados não pagam. Caso contrário, devem levar carteira de identidade, título de eleitor ou holerite de trabalho para efetuar o cadastro.
Instituição: Projeto Tamar
Teatro de Fantoche FlorestAMar
Local: Espaço Cultural do Projeto Tamar
Horário: 18h
Parceiros: Grupo Pro-Fauna
Público Alvo: Público em geral. Visitante do Tamar. Moradores de Ubatuba cadastrados não pagam. Caso contrário, devem levar carteira de identidade, título de eleitor ou holerite de trabalho para efetuar o cadastro.
Instituição: PESM- Núcleo Picinguaba
Atividade: Biolúdica: Contação de histórias na Praia da fazenda com seqüência de trilha para o saco das taquaras para a interpretação do costão rochoso. As pessoas deverão vestir de bermuda e tênis, trazer capa de chuva.
Local: Centro de Visitantes da Praia da Fazenda
Horário: Turma I 9 às 12h, Turma II 14 às 17 h
Público Alvo: Livre
Instituições: Aquário de Ubatuba, Projeto TAMAR e APA Marinha LN.
Instituições Parceiras: Instituto Argonauta, SANEPAV e Y3M Estação de Reciclagem.
Atividade: Limpeza Sub da área do Caizão e costeiro ao entorno
Local: Caizão e Costeira
Data: 08/06
Horário: 09h
Público Alvo: Mergulhadores e Público em geral
Informações: Entrar em contato com as instituições para participar.
Instituições: Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar, APA Marinha LN e Instituto Argonauta
Atividade: Ciclo de Palestras Dia dos Oceanos
Local: Aquário de Ubatuba
Horário: Início 19h
Resumo: Sra. Maria Cecília Wey de Brito – Secretaria Geral do WWF Brasil = Palestra: Biodiversidade Marinha
Sra. Lucila Pinsard Viana - Gestora da APA Marinha Litoral Norte = Palestra Área de Proteção Ambiental Marinha
Público Alvo: Estudantes das áreas afins e Público em geral
Informações: Aberta para os visitantes do Aquário de Ubatuba, gratuito sob agendamento.
09/06 (Sábado):
Show do cantor Luis Perequê.
Instituição: Projeto Tamar
Encerramento e confraternização do III Festival da Mata Atlântica
Local: Centro de Visitantes do Projeto Tamar
Horário: 19h às 22h
Público Alvo: Público em geral. Visitante do Tamar. Moradores de Ubatuba cadastrados não pagam. Caso contrário, devem levar carteira de identidade, título de eleitor ou holerite de trabalho para efetuar o cadastro.
Ubatuba é o terceiro colocado nos Jogos Regionais do Idoso
A Melhor Idade de Ubatuba ficou com o terceiro lugar na classificação geral dos 16º JORI (Jogos Regionais do Idoso), realizado em Caraguatatuba de 30 de maio a 3 de junho e que contou com a presença de 30 cidades. Ubatuba participou com 83 atletas, disputando 14 modalidades. Agora, os atletas da Melhor Idade de Ubatuba que conquistaram medalhas de ouro e prata disputarão os JEI (Jogos Estaduais do Idoso), que acontecerão de 26 a 30 de junho na cidade de Oswaldo Cruz.
A cidade de São José dos Campos foi a campeã da disputa e o município de São Vicente ficou com o segundo lugar.
“O resultado superou nossas expectativas, sabíamos que conseguiríamos medalhas, mas o terceiro lugar foi uma grande surpresa. Agradecemos o desempenho de todos os atletas e professores que nos acompanharam na disputa”, afirma a coordenadora do projeto Atividade Física e Cidadania da Melhor Idade, Valéria Ferreira de Carvalho.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar e a primeira-dama, Denise Cesar, acompanharam a delegação da cidade na abertura dos Jogos, ocorrida no último dia 31. “Sempre fazemos questão de prestigiar a nossa equipe da Melhor Idade, que desde o início de nossa administração tem recebido total apoio. Ficamos orgulhosos com um resultado tão expressivo e só temos que parabenizar e agradecer por levar o nome de nome de nossa cidade a tantos pódios”, disse o prefeito.
Os resultados foram os seguintes:
- Ouro no buraco masculino com a dupla Sebastião Ferreira de Carvalho e José Luiz Castro
- Ouro no tênis de mesa masculino com o atleta Kurt Ringgenberg
- Ouro na natação com Isabel Rodarte dos Reis (costas), Maria Célia Zambello (costas) e Luis Silveira dos Reis (crawl)
- Ouro na dança de salão com a dupla Wilson Alael Jannuzzelli e Maria Wanda Garcia
- Prata no tênis de mesa com Vera Lúcia de Oliveira Lopes
- Prata na natação com Jacy Cursino de Moura (crawl) e Maria Aparecida Santana (costas)
- Prata no tênis de campo masculino com Joel Nunes e Gert Muller.
- Prata no tênis de campo feminino com Luiza Sallas Parizi Nunes e Celeste Monteiro Cesar
- Bronze no atletismo feminino com Maria Ribeiro Machado
- Bronze para a equipe de voleibol feminino
Outros resultados
Por modalidades, Ubatuba também conseguiu bons resultados. No atletismo feminino (por equipe) ficou com o terceiro lugar. No dominó masculino a Melhor Idade de Ubatuba ficou em quarto lugar. Na modalidade damas/masculino Ubatuba ficou em oitavo lugar. No xadrez feminino Ubatuba ficou em sétimo lugar e no masculino alcançou a oitava colocação. Na natação (por equipe) masculino ficou em oitavo lugar e o feminino em primeiro lugar.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
A cidade de São José dos Campos foi a campeã da disputa e o município de São Vicente ficou com o segundo lugar.
“O resultado superou nossas expectativas, sabíamos que conseguiríamos medalhas, mas o terceiro lugar foi uma grande surpresa. Agradecemos o desempenho de todos os atletas e professores que nos acompanharam na disputa”, afirma a coordenadora do projeto Atividade Física e Cidadania da Melhor Idade, Valéria Ferreira de Carvalho.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar e a primeira-dama, Denise Cesar, acompanharam a delegação da cidade na abertura dos Jogos, ocorrida no último dia 31. “Sempre fazemos questão de prestigiar a nossa equipe da Melhor Idade, que desde o início de nossa administração tem recebido total apoio. Ficamos orgulhosos com um resultado tão expressivo e só temos que parabenizar e agradecer por levar o nome de nome de nossa cidade a tantos pódios”, disse o prefeito.
Os resultados foram os seguintes:
- Ouro no buraco masculino com a dupla Sebastião Ferreira de Carvalho e José Luiz Castro
- Ouro no tênis de mesa masculino com o atleta Kurt Ringgenberg
- Ouro na natação com Isabel Rodarte dos Reis (costas), Maria Célia Zambello (costas) e Luis Silveira dos Reis (crawl)
- Ouro na dança de salão com a dupla Wilson Alael Jannuzzelli e Maria Wanda Garcia
- Prata no tênis de mesa com Vera Lúcia de Oliveira Lopes
- Prata na natação com Jacy Cursino de Moura (crawl) e Maria Aparecida Santana (costas)
- Prata no tênis de campo masculino com Joel Nunes e Gert Muller.
- Prata no tênis de campo feminino com Luiza Sallas Parizi Nunes e Celeste Monteiro Cesar
- Bronze no atletismo feminino com Maria Ribeiro Machado
- Bronze para a equipe de voleibol feminino
Outros resultados
Por modalidades, Ubatuba também conseguiu bons resultados. No atletismo feminino (por equipe) ficou com o terceiro lugar. No dominó masculino a Melhor Idade de Ubatuba ficou em quarto lugar. Na modalidade damas/masculino Ubatuba ficou em oitavo lugar. No xadrez feminino Ubatuba ficou em sétimo lugar e no masculino alcançou a oitava colocação. Na natação (por equipe) masculino ficou em oitavo lugar e o feminino em primeiro lugar.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Campanha do Agasalho em Ubatuba arrecada mais de 6.500 peças
A Campanha do Agasalho 2012, realizada em Ubatuba através do Fundo Social de Solidariedade da prefeitura, conseguiu arrecadar 6.648 peças, sendo 6.554 roupas e 94 pares de calçados.
De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise Cesar, neste ano foram arrecadadas muitas peças em ótimo estado. “Queremos agradecer mais uma vez a solidariedade de quem doou roupas e calçados nesta bonita campanha, que anualmente distribui peças para quem mais precisa”, disse a primeira-dama.
As peças foram doadas em postos de recolhimento, distribuídos em pontos de grande circulação de pessoas e posteriormente foram levadas para a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, encarregada de repassar as peças.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Prefeitura de Ubatuba inicia reforma da Praça BIP
A Secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba iniciou na última semana a reforma da Praça Benedito Inácio Pereira, mais conhecida como Praça BIP, no centro da cidade. Será realizada a reforma de toda a estrutura metálica da praça, que estava bastante comprometida devido ao tempo. Com esta obra a prefeitura atende uma antiga reivindicação de melhorias para o local, já que ali são realizadas as feiras livres aos sábados, além de outras atividades, como aulas de autoescola e vistorias da Polícia Civil.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Prefeitura de Ubatuba entrega novo trator para produtores rurais
Produtores rurais e plantadores de hortas de Ubatuba receberam nesta quarta-feira, 30, mais uma grande benfeitoria da prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa). O prefeito Eduardo Cesar, juntamente com a secretária da Smapa, Valéria Gelli, entregaram um trator zero km que estará à disposição dos produtores para ser utilizado, perante agendamento prévio. Também foram entregues implementos especiais para agricultura orgânica.
Atualmente a Smapa já oferece serviço de preparação e conservação de solo e assistência técnica aos produtores. E o trator entregue hoje é o segundo viabilizado na administração do prefeito Eduardo Cesar.
“Estamos oferecendo aos agricultores mais este trator, que faz parte de muitas outras ações da Secretaria de Agricultura no sentido de dar melhores condições de trabalho aos produtores. Este trator era um sonho antigo que conseguimos realizar. Hoje, estes trabalhadores sabem que podem contar com a prefeitura, através da Smapa e do conhecimento da nossa secretária Valéria Gelli. A pesca e a agricultura nunca tinham recebido tanta atenção e carinho por parte de uma administração”, disse o prefeito, que ressaltou o trabalho com os produtos orgânicos, dizendo que assim estamos pensando nas próximas gerações e tornando Ubatuba referência no respeito ao meio ambiente e sustentabilidade.
O agricultor da região sul de Ubatuba, conhecido como “Seu Cido”, agradeceu pela preocupação da administração em adquirir equipamentos específicos para a agricultura orgânica e que também podem ser utilizados pelos agricultores convencionais.
O vice-prefeito Rui Teixeira Leite e outros secretários municipais também prestigiaram a entrega oficial do novo trator.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
“Estamos oferecendo aos agricultores mais este trator, que faz parte de muitas outras ações da Secretaria de Agricultura no sentido de dar melhores condições de trabalho aos produtores. Este trator era um sonho antigo que conseguimos realizar. Hoje, estes trabalhadores sabem que podem contar com a prefeitura, através da Smapa e do conhecimento da nossa secretária Valéria Gelli. A pesca e a agricultura nunca tinham recebido tanta atenção e carinho por parte de uma administração”, disse o prefeito, que ressaltou o trabalho com os produtos orgânicos, dizendo que assim estamos pensando nas próximas gerações e tornando Ubatuba referência no respeito ao meio ambiente e sustentabilidade.
O agricultor da região sul de Ubatuba, conhecido como “Seu Cido”, agradeceu pela preocupação da administração em adquirir equipamentos específicos para a agricultura orgânica e que também podem ser utilizados pelos agricultores convencionais.
O vice-prefeito Rui Teixeira Leite e outros secretários municipais também prestigiaram a entrega oficial do novo trator.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Prefeitura de Ubatuba inicia reurbanização da orla do Itaguá
A Prefeitura, através da Secretaria de Obras, iniciou recentemente os serviços de reurbanização da Avenida Leovigildo Dias Vieira, via que margeia a orla do Itaguá, um dos principais cartões postais da cidade.
A obra contempla a colocação calçamento em paver em aproximadamente 500 metros, o que vai beneficiar a circulação de pessoas no local, muito utilizado para caminhadas e prática de exercícios físicos. Também serão feitas novas ciclovia e ciclofaixa, pavimentação em asfalto do espaço para estacionamento, canal de drenagem e colocação de mobiliário urbano, com lixeiras, bancos e rampas de acesso.
O profissional autônomo Mariel Fimessi Araújo declarou que devido às irregularidades na calçada, já ocorreram alguns acidentes. “A obra vai valorizar muito este espaço, que é muito procurado por turistas e moradores que gostam de fazer caminhadas e correr a beira mar”, comentou Mariel.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
A obra contempla a colocação calçamento em paver em aproximadamente 500 metros, o que vai beneficiar a circulação de pessoas no local, muito utilizado para caminhadas e prática de exercícios físicos. Também serão feitas novas ciclovia e ciclofaixa, pavimentação em asfalto do espaço para estacionamento, canal de drenagem e colocação de mobiliário urbano, com lixeiras, bancos e rampas de acesso.
O profissional autônomo Mariel Fimessi Araújo declarou que devido às irregularidades na calçada, já ocorreram alguns acidentes. “A obra vai valorizar muito este espaço, que é muito procurado por turistas e moradores que gostam de fazer caminhadas e correr a beira mar”, comentou Mariel.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Secretaria de Obras prossegue com construção de ponte na Maranduba
A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, vem dando prosseguimento a mais uma importante obra: a construção da ponte sobre o Rio Maranduba (conhecida como Ponte do Padre). O perfil metálico da ponte tem 10 metros de comprimento por 24 metros de largura.
Na Rua Sargento Alcides de Oliveira, a Secretaria de Obras está realizando serviços para captação de águas pluviais e pavimentação asfáltica. “Com a nova ponte, os moradores da Maranduba poderão utilizar o local com mais tranquilidade, principalmente os estudantes que voltam da faculdade e moram nas redondezas”, disse o estudante Renato Danilo Souza Santos. “Uma estrutura metálica como essa vai contribuir com a comunidade do bairro e beneficiar todas as pessoas”.
(Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU)
Na Rua Sargento Alcides de Oliveira, a Secretaria de Obras está realizando serviços para captação de águas pluviais e pavimentação asfáltica. “Com a nova ponte, os moradores da Maranduba poderão utilizar o local com mais tranquilidade, principalmente os estudantes que voltam da faculdade e moram nas redondezas”, disse o estudante Renato Danilo Souza Santos. “Uma estrutura metálica como essa vai contribuir com a comunidade do bairro e beneficiar todas as pessoas”.
(Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU)
Copa de Supino em Ubatuba reuniu mais de 100 atletas
A 7ª Copa de Supino Tico Sapão, realizada em Ubatuba no último domingo, 27, reuniu mais de 100 atletas, representando cidades do Vale do Paraíba e do interior de São Paulo. O evento realizado ao lado da Pista de Skate, no centro, foi uma homenagem ao pai da musculação em Ubatuba, João Maria C. Toledo. A Copa Tico Sapão contou com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Esporte e Lazer, União Paulista Atletas de Força, Arbitragem Federados e dos patrocinadores Nutrisport (proprietário Rodrigo), Pousada do Marcão, Opinião Calçados, Imobiliária Gobbo e Ceságua.
As colocações foram as seguintes:
Estreante 1 - Joanilson - 1º lugar
Estreante 2 - Luiz Carlos - 1º lugar
Feminino - Kely Cristina - 1º lugar
Categoria até 70kg - Moizés - 1º lugar
Categoria até 80kg - Tiago Giacomini - 1º lugar
Categoria até 90kg - Alex Cardoso - 1º lugar
Categoria Master - mais de 40 anos - Mazinho - 1º lugar
Categoria até 100kg - Fofão - 1º lugar
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
As colocações foram as seguintes:
Estreante 1 - Joanilson - 1º lugar
Estreante 2 - Luiz Carlos - 1º lugar
Feminino - Kely Cristina - 1º lugar
Categoria até 70kg - Moizés - 1º lugar
Categoria até 80kg - Tiago Giacomini - 1º lugar
Categoria até 90kg - Alex Cardoso - 1º lugar
Categoria Master - mais de 40 anos - Mazinho - 1º lugar
Categoria até 100kg - Fofão - 1º lugar
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Assinar:
Postagens (Atom)