O auditório do teatro do Centro do Professorado de Ubatuba ficou completamente lotado na noite da última sexta-feira, 17, quando aconteceu a abertura da Caravana da Saúde, realizada em parceria com o Projeto Beiramar do Instituto Cultural Barong e o Projeto Blablablá Posithivo.
O evento contou com a presença do vice-prefeito, Rui Teixeira Leite, da secretária de Saúde, Solange Toledo, além de outras autoridades, como o superintendente de Proteação à Saúde, Neilton Nogueira.
Após a bela apresentação dos hinos nacional e de Ubatuba, realizada pelo Sexteto Caiçara, o público presente acompanhou a apresentação de dança de salão da dupla Maria Vanda Garcia e Wilson Januzelli, integrantes do Projeto Atividade Física e Cidadania, da Secretaria de Esporte e Lazer. Em seguida, muita diversão com a performance da Cia Teatral e Circense Aries Marioto. “Este lugar é maravilhoso. Ubatuba é um celeiro de artistas e com certeza neste palco muitos deles se apresentarão”, disse Zi, um dos integrantes da Cia Aries Marioto, sobre o novo Centro do Professorado.
Saúde sexual
Posteriormente, a palestrante Marta Mc Britton falou sobre a “Saúde do Homem”, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, vulnerabilidade, preconceito e sensibilização sobre a prática sexual segura.
A plateia teve a oportunidade de tirar dúvidas e participar ativamente da discussão, após a apresentação de um vídeo informativo. Marta falou também sobre o trabalho do Instituto Cultural Barong, do qual é presidente. “Realizamos um trabalho com comunidades que recebem turistas e como elas lidam com a vulnerabilidade, o que justifica nosso trabalho no litoral. Quero parabenizar Ubatuba por este espaço maravilhoso. Viajamos muito pelo Brasil e é raríssimo encontrarmos um teatro como este, de primeiro mundo”, disse Marta Mc Britton.
O evento contou ainda com a participação da jornalista e editora da Agência de Notícia da AIDS, Roseli Tardelli, criada por ela em 2003. A iniciativa inovadora chegou até a ser premiada pela Unesco em 2005. Roseli também foi apresentadora do programa Roda Viva TV Cultura.
Homenagem
Para finalizar a noite, o cantor e compositor Jorlan Lopes apresentou algumas canções, seguido do grupo DTPK Crew, dança de rua com Insanos Crew , Ubatuba Parkour e MC Tagarela. O grupo DTPK Crew apresentou a música “Guerreira”, composta em homenagem à coordenadora do Projeto Blablablá Posithivo, Silmara Retti. Silmara recebeu uma homenagem pelo trabalho realizado frente ao Projeto, que na ocasião comemorou oito anos de atuação em Ubatuba.
Perequê-Mirim
No dia seguinte, sábado, a Caravana da Saúde teve sua segunda etapa no bairro do Perequê-Mirim: um evento com a participação de profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), da Unir (Unidade de Reabilitação), Controle de Endemias, Fundac e Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento.
Foram oferecidos serviços como aferição de pressão, Unidade Móvel de Saúde Bucal, Unidade Móvel de Saúde da Mulher, cadastro para o cartão SUS, cadastro para castração de animais, informações sobre combate à dengue, massoterapia, distribuição de preservativos, oficina de uso correto dos preservativos masculino e feminino, promovida pela psicóloga do Instituto Cultural Barong, Claudia Regina de Oliveira Barros e seu assistente Ricardo Alexandre Rodrigues, entre outros.
Paralelamente aconteciam atividades de recreação, como jogos, pula-pula, pintura facial e as seguintes apresentações: Parkour Ubatuba, Dança de Rua com Insanos Crew, jogo de skate promovido pela Yesk8 e AM Produções, Capoeira com o grupo Arte Universal, Cia Teatral Circense Aries Marioto, tenda com produtos customizados por Elita Souza e Silmara Retti. Por fim a apresentação dos cantores Etiene Araújo, Jorlan Lopes e DTPK Crew, com os Mcs Tubaína, Dalsin e ND de Guará, que se apresentaram nesta semana no programa “Manos e Minas” da TV Cultura.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Nenhum comentário:
Postar um comentário