A cidade de Ubatuba predominou no quadro de medalhas no último dia da Ginástica Rítmica pela 2ª Divisão, do 77º Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”. As apresentações das equipes aconteceram nesta segunda-feira (21/10) no Colégio Brasilis e as cidades que compuseram o quadro de medalhas foram Cotia e Guararema.
As competições foram divididas entre quatro apresentações individuais com instrumentos e duas por conjunto e contou com a presença de 18 cidades. Do quadro geral de medalhas, Ubatuba conquistou o ouro com 39 pontos, atrás de Cotia que obteve 37 e Guararema com 32. No individual geral Guararema contabilizou 49.55 pontos contra 49 de Ubatuba e 48.45 de Cotia, levando a medalha de ouro. Por conjunto, Pindamonhangaba ficou com a medalha de bronze, 26.30 pontos, Cotia com a prata, com 30.95 e Ubatuba o ouro, com 32.95.
Na competição, a grande vencedora foi a pequena Bianca Yuasa, de apenas 12 anos, que levou 7 medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e uma bronze pelas apresentações individuais, além de uma de cada, no geral. Tímida, ela conta que esta foi a sua primeira apresentação nos Jogos Abertos e que valeu cada minuto de treino. “Faço aulas desde os meus 6 anos e é uma modalidade muito difícil. Estou contente com o meu desempenho”. Ela conta que a Ginástica Rítmica exige muita concentração, flexibilidade e coordenação, principalmente em apresentações por conjunto. “Apesar do nervosismo, conseguimos nos focar e a equipe, no geral, foi muito bem”, explica.
Sobre a equipe ouro, Ubatuba, a técnica Joyce Parada Suguimoto se surpreendeu com a vitória, apesar de o grupo ser bem experiente. Ela conta que as ginastas integram uma academia caseira, familiar, e os treinos são sempre bem pesados, o que exige dedicação intensa. “Estamos em parceria com a prefeitura e todas as ginastas são naturais de Ubatuba, então ganhar o ouro é um privilégio. Estou orgulhosa das minhas meninas”, conclui.
Cotia levou a medalha de prata e contabilizou, no total, sete medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e duas de bronze. “Não levamos todos os primeiros lugares, mas os resultados de cada uma das meninas da equipe nos deixaram com vontade de correr atrás do lugar mais alto do pódio”, relata.
Curiosidade
Um esporte que exige dedicação e os resultados não são imediatos. De acordo com a supervisora da modalidade pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Glicia Maria Belemo, uma ginasta só está realmente preparada depois de cinco anos de treinos intensos. “A melhor idade para começar é aos 10 anos, pela flexibilidade, coordenação corporal e força, pois mescla a Ginástica Artística e o Ballet. Infelizmente o esporte não é muito divulgado e os ginastas nem tão conhecidos, mas aos poucos, participando de competições como os Jogos Abertos, podemos ganhar notoriedade”, explica a supervisora. Como curiosidade, a Ginástica Rítmica é um único esporte feminino.
Confira o quadro de medalhas
Individual Mãos Livres
1º Bianca Yuasa 12,10 pontos Cotia
2º Beatriz Mariano 12,05 pontos Ubatuba
3º Bruna Rocha 11,75 pontos Pindamonhangaba
Individual Bola
1º Claudia Silva 12,80 pontos Guararema
2º Beatriz Mariano 12,30 pontos Ubatuba
3º Bianca Yuasa 11,40 pontos Cotia
Individual Fita
1º Eliani Lobregate 12,60 pontos Americana
2º Bianca Yuasa 12,75 pontos Cotia
3º Kathlin Rodrigues 11,75 pontos Ubatuba
Individual Maças
1º Claudia Silva 13,90 pontos Guararema
2º Kathlin Rodrigues 12,90 pontos Ubatuba
3º Biana Yuasa 12,70 pontos Cotia
Individual Geral
1º Guararema 49,55 pontos
2º Ubatuba 49 pontos
3º Cotia 48,45 pontos
Conjunto Geral
1º Ubatuba 32,95 pontos
2º Cotia 30,95 pontos
3º Pindamonhangaba 26,30 pontos
Geral
1º Ubatuba 39 pontos
2º Cotia 37 pontos
4º Guararema 32 pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário