quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Secretaria de Saúde realiza Campanha de Prevenção à Aids durante e após carnaval.


O Programa DST/AIDS/Hepatites de Ubatuba realizará uma campanha de prevenção à Aids, durante e após o carnaval. O movimento já teve início com a estimulação da conversa sobre o uso da camisinha. Durante todos os dias de carnaval, que em Ubatuba começa no dia 4, sexta-feira, serão distribuídos cerca de 10 mil preservativos e material educativo.


A ação será feita nos principais pontos de concentração de saída dos blocos e na Praça Exaltação à Santa Cruz, onde ocorre o Festival de Marchinhas e o Carnaval Histórico. Os funcionários estarão identificados com camiseta e crachá. No pós-carnaval, será enfatizada a necessidade de se realizar o teste de HIV, sífilis e hepatites para quem não se preveniu em qualquer relação sexual, seja com parceiro casual ou fixo.

A campanha do carnaval de 2011 terá como público-alvo principal as mulheres de 15 a 24 anos, especialmente as de menor escolaridade e menor poder aquisitivo. O público feminino foi escolhido porque a infecção entre as mulheres está em constante crescimento. Apesar de haver mais casos da doença nos homens, essa diferença diminui ao longo dos anos.

Segundo a coordenadora do Programa DST/AIDS/Hepatites de Ubatuba, Marina Gregório, a proposta do Ministério da Saúde é colocar a mulher como protagonista de sua história. “No final da década de 80, a proporção era de cerca de seis casos de Aids no sexo masculino para cada um caso no sexo feminino. Atualmente, esse número está quase equiparado, numa proporção de 1,6 caso em homens para cada 1 em mulheres. Hoje, as mulheres têm mais independência para se cuidar e se prevenir. Queremos estimular isso, cada vez mais.”


O Programa DST/AIDS

O programa é ligado à prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e sua Superintendência de Proteção à Saúde. Neste setor, são desenvolvidos trabalhos de prevenção, atendimento e apoio às pessoas portadoras de HIV/AIDS. Para tanto, a equipe conta com profissionais como psicólogo, assistente social, médico infectologistas. O tratamento para pessoas infectadas também pode ser obtido gratuitamente.
Quem realiza o teste conta com apoio e orientação da equipe técnica do programa antes e depois do resultado. O resultado leva de 20 a 30 dias para ficar pronto e deve ser recolhido no Programa DST/AIDS. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-5353 ou (12) 3833-8580 ramal 219. O programa DST/AIDS está localizado na Av. Rio Grande do Sul, 710.

Modos de transmissão

A Aids pode ser transmitida por meio de relações sexuais anais, vaginais e orais, feitas sem o uso do preservativo. O compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas e a transfusão de sangue infectado também provocam a doença. Mães podem infectar seus filhos, no momento do parto ou na amamentação, se não houver orientações e tratamento adequados.
É bom lembrar que o HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas. “Portanto, nenhuma pessoa soropositiva pode ser alvo de discriminação. Ao contrário, ela deve receber muito carinho e atenção”, esclarece Marina.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário