sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

VI Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba classifica 30 concorrentes.



O VI Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba, promovido pela Fundart e Prefeitura, teve 36 inscrições, das quais foram classificadas 30 para concorrer entre si. As eliminatórias acontecerão na Praça da Matriz, nos dias 3 e 4 de março, para classificar oito composições em cada dia, totalizando de 16 finalistas. A grande final acontecerá no dia 5, sábado de carnaval, de onde sairão cinco premiados.

Em seguida, músicos da Banda Lira Padre Anchieta comandam a festa com o Carnaval Histórico, que se estende durante todas as noites de carnaval. Este ano o Carnaval Histórico vai contar com o Concurso de Fantasias, adulto e infantil, com premiação por voto popular na terça-feira de carnaval, dia 8 de março.

Segundo o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira, o Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba veio para reacender a chama local do tradicional e autêntico carnaval brasileiro. “As marchinhas são uma forma que o povo tem de expressar suas alegrias, tristezas e tudo mais, fazendo dos folguedos, manifestações lúdicas e sadias. O Carnaval Histórico fecha a grande festa onde homens, mulheres, jovens e crianças participam vivamente dessa confraternização sadia e descontraída”, diz Pedro Paulo.

História do Festival

Tudo começou a partir da ideia do falecido folclorista Ney Martins. A primeira edição do evento aconteceu em 2006, na Escola Capitão Deolindo. O sucesso do Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba foi firmado a partir de sua realização no coreto da Praça Matriz, em 2008. Desde então, o Carnaval de Ubatuba começa mais cedo, com marchinhas inéditas de artistas locais e de outras cidades. Na sequência, músicos da Banda Lira Padre Anchieta animam as quatro noites de carnaval com um grande repertório das clássicas marchinhas de carnaval de todos os tempos, mais as marchinhas locais que fizeram história nestes seis anos de realização do festival.

Marchinhas selecionadas e ensaios

Os 30 concorrentes selecionados para o VI Festival de Marchinhas Carnavalescas terão ensaios de 28 de fevereiro a 2 de março. Os ensaios serão realizados no Auditório da Fundart, no Sobradão do Porto.

As 30 composições classificadas foram: Vou cair na folia e Dilma é “Dilmais” (Geraldo Ottoni); Vem cá (Luiz Silveira dos Reis e Isabel Rodarte dos Reis); Carnaval e família e Ai que confusão (Odaury Carneiro); Romeu e Julieta e Lambe Lambe (Julinho Mendes); Marcha da “Seriema” (Hugo Lucas); Velho Carreteiro (Benedito Rocha Da Silva); Homenagem (Jorcelina Baptista De Oliveira); Entre o rabo e o chifre e Consenso caipira (Walter Leme); O meu voto não é titica e Desliguei o meu PC (Paulo Motta); Sonhei com o carnaval... (Luiz Paloma); Depois dos 70 (Cidinha Gil); Sou carnaval (Galvão Frade); O implante e É bambolê no carnaval (Maria Isabel de Souza/João Roberto Piccirilo); Salada de frutos (José Carlos dos Santos/Paulo Cesolli); Boizinho Dourado (Nilfa Jacometti Lima dos Santos); Miau Biau e Cama de prego (Cláudio Marco Jacob); A turma do goró e Enquanto a banda toca (Wagner Luiz da Silva Messias); Mensalão (Riva Oliveira); Tô com o pé na areia (Jayro Bento Rodrigues); O bumbo do Negão (Ostinho); A sogra que vira lobisomem (Eduardo Queiroz); Me faz um bem (Joelma Fátima/Wilson do Cavaco). (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário