terça-feira, 12 de março de 2013

Congresso Estadual de Secretários de Saúde será realizado pela 1ª vez em Ubatuba

Nesta última quinta-feira (07), a cidade de Ubatuba foi escolhida para sediar o 28º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. O evento, que será realizado em 2014, é promovido pelo COSEMS/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo) e tem como objetivo possibilitar que gestores públicos se atualizem sobre as parcerias com outras esferas de governo. Diversos cursos, rodas de conversa e debates são realizados durante o evento, onde também são discutidas as principais políticas do SUS. A escolha aconteceu durante a Assembléia Geral realizada no 27º Congresso, em São Bernardo do Campo. Durante a plenária, também foi definida a nova diretoria da associação e foi aprovada a Carta de São Bernardo do Campo, documento que norteará as principais lutas do COSEMS/SP.



O prefeito Mauricio (PT) esteve pessoalmente representando a vontade da cidade em receber o evento. “Nós efetivamente queremos implantar uma administração voltada para sustentabilidade, e fazer esse desenvolvimento econômico de maneira muito inteligente. A produção de conhecimento, que um evento como esse do COSEMS proporciona, está dentro desse nosso compromisso de agregar novos valores ao município” disse Mauricio em sua apresentação.


A Secretária de saúde de Ubatuba, Ana Emilia Gaspar, que também participava do evento, ficou muito feliz com a escolha, e afirma que vai trabalhar desde já para que o Congresso Estadual em Ubatuba seja inesquecível. A secretária também faz parte da nova diretoria do COSEMS/SP.
A cada congresso, os diretores do COSEMS/SP apresentam um documento que explicita as prioridades e posicionamentos do Conselho. Dentre os 17 compromissos constantes no documento aprovado na última reunião, destaque para luta por maior financiamento do SUS, implantação da Política Nacional de Saúde Mental, fortalecimento das Comissões Intergestores Regionais (CIR), além da assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário