quinta-feira, 28 de março de 2013

Pescadores de Picinguaba recebem carro refrigerado da Petrobrás como compensação de Gasoduto



A Petrobras entregou no último dia 19 de março um carro com caçamba frigorífica à comunidade de Picinguaba, localizada na região Norte do município. O veículo foi repassado aos pescadores locais como compensação aos impactos causados pelo gasoduto, que liga a plataforma de Mexilhão à Unidade Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba.


Por solicitação do órgão licenciador, em 2008, a Petrobras realizou a “Caracterização das comunidades pesqueiras de baixa mobilidade do litoral norte do estado de São Paulo”. Esse estudo complementar realizou o levantamento de embarcações e equipes de pescadores artesanais que acessavam os recursos pesqueiros na área prevista para instalação do gasoduto e que deveriam ser compensadas pela interferência da atividade em função da área de exclusão de pesca.

Foram identificadas quatro comunidades ubatubenses (Picinguaba, Ilha dos Pescadores, Saco da Ribeira e Maranduba) a serem inseridas no plano de compensação à atividade pesqueira no processo de licenciamento ambiental do projeto Mexilhão, nomeado de Programa de Ação Participativa para a Pesca (PAPP). Na comunidade de Picinguaba, os projetos eleitos foram: "Aquisição de um veículo adaptado com caçamba frigorífica para transporte de pescado" e cursos de capacitação: "Corte e costura" para familiares dos pescadores e "Mecânica de motores de embarcação" para os pescadores. Com o veículo entregue no último dia 19 resta agora a implementação de um cursos de capacitação para os familiares de pescadores.

O secretário de Pesca e Agricultura, Maurici Romeu da Silva, comemorou a entrega do veículo à comunidade pesqueira de Picinguaba. “Desde que assumimos o governo, retomamos o diálogo com a Petrobrás, no sentido de atenção à cidade e ao povo de Ubatuba. A entrega deste veículo refrigerado aos pescadores representa não só um benefício aos moradores de Picinguaba, mas também o início de uma nova história na relação entre Petrobras e Ubatuba”, ressalta o secretário, reforçando que buscará deixar a secretaria sempre próxima da Petrobrás, principalmente, no sentido de efetivar outras parcerias em prol da população local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário