quinta-feira, 29 de março de 2012

Estudante de Ubatuba autor de projeto inovador de alerta para deslizamento de terra participará da Rio+20


O estudante de Ubatuba, Isaias Campos Júnior, participará da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), em junho deste ano, graças ao credenciamento oferecido pela Unesco por sua participação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) em março, em São Paulo.

Isaias desenvolveu no ano passado um dispositivo de alerta para deslizamento de terra. O projeto, que levou oito meses para ser concluído, já foi apresentado em diversas feiras de ciência. Só neste ano, Isaias já participou de uma feira militar em Belém, ficando em primeiro lugar com seu projeto, além de ter ido a Macaé (RJ), onde ficou com o segundo lugar.

Na última sexta-feira, 23, Isaias esteve na Prefeitura de Ubatuba e foi recebido pelo chefe de gabinete, Délcio Sato. Durante a visita, o estudante agradeceu o apoio que a Prefeitura vem dando ao seu projeto.

O aparelho

Isaias utilizou uma barra de cano PVC e dentro dele revestiu-se uma placa metálica acompanhando seu contorno, colocando dentro da barra de cano uma barra de ferro. Foi feita uma rede elétrica simples, onde o cabo com polo foi ligado ao pêndulo. Na placa envolta ao cano há um cabo que leva direto ao dispositivo de alerta, ou seja, o sistema é como um interruptor convencional. A rede é ligada em um cabo que no caso vai ligado no pêndulo e ao acionar o sistema, quando encosta o pêndulo na placa, é levada energia ao sistema de alerta. “Percebi que era necessário um sistema que captasse ondas mecânicas geradas por possíveis acomodações de terreno ou erosões que podem ter como fato adjacente o deslizamento de terra, ou seja, algo como um medidor sísmico de fácil criação e funcionamento e de baixo custo já que o projeto foi originalmente criado para atender comunidades e vilas carentes”, explicou.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário