Acontece de 5 a 8 de julho a famosa e tradicional Festa da Mandioca no Sertão do Ubatumirim. De acordo com a Associação dos Moradores do Sertão do Ubatumirim, o evento tem como base a retomada e o fortalecimento da cultura local.
Os moradores da região comemoram a safra da mandioca nos quatros dias de festa. A gastronomia típica da região poderá ser saboreada, além de gincana cultural, exposição de artesanato, show de prêmios, danças típicas e uma diversidade de sons regionais.
Confira a programação e participe:
No final da tarde de quinta-feira, 5, às 17h, inicia-se o evento com a apresentação da Banda Lira Padre Anchieta, seguida do Fandango Caiçara, às 19h, bingo, às 20h, e Elayne Moreira e Banda, às 21h, finalizando a noite.
Na sexta-feira, 6, o Grupo Concertada abre as atividades musicais às 19h. Jan do Praieira dá o toque contemporâneo às 21h. As 22h, a dupla Nako e Rafael encerra a noite, com as baladas sertanejas.
No sábado, 7, pela manhã, às 10h, atividades direcionadas às crianças e os dançarinos Leandro Medina e Andréa Soares contam histórias, cantam e dançam. Logo depois, Mariza Taguada apresentará alguns causos e lendas caiçaras. Dando prosseguimento à programação, o almoço será acompanhado do violonista Gustavo Salinas, e, posteriormente, às 15h30, atividades com a Gincana Caiçara e o Grupo Guaruça, às 17h, cantando coisas do mar. Durante a noite, às 19h, é a vez da dupla Ibrahim e Samara. Às 21h, o Sexteto Caiçara, seguido da Ciranda Elétrica de Paraty às 22h30.
No domingo, às 10h, boas histórias para crianças com apresentação de bonecos com a Cia Aurora da História. Às 11h30, é a vez do contista Julinho Mendes e o grupo Guaruçá, apresentação do Boizinho de Conchas da Escola local, que se destacaram no concurso de desenho cujo tema é a Festa da Mandioca.
O almoço será agraciado com a voz da cantora caiçara, Thuarina, seguida pela virtuosidade da viola do cantador Moreno Overá e trio de São Luiz do Paraitinga. Às 15h30, encerrando-se a Gincana Caiçara, as danças tradicionais: Xiba do Prumirim, Fandango Caiçara e quadrilha do Sertão do Ubatumirim. Ás 19h, pausa para o sorteio de uma moto. Já às 20h, o premiado Grupo Ubacunhã e Bado Todão apresentarão canções da ópera popular, As lavadeiras do Rio e seus Amores do Mar. Finalizando a festa, o grupo Forró Taleza dará o tom animado, encerrando mais uma edição da Festa da Mandioca.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Nenhum comentário:
Postar um comentário