A Praia do Lázaro recebeu no último domingo, 15, a tradicional Corrida de Canoas, que reuniu participantes de diversos locais, como Ubatumirim, Justa, Barra Seca, Enseada, Sete Fontes, Fortaleza e Grande do Bonete.
O dia estava claro e desde a manhã havia movimentação de pessoas caminhando na praia e pescadores trazendo redes com camarões brancos e pescadas. Aos poucos, as pessoas foram se juntando aos canoeiros em frente ao Bar do Peres para um café da manhã caiçara adoçado com garapa, acompanhado de tapioca e bolinho de mandioca. Depois do café e da prosa, o colorido das canoas alinhadas à beira mar indicava o início do evento principal, com competição de corrida com categorias de 1, 2 e 3 remos masculino e 1 remo feminino.
O traçado da prova foi definido entre os remadores, de maneira que ficasse interativa entre eles e o público na praia. Dada a largada, o clima de descontração tomou conta do evento, com olhos atentos a cada remada e um pouco mais de emoção nos pontos de virada do percurso. Entre uma prova e outra, o Projeto Tamar fez a soltura de tartarugas marinhas e falou um pouco sobre o trabalho da entidade, cujo foco é a proteção de espécies ainda ameaçadas de extinção. A Secretaria de Meio Ambiente também esteve presente, fazendo doações de mudas nativas da Mata Atlântica e de livros para uma melhor educação para a sustentabilidade.
Unindo cultura, meio ambiente e turismo
Outra atração do evento foi a apresentação musical do grupo Fandango Caiçara. “O fandango é uma expressão artística popular que reúne dança e música. Diferente de algumas manifestações populares que possuem sua realização atrelada a um calendário religioso fixo, o fandango era e ainda é realizado para celebrar os acontecimentos da comunidade. Os tempos mudaram, muita coisa mudou, daquele tempo ficam saudades e a vontade de perpetuar o que é bom. E, sem duvida, fandango é dessas coisas muito boas! Já não são comuns os mutirões de roçado, puxada de canoa e tantas outras atividades comunitárias que terminavam em fandango, mas o que é bom sempre acaba encontrando novos espaços”, diz o organizador do evento, Roberto Peres.
“Acredito que conseguimos dar mais um passo para unir cultura, ambiente e turismo. Desta maneira a cultura pode voltar a crescer de várias maneiras e uma delas é através de eventos ligados ao turismo sustentável, que preserva os valores da cultura local, a qualidade de vida, a promoção social e cultural da comunidade e das pessoas que nela estão inseridas”, concluiu Peres.
O evento foi realizado pela AUSKIM (Associação Ubatuba de Sonrisal e Skimboard) com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Bar e Restaurante do Peres, Restaurante Peixe com Banana, Artesanato Caiçara, Vivenda Flamboyant, Pousada Naan, Voga Marine, Mané Motores Maritimos, Fandango Caiçara, Projeto Tamar e Lavanderia Soma.
Resultados
Categoria (1) um Remo Masculino.
1º Renato 7 fontes.
2º Edinho Ubatumirim.
3º Nélio Barra Seca.
Categoria (2) Remos Masculino.
1º Nélio e Helbert Barra Seca.
2º Rodrigo e Renato 7 Fontes.
3º Edinho e Sergio Ubatumirim.
Categoria (1) Remo Feminino.
1º Eliane Lázaro.
2º Cassia São Paulo.
3º Suellen Fortaleza.
Categoria (3) Remos Masculino
1º Celso/ Domingos/ Nelson.
2º Nélio/ Juninho/ Helbert.
3º Joanilson/ Fernando/ Edinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário