Mais de noventa pessoas participaram do evento sobre o Sistema Nacional de Cultura, patrocinado pela Fundart e Prefeitura de Ubatuba, com a representação do Ministério da Cultura (MinC) para o Estado de São Paulo. O seminário aconteceu na última segunda-feira, 16, no Sobradão do Porto.
O chefe de gabinete da Prefeitura de Ubatuba, Clingel Frota, compareceu representando o prefeito Eduardo Cesar e deu a notícia de que o mesmo já efetuou e encaminhou o cadastramento do município ao Ministério da Cultura e que tão logo haja a devolutiva, fará a assinatura do termo. Clingel Frota agradeceu os representantes do Ministério e os demais componentes da mesa, o presidente da Fundart, Pedro Paulo e o vereador Adilson Lopes.
De acordo com o presidente da Fundart, Pedro Paulo, a presença dos representantes do MinC em São Paulo conferiu conteúdo especial ao evento, com falas esclarecedoras sobre o funcionamento do Sistema Nacional de Cultura. Valério Bemfica, chefe da representação do Ministério da Cultura do Estado de São Paulo, Frederico Roth, representante da UNESCO junto ao Ministério e Mônica Fonseca Severo, falaram com o público durante as quase três horas de duração do evento.
Além de agradecer a todos e, enfaticamente, aos representantes do MinC, Pedro Paulo exaltou a importância do Seminário e principalmente a adesão oficial de Ubatuba ao Sistema. “Há que se registrar que se trata de momento histórico para Ubatuba e sua cultura e por isso agradeço ao prefeito Eduardo Cesar.”
Adesão ao Sistema Nacional de Cultura
A Fundart realizou a 1ª Conferência de Cultura, em 2009 e a 2ª Conferência recentemente, visando a criação do Conselho Municipal de Cultura e a consequente inserção de Ubatuba no Sistema Nacional para que seja possível participar dos programas estaduais e federais, usufruindo seus recursos e cumprindo os padrões estabelecidos por políticas públicas de cultura.
Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, apenas 93 aderiram ao Sistema. “Ubatuba preencherá, brevemente, o número 94, o que revela uma visão avançada, facilitando o trabalho do próximo chefe do executivo, na área cultural”, acrescentou o presidente da Fundart.
(Fonte: Fundart / Assessoria de Comunicação – PMU)
Nenhum comentário:
Postar um comentário