quinta-feira, 12 de abril de 2012

Nova trilha para observação de pássaros é inaugurada na Itamambuca, em Ubatuba


Uma nova trilha para observação de pássaros no bairro Itamambuca, em Ubatuba, foi inaugurada no último sábado, 7. A trilha conta com placas de identificação, quatro painéis com fotos e nomes das principais espécies da região, além de comedouros ao longo da Avenida Itamambuca.

Ubatuba já faz parte dos roteiros que os amantes da atividade elegeram. Em função da enorme diversidade de espécies que são encontradas no município, a proposta agora é oficializar os pontos de observação entre os roteiros oficiais que serão oferecidos durante a Copa do Mundo, em 2014.

Ubatuba faz parte de uma das regiões mais íntegras da Mata Atlântica, onde a floresta está mais próxima do mar. Essa configuração torna a região muito privilegiada para a atividade. Itamambuca faz parte desse cenário, concentrando mais de 220 espécies, das 565 que existem em Ubatuba, o que representa cerca de 5% das espécies de todo o mundo, que tem 9.700. No Brasil foram identificadas 1980, portanto esta região presenteia seus visitantes com quase 30% das espécies presentes em todo o país.

Importância de Ubatuba entre os roteiros de visitação

Ubatuba é hoje um dos municípios do Brasil que recebe mais visitantes com o intuito exclusivo de observar pássaros. Considerando que 90% de seu território está em área de Mata Atlântica, estima-se que abrigue 30% de todas as espécies de aves brasileiras e cerca de 5% de aves de todo o mundo. Desde 2004 o tangará foi eleito ave símbolo de Ubatuba.
O ornitólogo amador Carlos Rizzo falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido, graças a diversas parcerias, e a importância da recuperação de áreas degradadas que estão sendo enriquecidas com diversas espécies de árvores frutíferas nativas, no loteamento Itamambuca, como uma ferramenta importante para o aumento do número de aves no bairro. “O objetivo maior desse trabalho é a valorização da beleza. Transformar caçadores em observadores é um dos resultados que já podem ser contabilizados”, comentou Carlos Rizzo.

Capacitação de jovens

O projeto prevê ainda a capacitação de jovens para trabalharem como guias nas trilhas de Ubatuba, sendo formados um ou dois para a trilha de Itamambuca. O roteiro inaugurado reúne os parceiros SAI (Associação Amigos de Itamambuca), SAMITA (Sociedade Amigos e Moradores de Itamambuca), Escola de Surf do Zecão, PGA – Plano de Gestão Ambiental de Itamambuca, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Agência Ambiental e empresários locais. Faz parte do objetivo da educação ambiental junto às crianças da escola municipal Honor Figueira, envolvendo também proprietários, turistas e comunidade. Prevê ainda a capacitação de jovens da comunidade como guias locais.

Para mais informações ligue para a SAI: (12) 3845-3156. E para saber um pouco mais sobre as espécies de pássaros de Ubatuba, veja o Caderno 2, do Projeto EDUCOM, iniciativa da SAI com financiamento do FEHIDRO (Fundo estadual de Recursos Hídricos), em http://www.youblisher.com/p/229978-Caderno-Educom-2/ e http://www.ubatubabirds.com.br/ (Fonte: Assessoria de Imprensa SAI/Assessoria de Comunicação-PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário