quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ubatuba recebe, pelo segundo ano consecutivo, certificação do Programa Município Verde Azul


A secretária de Meio Ambiente de Ubatuba, Cristiane Gil, esteve na última segunda-feira, 2, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes para receber a certificação do Programa Município Verde Azul, emitida pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Ubatuba foi, pelo segundo ano consecutivo, o único município do Litoral Norte a conquistar a certificação.
Para receber esta certificação, os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município Verde Azul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

A cerimônia contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin e do secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas.

Prêmio Franco Montoro

Além do certificado Município Verde Azul, Ubatuba recebeu mais uma vez o Prêmio Franco Montoro, entregue para os 19 municípios melhores colocados em suas bacias hidrográficas. Ubatuba ainda foi contemplada com a parceria Verde Azul – pela parceria firmada entre prefeitura e a ONG SAPO-Uba, para destinação adequada do resíduo do óleo de cozinha usado – e recebeu certificado do Projeto Pacto das Águas, pelo cumprimento de todas as metas estabelecidas pelo mesmo.

“Estamos mostrando, mais uma vez, que somos uma administração preocupada com o meio ambiente e com a promoção da sustentabilidade. Estes certificados e o Prêmio Franco Montoro são provas disso, mas é principalmente nas ações do dia a dia que demonstramos o nosso compromisso com a questão ambiental. Quero parabenizar a secretária Cristiane Gil e agradecer o Governo do Estado por mais este reconhecimento”, disse o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.

O Programa Município Verde Azul

O Município Verde Azul chegou a sua quarta edição, fortalecendo o planejamento ambiental e incentivando a participação da sociedade civil na agenda ambiental.

Dos 645 municípios do estado que participam do Programa, delas 485 enviaram informações e foram avaliadas pela equipe do Município Verde Azul. Ao todo 158 foram certificados. Significa que mais de 20% das cidades do estado alcançaram médias acima de 80 – em uma avaliação que varia de zero a 100 – e serão reconhecidas pelo exemplo ambiental.
O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário