sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Ubatuba se destaca como destino de estrangeiros durante Copa das Confederações

Ubatuba se destaca como destino de estrangeiros durante Copa das Confederações

Porta de entrada para boa parte dos 25 mil turistas estrangeiros que estiveram no Brasil, São Paulo teve 14 cidades visitadas por turistas estrangeiros.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), pelo menos 14 cidades paulistas foram visitadas por turistas de fora do país durante a Copa das Confederações, mesmo sem ter sido cidade-sede do torneio. Ubatuba foi uma das cidades que recebeu destaque.

A pesquisa foi realizada com 1.338 estrangeiros em aeroportos brasileiros, e outros 1.731 nos estádios. Entre os entrevistados nos aeroportos, pelo menos 68% dos turistas que estiveram no Brasil vieram por causa da competição e 75,8% disseram que pretendem voltar para a Copa do Mundo. “A Copa será um momento especial para apresentar o potencial turístico do país aos estrangeiros. Trabalhamos para ampliar o legado com os grandes eventos e permitir que o ganho do país após o fim do último jogo seja o maior possível”, disse o ministro do Turismo Gastão Vieira.

É possível que parte do público que veio para o jogo tenha aproveitado para fazer negócios. Pompéia, no oeste de São Paulo, foi uma das cidades mais distantes da capital a ser visitada pelos turistas estrangeiros. O município que fica a 470 quilômetros da capital é conhecido por ser sede de uma grande empresa de máquinas e equipamentos agrícolas de grande porte.

Outra cidade, Barretos, a 420 km da capital, igualmente visitada pelos turistas, é um importante centro agrotecnológico, com indústria de laticínios, frigoríficos e plantações de laranja. Barretos tem ainda, Festa do Peão, evento que atrai cerca de 1 milhão de pessoas.

Entre os outros municípios citados na pesquisa FIPE, estão Brotas, Tietê e Taubaté. Este último, no Vale do Paraíba, é o segundo maior polo industrial de sua mesorregião abrigando empresas como a Volkswagen, Ford, LG, Alstom, Usiminas, Embraer, entre outras.

Câmara Temática da Copa 2014

E já dentro do planejamento para o grande evento que se aproxima, o Parque Tecnológico de São José dos Campos sediou em setembro a primeira reunião do Comitê Paulista da Copa de 2014, fora da capital. Foi a realização da Câmara Temática da Copa 2014, que contou com a presença de representantes do Ministério do Esportes, consulados, autoridades locais e empresários de turismo. O Prefeito de Ubatuba Mauricio (PT) esteve representando a cidade juntamente com o Secretário de Turismo Gerson Campos.

O encontro debateu a aproximação do megaevento esportivo do qual a nação brasileira será palco, quando haverá grande impulso não só no setor esportivo, mas uma demanda, já evidente, no turismo, com destaque para o setor hoteleiro, gastronomia e entretenimento.

São José dos Campos foi pré-selecionada em agosto para ser uma das subsedes da Copa, e já se prepara para ter condições de receber uma das seleções que disputarão a competição. Tibe Bi Gole Blaisé, consul da Costa do Marfim manifestou o interesse de ter a delegação de seu país instalada no Vale do Paraíba. “São José dos Campos apaixona! Estarei indo para a Costa do Marfim, levando a candidatura de São José dos Campos...”, disse ele sob aplausos.

Bruno Omori, presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), elogiou a estrutura de São José dos Campos e sua localização privilegiada. "Essa é a nossa Copa, essa é a nossa oportunidade de receber os estrangeiros, de promover o Brasil pra mais de 27 bilhões de expectadores!", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário