sexta-feira, 26 de abril de 2013

Prefeito de Ubatuba assume uma das vice-presidências da Frente Nacional de Prefeitos



O Prefeito de Ubatuba (SP), Maurício (PT), tomou posse de uma das vice-presidências da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), na manhã desta quinta-feira (25/04), em Brasília.


A cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o biênio 2013-2014 aconteceu dentro das atividades do II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (II EMDS) e contou com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, e das ministras da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, e de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo.


Moromizato, que está no primeiro mandato na prefeitura de Ubatuba, conta que ficou surpreso com a eleição para uma das vice-presidências da FNP, mas garante que está animado com o novo desafio. “Como vice-presidente, terei mais acesso aos encontros, a ministros e às secretarias estaduais, para falar sobre as demandas das cidades com menos de 100 mil habitantes. Foi também pensando em Ubatuba que aceitei esse grande desafio”, afirmou.


Para o prefeito, que participa do evento desde terça-feira, o encontro é uma ótima oportunidade para aprender e trocar experiências com outros colegas. “A FNP é umas das entidades mais representativas na defesa dos municípios. Nesses quase quatro meses de mandato, já pude perceber que é muito importante estar articulado com outros prefeitos e organizado, por que existem desafios que dependem do governo federal e do estadual e você sozinho pode fazer muito menos do que em grupo”, declarou.


O prefeito de Porto Alegre (RS), José Fortunati, é o novo presidente da Frente Nacional de Prefeitos. Também coordenarão a entidade até 2014, os prefeitos de São Paulo (SP), Fernando Haddad, e de Aparecida de Goiânia (GO), Maguito Vilela, como os novos primeiro e segundo vice-presidentes respectivamente.


Ubatuba Sustentável


Mapear os problemas da região litorânea de São Paulo e propor soluções coletivas e sustentáveis. Estes foram os assuntos que estiveram no centro do debate pautado pela mesa temática “Incentivando o desenvolvimento local e regional sustentável”, durante o II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. A mesa foi mediada pelo prefeito de Ubatuba, Maurício.


Morimizato expôs os principais problemas da cidade litorânea e o planejamento que a prefeitura pretende por em prática para uma Ubatuba mais humana e sustentável, durante os quatro anos de mandato.

O prefeito explicou que uma das consequências do modelo que prioriza a indústria do turismo sazonal de veraneio é que 50% dos empregos em Ubatuba são informais e 50% dos domicílios ficam desocupados na maior parte do ano. “isso gera insatisfação na população e aumenta a desigualdade social”, constatou.  “Enquanto condomínios fechados ocupam as praias, loteamentos irregulares ocupam os sertões, margem dos rios e encostas”, explicou.


Frente a esses e outros problemas, a nova prefeitura da cidade propõe uma Ubatuba humana, educativa, inovadora e inclusiva, “que valorize a diversidade e combata a desigualdade”, disse. Além disso, buscam uma cidade limpa, com 100% de saneamento básico, que potencializa a diversidade produtiva e promova a moradia digna.


De acordo com o prefeito, para alcançar a sustentabilidade, é preciso conciliar equilíbrio, tradição, preservação e desenvolvimento.  Colocando essas diretrizes em prática, projetos de ecoturismo e turismo comunitário, por exemplo, estão sendo incentivados de maneira que seja possível trazer renda e inclusão social às comunidades tradicionais e fazer com o turismo esteja ativo durante todo o ano e em toda a região, não somente nas praias.


O prefeito apresentou ainda projetos de criação de universidades na região, de ampliação da manutenção do aeroporto e de incentivo às RIDE´s (Região de Interesse de Desenvolvimento Econômico). Ao finalizar sua exposição,  Morimizato afirmou que espera poder trazer resultados para Ubatuba ao longo dos 4 anos de mandato. “Nosso maior desafio é fazer essa mudança cultural, de visão, de como queremos que fique realmente a nossa cidade”, concluiu.


Também participaram da mesa “Incentivando o Desenvolvimento Local e Regional Sustentável” José Aparecido Barbosa, gerente de relacionamento comunitário da área de responsabilidade social da Petrobrás; Nelson Saule Junior, coordenador geral do Projeto Litoral Sustentável do Instituto Pólis; e Daniel Simões de C. Costa, Secretário de Planejamento Estratégico de Guarujá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário