sexta-feira, 5 de abril de 2013

Prefeitura apoia eventos durante a Semana Santa em Ubatuba



Diversos eventos alusivos ao feriado da Semana Santa aconteceram em Ubatuba durante o último feriado de Páscoa. As celebrações começaram no dia 26 de março, com a chegada da Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora. Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foram recebidos por centenas de fieis e passaram em procissão por diversas ruas e localidades do município, como Santa Casa de Misericórdia, Prefeitura Municipal, Projeto Gaiato, Asilo, e também nas Igrejas Católicas da cidade.


No pátio da Prefeitura, o prefeito Mauricio, secretários, vereadores e diversos munícipes participaram de uma missa celebrando a chegada da Cruz. No local também houve o plantio de uma muda de uma árvore “Pau-Brasil”, simbolizando o respeito da juventude para com o meio ambiente. A muda foi cedida pela ONG Pau Brasil.


A Cruz e o Ícone são os símbolos presenteados pelo Papa João Paulo 2º aos jovens do mundo, quando o pontífice criou a JMJ, em 1984. Eles vieram de Madri para o Brasil em setembro de 2012 e, desde então, começaram a percorrer todo país, aonde permanecem até Junho, quando acontece a JMJ, no Rio de Janeiro.


Paixão de Cristo no Ipiranguinha


A encenação da Paixão de Cristo, outro evento religioso que é tradicional em diversas cidades do Brasil, aconteceu este ano no bairro do Ipiranguinha e foi prestigiado por centenas de pessoas. A presidente da Fundação de Arte, Isabela Vianna Vassão, esclarece que a peça na região central não foi realizada por conta da falta de verbas que a atual gestão vem enfrentando. “O orçamento está muito restrito e praticamente tudo na prefeitura precisa ser reconstruído e equipado. Projetos grandes como da Paixão de Cristo, que iriam custar cerca de 80 mil reais, serão financiados por outras vias, através da elaboração de projetos para captação de recursos disponibilizados por leis de incentivo a cultura, como a Lei Rouanet, e diversos editais e verbas disponibilizadas pelos governos estadual e federal”, explicou a presidente da Fundart.


O projeto para encenação da Paixão de Cristo em 2014, contemplará a criação de diversas oficinas (cenografia, figurino, teatro, etc) que já deverão estar funcionando 6 meses antes da peça. “A Paixão de Cristo em 2014 não será um evento de um dia, será um grande evento, construído junto com a população de Ubatuba, envolvendo diversos setores e criando oportunidades de geração de emprego e renda. É isso, um novo jeito de governar, com seriedade, respeito e compromisso com dinheiro público” concluiu Isabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário