quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Estudante de Ubatuba é segundo colocado em Feira de Tecnologia

O estudante de Ubatuba Isaías Campos Júnior participou no final do setembro da FENECIT – Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, realizada em Recife. Isaías foi o único estudante da Região Sudeste a participar da Feira, ficando com o segundo lugar no geral na categoria exatas. No ano passado Isaías desenvolveu um dispositivo de alerta de deslizamentos de terra e agora o projeto foi ampliado para a área social. Isaías conta que agora com o novo projeto, o SISMAR - Sistema Integrado a Sensores de Monitoramente de Área de Risco, o objetivo é trabalhar em conjunto com a comunidade, orientando sobre situações que podem evitar deslizamentos como ocupações desordenadas, desmatamento, acúmulo de lixo e entulhos, entre outros.

Além de ser o segundo colocado, Isaías também recebeu menção honrosa por trabalhar em área social e o credenciamento para o MOCCINN – Movimento Científico Cultural do Norte e Nordeste. No dia 22 de outubro Isaías apresentará seu projeto na MOSTRATEC – Mostra de Tecnologia, que será realizada no Rio Grande do Sul, com a presença de representantes de mais de 20 países.

Alerta de deslizamento

O sistema funciona como um interruptor normal. Isaías utilizou um cano de PVC revestido por dentro com uma placa metálica e um pêndulo ligado ao polo de energia. Quando o pêndulo encosta na placa ele leva a energia ao sistema de alerta. "O objetivo principal do projeto foi criar um dispositivo de alerta à população moradora de encostas, onde os deslizamentos de terra são frequentes e podem ocasionar óbitos. Assim, a partir de um sinal luminoso e sonoro, os habitantes teriam tempo de sair de suas moradias e sobreviver a tal fato", explica Isaias.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário