terça-feira, 2 de outubro de 2012

Número de vagas em creches quadruplicou nos últimos anos

Um dos principais objetivos do prefeito Eduardo Cesar na área da Educação é absorver a demanda por vagas em creches em todo o município. Neste sentido, o prefeito trabalhou nos últimos anos, em conjunto com a Secretaria de Educação, e hoje Ubatuba pode comemorar a impressionante estatística: o número de vagas em creches aumentou em mais de quatro vezes de 2005 para cá.

No início da administração Eduardo Cesar, em 2005, havia 448 crianças matriculadas em 7 creches por toda Ubatuba. Hoje são 1811 crianças sendo atendidas em 18 unidades. “Os números refletem a nossa preocupação constante com a primeira infância. Trabalhamos com muita seriedade e empenho para absorver a demanda, principalmente na região central, onde ela é historicamente maior e conseguimos praticamente zerar a lista de espera”, disse o prefeito.

Atendimento com qualidade

De acordo com a Secretaria de Educação, a preocupação da atual administração não foi somente com a absorção da demanda, mas principalmente em oferecer um serviço de qualidade para as crianças e os pais. Nas creches municipais, são estimuladas a autonomia e a identidade da criança, com foco no trabalho pedagógico e não somente no ato de cuidar. A alimentação é acompanhada por nutricionistas, com cardápio específico para bebês, sendo que não são oferecidos produtos industrializados. A prefeitura oferece material de limpeza e higiene pessoal (fraldas, sabonetes, pomadas, lenços umedecidos, etc). Segundo a Secretaria de Educação, esta atenção é um diferencial, pois não são todos os municípios que a oferecem.

Novas creches

Recentemente o número de vagas aumentou na região central, com o início do funcionamento da CEI Sumaré, que já está atendendo 189 crianças, entre 250 vagas EMEI José Carlos Pereira, a EMEI Idalina Graça e a CEI Terezinha Fernandes Rossi.

Em breve, a capacidade de vagas vai aumentar ainda mais, com a unidade de Rio Escuro, que atenderá ao entorno daquele bairro. No Taquaral uma nova creche está em construção e vai oferecer mais 120 vagas.

No bairro Bela Vista havia uma grande solicitação para atendimento na região oeste e lá, a EMEI Joaquim Luis Barbosa foi totalmente reformada e replanejada e no terreno ao lado foi construída uma nova unidade, que começou a funcionar em agosto, atendendo cerca de 80 crianças. “Ainda vamos trabalhar até o último dia do meu governo para estender a abertura de vagas o máximo possível, podendo atender as crianças com qualidade e auxiliar a mãe trabalhadora de todo o município”, acrescentou Eduardo Cesar.

Inscrições

Encontram-se abertas as inscrições para o ano de 2013. Os pais devem procurar a unidade mais próxima de sua casa até o final do mês de novembro.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário