segunda-feira, 1 de outubro de 2012

IPEMA realiza capacitação em técnicas de construções sustentáveis

O IPEMA (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica) em Ubatuba vem oferecendo cursos de capacitação em construções e tecnologias sustentáveis em sua sede, no Corcovado, abertos ao público em geral. A iniciativa faz parte do projeto Ecocapacitação em Tecnologias Sustentáveis, que aborda a temática da bioconstrução, com técnicas ancestrais como o pau-a-pique, que utiliza uma trama de bambu recoberta com terra, e o COB, que utiliza terra crua e palha para execução de tijolos modeláveis.

Os cursos são gratuitos, oferecidos para moradores do Litoral Norte do Estado de São Paulo. Não são sequenciais e acontecem em um final de semana por mês, com dois dias inteiros de duração. Já foram capacitadas três turmas, em julho, agosto e setembro. As próximas acontecem em outubro, nos dias 6 e 7 e ainda nos dias 20 e 21. O sucesso das primeiras turmas resultou em grande procura, com todas as vagas já preenchidas.

O perfil do público atendido foi bem diversificado, com pessoas de diferentes formações e idades, variando entre 17 e 65 anos. A maioria é formada por moradores de Ubatuba, mas também dos municípios vizinhos, Caraguatatuba e São Sebastião.

O projeto é fruto de um convênio entre a Petrobras, a UNISANTOS (Universidade Católica de Santos), REALNORTE (Colegiado das Entidades Ambientalistas do Litoral Norte) e o CEDS (Centro de Experimentação e Diálogo para Sustentabilidade), e tem parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba. Para mais informações acesse novo.ipemabrasil.org.br.

(Fonte: IPEMA/Assessoria de Comunicação-PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário