terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Pescadores comemoram autorização de uso de ranchos de pesca

Representando o prefeito Eduardo Cesar, a secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli e o e o diretor de pesca, Elvio Damásio, entregaram na última sexta-feira, 30, os documentos de autorização de uso sustentável para mais oito ranchos de pesca em Ubatuba. Cerca de 40 pescadores artesanais estiveram na sede da Smapa para receber os documentos, assinados pela superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Ana Lúcia dos Anjos.

Os pescadores se emocionaram com a conquista e agradeceram à secretária Valéria Gelli pelo empenho. “Este momento é uma grande alegria para nós. A equipe da Secretaria de Agricultura e Pesca está de parabéns”, disse o pescador Eusébio Higino de Oliveira.

“Agradeço por vocês terem abraçado esta causa e lutado tanto, pois esperamos há vinte anos por esta conquista e se não fossem vocês não sei o que seria de nós”, disse Júlio Osório Barbosa à secretária e sua equipe, se referindo ao rancho de pesca na Praia do Félix, que já estava há mais de dez anos com processo no Ministério Público para demolição.

Além dos pescadores da Praia do Félix, foram beneficiados os pescadores das praias do Léo, Saco da Ribeira, Lázaro, Estaleiro, Camburi, Ubatumirim (dois ranchos). Em março deste ano, outros 60 pescadores das praias Itaguá, Matarazzo, Barra Seca, Praia do Léo, Estaleiro, Praia da Justa, Fazenda, Enseada, Lázaro, Lagoinha e Fortaleza também foram beneficiados.

Ubatuba é o primeiro município do Brasil a conquistar a regularização de ranchos de pesca. O primeiro rancho a ser regularizado foi o do Perequê-Açu, em 2007, e desde então a prefeitura lutou pelas demais regularizações.

A conquista da regularização dos ranchos de pesca em Ubatuba contou com o empenho das Secretarias Municipais de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Meio Ambiente e Arquitetura e Planejamento Urbano, que trabalharam em conjunto para tornar mais este sonho uma realidade.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário