quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Praça Trópico de Capricórnio recebe evento em homenagem ao Solstício de Verão

No dia 22 de dezembro, a Praça Trópico de Capricórnio (ao lado da pista de skate) sediará o evento “Dia do Sol Ubatuba – Solstício de Verão”. Em sua terceira edição, o evento é uma homenagem ao zênite solar (inicio do verão no hemisfério sul) e a organização do evento espera reunir muitas pessoas devido à importância da data de 2012, referente ao calendário do sol e profecias de diversas culturas antigas.

O evento vai mesclar esporte, cultura, turismo, arte e lazer na praça que marca a linha imaginária do Trópico de Capricórnio na cidade, ponto exato no qual incidem os primeiros raios de sol do verão.

As atividades serão realizadas durante o dia e a noite. Já foram confirmadas as seguintes atrações musicais: Complexo B, Luminna, DTPK Crew (com participação de Dalson, Audioclandestino, Tubaína, MC DO, MC ND, Mc Crazy Will), Jorlan Lopes, Miguel Graça, Exóticos Exóticos, Maverick Vianna, entre outros. Haverá ainda exposições culturais, sarau com escritores de Taubaté, game of skate (Yesk8 & AM Produções), apresentações de cultura urbana (UPK, Insanos Crew), slackline (Bola de Neve Church), Stand Up (Team Brazil), teatro e circo (Cia Aries Marioto), atividades sociais (Projeto Blablablá Posithivo & Instituto Barong), limpeza de praia voluntária, blitz ambiental (APPRU & A.M.E Ubatuba), exposição de carros antigos (Museu do Automóvel), solturas de tartarugas (Projeto TAMAR), acampamento (Escoteiros de Iperoig), inclusão digital (Spot Cyber Café) e a Campanha Natal Solidário.

O “Dia do Sol Ubatuba – Solstício de Verão” é uma realização da Yesk8 Produções, AM Produções, com o apoio da Prefeitura de Ubatuba.

Sobre o Solstício de Verão

Na astronomia, solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe) é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Da mesma forma, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.

De acordo com pesquisas, o dia do solstício de verão no hemisfério sul tem quatro países e 11 cidades representantes ao marco do zênite solar (Sol que dá inicio ao verão) que aparece junto à linha imaginária do Trópico de Capricórnio. Entre os países e as cidades que cruzam com a linha imaginária, Ubatuba é a que possui a mais bela localização (de frente para o oceano atlântico).

(Fonte: Yesk8 Produções / Assessoria de Comunicação-PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário