quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Ubatuba realiza diversas atividades educacionais de combate à dengue

O mês de novembro foi repleto de ações educacionais realizadas pela Equipe de Informação, Educação e Comunicação do Controle de Endemias da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Ubatuba. Entre os dias 19 e 25 foi realizada a Semana Estadual de Mobilização e Combate à Dengue, com atividades de panfletagem, colocação de cartazes em comércios e lugares de grande circulação de transeuntes, estande no programa Escola da Família, mobilização por radio e jornal.

Todas as atividades fizeram parte da proposta do Plano de Ação e Mobilização de Combate à Dengue, tendo como tema escolhido “De Quem é a Culpa”, que foi proposto pelos agentes de Ubatuba, Jorge Ribeiro e Tays Brulher.

Esse tema vem sendo usado nas atividades educacionais dos quatros municípios do Litoral Norte e desde junho estão acontecendo reuniões mensais onde as equipes de Informação, Educação e Comunicação do Controle de Endemias de cada cidade apresentam suas ações e fazem uma troca de experiências a fim de aperfeiçoar os trabalhos, bem como os resultados das ações.

Ações direcionadas

Algumas ações foram direcionadas para diversas idades e nível de ensino. Para o 5º ano do ensino fundamental foi realizada a palestra teatral “Todos Contra a Dengue” na escola municipal Silvino Teixeira Leite, que contou com participação especial da CIA Teatral Aries Marioto, que desenvolve um belo trabalho sócio-cultural na cidade.

Outra ação, que movimentou alunos do 9º ano das escolas estaduais Dr. Esteves da Silva e Capitão Deolindo, foi o debate com tema regional “De Quem é a Culpa”. Nesta ação a sala é dividida em duas turmas, sendo que um lado representa o poder público e o outro a população, desenvolvendo estudo de caso através de reportagens relacionadas à dengue. Esta ação tem como principal objetivo desenvolver nos alunos o censo crítico e despertar a noção de que todos fazem parte desta luta contra o Aedes aegypti.

Também foram realizadas palestras apara alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), quando foram esclarecidos o ciclo de vida do mosquito, transmissão, tratamento, mitos e curiosidades, porém com enfoque na prevenção e combate ao mosquito vetor.

O fechamento da Semana Estadual de Mobilização chamou atenção, pois foi a segunda edição do evento “Gincana Contra a Dengue” realizado na Praça 13 de Maio, com participação dos alunos da Escola Anchieta. Esta gincana é formada por brincadeiras pedagógicas com intuito de eliminar os criadouros do mosquito, sendo que as brincadeiras foram confeccionadas com materiais (criadouros) encontrados nas residências.

Segundo o agente Jorge Ribeiro, “essas ações são essenciais, pois sabemos que as mudanças de hábitos e atitudes estão vinculados a uma educação significativa, sendo seus resultados em médio e longo prazo. Além disso, a informação deve chegar às partes interessadas em combater dengue, ou seja todos” .

A equipe agrade o apoio de Stefano Clean, Varejão Santa Rita, Supermercado Paulista, CIA Teatro Aries Marioto e Supermercado Maná.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário