quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Ubatuba é novamente a única cidade do Litoral Norte a receber certificado do Programa Município Verde Azul

O município de Ubatuba foi mais uma vez a única cidade do Litoral Norte a receber o certificado do Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo. Desde 2007 que Ubatuba vem conquistando este importante reconhecimento do Estado no que diz respeito à gestão ambiental.

O anúncio aconteceu na divulgação do Ranking Ambiental 2012, com a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, na última terça-feira, 18, em São Paulo, durante o V Encontro Estadual Município Verde Azul.

As ações realizadas pelos municípios paulistas na área ambiental foram avaliadas pela equipe do Programa Município Verde Azul e foram reconhecidas pelo Governo do Estado de São Paulo. 134 municípios, dos 371 participantes nesta edição, conseguiram nota superior a 80 e foram reconhecidos como municípios exemplo na área ambiental, certificados pelo Programa. Entre eles, Ubatuba foi o único do Litoral Norte a aparecer nesta relação.

Os municípios receberam uma nota ambiental, que avaliou o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município Verde Azul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

De acordo com Bruno Covas, “o Município Verde Azul transformou o estado de São Paulo nesses últimos cinco anos por meio da gestão ambiental compartilhada”.

Município Verde Azul

Lançado em junho de 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168. Já, em 2010, 144 municípios receberam a certificação. Na edição de 2011, 159 cidades foram premiadas. O objetivo do Programa é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

Ubatuba recebe outros prêmios

Ubatuba também voltou a receber o Prêmio Franco Montoro, que reconhece os 19 municípios mais bem colocados em suas bacias hidrográficas. Além disso, neste ano a interlocutora responsável pelo desenvolvimento deste projeto no município desde 2007, Cristiane Gil, voltou a ser premiada.

O prefeito Eduardo Cesar comemorou a notícia: “foi com muita alegria que recebi esta excelente notícia de que conquistamos novamente o certificado de Município Verde Azul. Como venho dizendo nos anteriores, este é um reconhecimento e uma prova do quanto nos preocupamos durante nossa gestão com a sustentabilidade e a preservação ambiental”.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário