quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Satélite construído por alunos de Ubatuba foi destaque em Conferência

O projeto de construção de um satélite por alunos da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba, o UBATUBASAT, ganhou novamente destaque. No dia 22 de novembro, o professor de matemática, Cândido de Moura, autor do projeto, participou da Conferência Itaú Insights, no Teatro Geo, Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

A Conferência contou com alguns nomes de empresários, empreendedores, artistas, profissionais liberais e pessoas em geral que de alguma maneira trazem um novo olhar em suas atividades. O evento foi dirigido predominantemente ao público interno, colaboradores do banco, mas contou também com a presença de alguns clientes e parceiros interessados no tema, reunindo cerca de 650 pessoas.

Cândido de Moura explicou sobre a história do projeto, onde a escola Tancredo Neves é a única organização de ensino no mundo a ter um projeto espacial. “Conseguimos fazer coisas que pareceriam impossíveis, mas ainda poderemos ir muito mais longe. Foi um bom começo e é sempre bom começar bem”, analisou o professor Cândido.

O satélite

O projeto foi desenvolvido pelo professor de matemática, Cândido de Moura, no início em 2009, quando o professor leu uma reportagem numa revista científica anunciando que a Interorbital, uma empresa americana, vendia kits educativos de satélites, os TubeSats. A partir daí, logo no início do ano letivo de 2010, o professor Cândido anunciou a ideia aos alunos, que logo concordaram em construir o satélite. Com a doação de uma empresa de Ubatuba foi possível efetuar a compra do kit do satélite, que custou U$ 8 mil. Em abril deste ano nove alunos e quatro professores da escola Tancredo Neves Ubatuba, que trabalhavam na construção de um satélite artificial, visitaram as instalações da empresa americana "Interorbital Systems", em Mojave e o "Laboratório de Propulsão a Jato (JPL)" da NASA, em Pasadena, ambos nos Estados Unidos. O UBATUBASAT deverá ser lançado no final do primeiro semestre de 2013.

Novo satélite

O Projeto UBATUBASAT 2012 começou a ser desenvolvido na EM Tancredo de Almeida Neves, em agosto. Nessa segunda etapa 134 alunos na faixa de 10 a 12 anos, da 6ª série do 1º grau, se inscreveram para participar e deverão receber treinamento por dois anos.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário