terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Operação Praia Limpa atrai cerca de oito mil pessoas na Praia Grande, em Ubatuba


Foi encerrada em Ubatuba no último dia 11 de fevereiro, a quarta edição da “Operação Praia Limpa”, realizada em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Cultura e Turismo.
De acordo com um dos idealizadores do evento, Pedro Henrique Carvalho do Prado, cerca de oito mil pessoas passaram pelas tendas montadas na Praia Grande durante os dez dias em que aconteceram as ações.

Tendas ofereceram diversão

A arena da Operação Praia Limpa em Ubatuba foi dividida em três tendas. Uma delas era a tenda kids, onde aconteceram oficinas de pet, teatro de fantoches e cineminha, tudo voltado ao meio ambiente e à sustentabilidade. Outro espaço era a tenda ecológica, com exposição de produtos ecologicamente corretos, entre eles uma bicicleta ecológica, camisetas feitas com fio de pet e um barco feito de garrafa pet. Nesta tenda foram distribuídas aproximadamente duas mil mudas de pau-brasil e ipê amarelo, doadas pela Ótica Ponto de Vista, que eram trocadas por pilhas e baterias usadas. Na tenda saúde, uma enfermeira ficou à disposição realizando aferição de pressão gratuitamente. Havia também a arena esportiva, onde quem trazia algum tipo de resíduo da praia podia participar jogando vôlei e futebol.

Substituição das sacolas plásticas

Pedro Henrique explica que o conceito principal transmitido neste ano foi a substituição das sacolas plásticas pelas retornáveis, feitas de pet. Foram distribuídas 6 mil sacolas. “Quando entregamos a sacola retornável, explicamos que aquela sacola corresponde a duas garrafas pet a menos no meio ambiente. E nosso alvo principal são as crianças, que hoje em dia ensinam seus pais sobre o que aprendem nas escolas e em ações como esta”, conta Pedro Henrique.
A ação contou ainda com a distribuição de mil picolés. Quem levasse vinte palitos de queijo recolhidos da areia, levava um picolé em troca. “Estes palitos são um grande inimigo, muitas pessoas se ferem ao pisar neles e já houve até uma morte registrada no Rio de Janeiro por causa desses objetos”, explicou Pedro Henrique, que, juntamente com Rogério Vieira Lima Muniz, idealizou a Operação Praia Limpa.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário