quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Projeto Guarani busca revitalizar o Rio Tavares e melhorar a qualidade de vida no bairro

A Associação Socioambientalista Somos Ubatuba (Assu) está realizando no bairro Parque Guarani, em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, o “Projeto Guarani”, que tem como objetivo principal mobilizar os moradores do bairro para a limpeza do Rio Tavares e despertar a consciência organizativa por meio de ações de formação que darão suporte a gestão e gerenciamento dos resíduos.

O projeto busca também promover a autoestima dos envolvidos, embelezando lares e o bairro Parque Guarani, que faz parte do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social para fins de regularização urbanística e fundiária.
Em março de 2009, o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), em uma de seus encontros, propôs ações no bairro, sugerindo como eixo referencial, a revitalização do rio Tavares. Com isto, uma equipe de educadores ambientais se apresentou na sede da associação de moradores do bairro em busca de necessidades existentes para formatação de um projeto. As principais demandas apontadas foram a melhoria das casas e condições básicas da saúde, limpeza das ruas e a motivação da comunidade. Assim surge o projeto “Gestão e Gerenciamento Integrados dos Resíduos Sólidos Domiciliares no Córrego Urbano do Parque Guarani”.

O projeto

O projeto teve início em dezembro de 2011, com um evento de abertura na escola do Padre Jose de Anchieta. No mesmo mês, foi realizado o diagnóstico socioambiental para cadastrar os beneficiários diretos, sendo 25 famílias residentes próximas ao rio e mais cinco em pontos aleatórios no bairro. A última ação do projeto acontecu no dia 28 de fevereiro, como parte da etapa de envolvimento entre a equipe do projeto, os participantes e as crianças, com uma oficina de arte-educação para confecção e camisetas, como forma de criar uma identidade do morador do bairro com o projeto. O plano de trabalho do projeto prevê para os próximos meses a realização de oficinas com foco na reciclagem, no reaproveitamento e na redução do uso de materiais. Haverá capacitações para a produção de composto orgânico para o cultivo de ervas aromáticas, hortaliças e medicinais nas residências, fabricação de sabão a partir de óleo de cozinha, confecção de brinquedos, calhas para captação de água da chuva, lixeiras, bolsas e sacolas.

Realização

O projeto Guarani terá 12 meses de duração, com orçamento de R$ 50.000. A Associação Socioambientalista Somos Ubatuba é a responsável pelo projeto, e conta com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, através do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Norte. São parceiros do projeto; a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, a Agenda 21 de Ubatuba e o Instituto da Árvore. Caso queira contribuir com essa iniciativa escreva para contato@assu.org.br.

(Fonte Assu/Assessoria de Comunicação-PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário