sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Projeto Blablablá Posithivo ministra palestras para estudantes

O projeto Blablablá Posithivo, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, esteve na semana passada, durante dois dias, ministrando palestras na escola estadual Professora Aurelina Ferreira, no bairro da Estufa II, por solicitação do Grêmio Estudantil Beta. Participaram daspalestras aproximadamente 150 pessoas entre alunos, professores e coordenadores. O convite surgiu da presidente do Grêmio, Jessika Leandro, que tomou conhecimento das palestras através do grupo Parkourubatuba. Ela se interessou ao ler o livro Flash, você sabe o que eu tenho, de autoria de Silmara Retti, também coordenadora do projeto e achou importante levar a escola este trabalho de prevenção à Aids. O Grêmio Estudantil Beta é composto por 11 integrantes e desenvolve inúmeras atividades na escola como mutirão, passeios e eventos culturais.

Silmara iniciou a conversa contando sobre a sua história de vida e falou também sobre preconceito,discriminação e solidariedade. Acompanhada de seu marido Sergio Rossi, interagiram com a platéia respondendo questões e distribuindo cartilhas e cartazes informativos. Os jovens participaram ativamente compartilhando experiências, tirando dúvidas como formas de transmissão do vírus HIV e se emocionando com o relato de cada um.

Hip Hop na Escola

Essa iniciativa faz parte da programação Hip Hop na Escola, onde alunos do terceiro ano do ensino médio compuseram músicas inéditas para o I Festival de Rap, coordenado pela professora de português Alaide Marino. A música "Mar Português" de Joabe e Pablo foi um dos destaques da noite, porém a vencedora foi "Poeta Revolucionário" com a dupla Bruno Cesar e Matheus Ailton, produção musical de Victor Trevisan sobre a biografia do poeta Fernando Pessoa. O grupo de Rap DTPK Crew finalizou o show com um free style e apresentação de alguns sucessos já conhecidos pelo público.

Segundo a escritora Silmara Retti o Hip Hop é um dos caminhos para a interação social e conhecer pessoas comprometidas com a causa é muito gratificante. “A cultura de rua faz parte da nossa realidade e Ubatuba é um berço de talentos a espera de apoio. Precisamos valorizar cada vez mais para que esses talentos não sejam injustiçados pelo preconceito”, disse Silmara.

Apresentação em São Paulo

O grupo DTPK Crew, Jorlan Lopes e Evandro Santos em parceria com o projeto Blablablá Posithivo e Instituto Cultural Barong se apresentaram, na última semana, em uma comunidade carente no Jardim Ângela, em São Paulo, para um público de aproximadamente 200 pessoas incluindo menores infratores.

Festival de Dança

Aconteceu o Festival Aberto da Dança Pé com Pé no Centro do Professorado de Ubatuba, organizado por Gisela Papadopoulos. O grupo de Break Insano Crew representado por Caio Oliveira apresentou uma coreografia junto com UbatubaParkour composto por Gabriel Moreira, Matheus Castilho e Celso Elias, ao som de Celsim no violino misturaram popping com um toque de pirofagia no final. Dançaram pela academia Lekich de Ginática Artística concorrendo com 20 apresentações e foram eleitos o destaque do evento.

Teatro no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

No início de dezembro, em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Companhia Teatral dos Achados apresentará a peça La Bella, adaptação de Andresa Retti e Lucas Barbosa do livro “Flash, você sabe o que eu tenho?”, baseado na história de vida de Silmara Retti. A estreia será no Grupo Recreativo e Cultural Escola de Samba FLÔR de Vila Dalila e a intenção é trazer para Ubatuba e Litoral Norte no início do ano. A peça La Bella conta com um novo elenco formado por Andresa Retti( que vive Silmara em diversas etapas da vida), Fernanda Carone, Jessica Miranda, Leo Rebelo e Lucas Barbosa, formado na Escola de Teatro Macunaina.

"Escolhemos o retorno aos palcos depois de um ano reformulando a peça. Com um novo elenco e em parceria com um local que quer levar cultura para a comunidade da zona leste de São Paulo. Esta proposta é fundamental para o grupo que pretende divertir, informar e emocionar as pessoa”, disse Andresa Retti.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário