terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ubatuba participará da Campanha Estadual de Testagem para HIV

O Programa DST/AIDS e Hepatites da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba inicia a Campanha Estadual de Testagem para HIV no dia 12 de novembro. Diferentemente dos anos anteriores, a Campanha em Ubatuba terá duração de 20 dias, e os testes serão realizados em alguns bairros, no Ambulatório de Infectologia e no Quiosque do Calçadão. De acordo com a Marina Gregório, assistente social e coordenadora do Programa DST/Aids de Ubatuba, além de ofertar o teste rápido para HIV durante a Campanha, também será oferecido teste rápido para Hepatites e Sífilis nos bairros, facilitando dessa forma o acesso ao diagnóstico precoce a essas doenças.

Labirinto das Sensações

No dia 30 de novembro, como parte das atividades do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS será realizado no Calçadão o “Labirinto das Sensações”, resultado de uma busca entre artistas e profissionais de saúde por uma abordagem diferenciada, dinâmica e atraente, que através da reflexão gere conhecimento e uma possível mudança comportamental. O Labirinto das Sensações é uma intervenção artística baseada em performances cênicas interativas que proporcionam aos espectadores/participantes, reflexões a respeito das DST/Aids.

“Fazer o teste e saber o resultado pode ser uma decisão difícil, mas é um passo decisivo para sua saúde. Não deixe para depois, faça o teste você também! Participem da Campanha”, orienta Marina Gregório.

Mais informações sobre a Campanha podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-5353

Locais da Campanha em Ubatuba

12/11 – PSF Ubatumirim – das 9 às 12h

13/11 – PSF Almada – das 9 às 12h

14/11 – PSF Camburi – das 9h30 às 12h30

21/11 – Quiosque Calçadão – das 9 às 13h

22/11 – Picinguaba – das 9h30 às 12h30

23/11 – Ambulatório de Infectologia – das 8 às 14h

26/11 – Quiosque Calçadão – das 9 às 13h

27/11 – PSF Perequê-Mirim – das 9 às 12h

28/11 – PSF Maranduba – das 9 às 12h

29/11 – PSF Rio Escuro – das 9 às 12h

30/11 – Quiosque Calçadão – das 9 às 15h

Peça de teatro no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

No dia 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A campanha deste ano dará enfoque nos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/Aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. “Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a Aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis”, explica Marina Gregório.

Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa DST/AIDS/Hepatites irá realizar uma peça de teatro “Cobrindo a Megera, de olho na Fera”, da Cia Paulista de Artes, no dia 30 de novembro, às 15h, no calçadão da Avenida Dona Maria Alves.

A Campanha Fique Sabendo, do dia 24/11 ao dia 1º de dezembro será realizada como parte da comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, incentivando a realização de testes de HIV e, paralelamente, combater o preconceito e o medo do exame que pode identificar precocemente a infecção pelo vírus da Aids, ajudando a salvar vidas.

Cerca de 100 mil testes deverão ser realizados gratuitamente em todo o Estado até o último dia da campanha, 1º de dezembro, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids.

Em todo o Estado, 500 municípios aderiram à campanha, disponibilizando o teste e as orientações em suas redes de saúde. Em 244 deles, haverá também postos alternativos ou horários extras para a realização do teste. Dos 100 mil exames disponibilizados para a campanha, 25 mil serão testes rápidos, que ficam prontos em cerca de 15 minutos. Ao todo, 40 mil profissionais de saúde vão estar envolvidos na campanha, promovida em parceria com as secretarias municipais de Saúde. Mais informações sobre a Campanha podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-5353.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário