quarta-feira, 29 de maio de 2013

Estudantes ubatubenses conquistam feito inédito e representarão Brasil em Congresso Espacial no Japão



Jovens estudantes ubatubenses, com idade entre 13 e 14 anos, conquistaram um feito inédito em todo mundo e representarão o Brasil no maior congresso espacial do Japão. Os alunos do 9º ano da Escola Municipal Tancredo Neves desenvolveram uma pesquisa sobre o interesse despertado pelo projeto “Ubatuba Sat” nos jovens da cidade e elaboraram um artigo que foi selecionado e aceito pelo corpo técnico do Congresso ISTS (International Symposium On SpaceTechnology and Science).


A aprovação da proposta garantiu que os estudantes brasileiros participem de um dos principais eventos do mundo na área espacial, que tem o patrocínio da JAXA (Agência Espacial Japonesa) e será realizado entre os dias 2 e 9 de junho, na cidade japonesa de Nagoya. Apesar de terem conquistado uma vaga, os jovens ubatubenses não tinham a confirmação de que participariam do congresso, pois precisariam arcar com os custos das passagens aéreas e da estadia. Graças a um esforço do prefeito Mauricio (PT), junto ao ministro da Educação, Aloízio Mercadante, a administração ubatubense conseguiu uma parceria com a Unesco, garantindo a viagem de 12 alunos e 4 professores, que embarcam rumo ao Japão no próximo dia 29.



"O Brasil terá a mais jovem delegação de toda a história do ISTS na sua vigésima nona edição. Nossos alunos têm em torno de 13 anos e a grande maioria dos pesquisadores que participam daquele congresso tem mais de 40 anos. Além disso, vale ressaltar que são jovens estudantes de uma escola pública, o que a meu ver, torna o feito deles ainda mais importante, por tantos desafios superados”, completa o professor Cândido de Moura, idealizador do projeto.


Ubatuba SAT


O feito inédito é mais uma conquista dos jovens ubatubenses com relação ao projeto Ubatuba SAT, que consiste na construção de um satélite por parte dos estudantes de 13 e 14 anos da Escola Municipal Tancredo Neves. A iniciativa nasceu em 2010 e tem como principal objetivo despertar o interesse dos alunos pelas matérias de ciência e tecnologia. Dentro do projeto, os jovens aprenderam a construir equipamentos eletrônicos que funcionem aqui na terra, foram treinados no Laboratório de Integração e Testes do INPE- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e já estiveram até no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário