quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dia D de Vacinação contra Influenza acontece neste sábado em vários postos de saúde de Ubatuba


Neste sábado, 30 de abril, acontece o Dia D da Vacinação contra a Influenza em todo o país. A vacinação é destinada para idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos e gestantes. Para as crianças a vacinação ocorre em duas doses, com intervalo de 30 dias. Em Ubatuba a vacinação será realizada das 8 às 17 horas nos seguintes postos de saúde: Poruba, Taquaral, Perequê-Açu (nas duas unidades), Calçadão, Centro de Especialidades, Ipiranguinha, Figueira, Emei Mario Covas (Ipiranguinha), Marafunda, Estufa 2, Sesmaria, Estufa 1, Itaguá, Perequê-Mirim, Saco da Ribeira, Rio Escuro, Emei Lagoinha, Araribá, Maranduba e Sertão da Quina. As unidades do Sumaré e do Umuarama não abrirão neste sábado e os moradores dessa região poderão se dirigir ao Centro de Especialidades.

Não poderão receber a vacina as pessoas que apresentarem quadro febril ou suspeita de dengue. É necessário também levar a carteira de vacinação.

“Vacinação para quem precisa de proteção.

Direito seu assegurado pelo SUS”

Intitulada pelo governo federal “Vacinação para quem precisa de proteção. Direito seu assegurado pelo SUS”, a campanha teve início em Ubatuba na última segunda-feira, 25, e prossegue até o dia 13 de maio.

Esse ano a vacina é trivalente, ou seja, é composta pelos vírus da Influenza A H1N1, da Influenza A H3N2 e também da Influenza B Brisbane. Isso significa que a vacina contra a gripe que será aplicada nas unidades de saúde de todo o município contém os três vírus mais agressivos e que estão circulando nesse período.

Além do Dia D da Vacinação, os grupos que poderão receber a vacina devem procurar, até o dia 13 de maio, as unidades de saúde que possuem salas de vacina e, nas demais unidades, as equipes do PSF irão levar as vacinas até elas. Apenas os idosos e gestantes moradores da região central, ao invés de procurarem a sala de vacina do Centro de Especialidades, devem se dirigir às unidades de saúde do Umuarama e também do Sumaré.

Outros grupos

Além dos idosos, gestantes e crianças de seis meses até um ano, onze meses e 29 dias, os trabalhadores da área de saúde que prestam atendimento direto com pacientes com problemas respiratórios e toda a comunidade indígena também receberão a vacina. Serão atendidos também na campanha, porém no período de 9 a 13 de maio, pessoas que integram os grupos de risco, mas apenas com prescrição médica. São elas: pessoas com doenças crônicas cardiovasculares, pulmonares, renais, diabetes, hepatopatas, anatomia asplênia anatômica ou funcional (hemoglobinopatias); imunodeprimidos (transplantados de órgãos sólidos ou de medulas com neoplasias); HIV/Aids; imunodeficiências congênitas; doadores de órgãos sólidos ou de medula cadastrados nos programas de doação; comunicantes domiciliares de imunodeprimidos; pessoas com fibrose cística, trissomas, implantes coclear; doenças neurológicas incapacitantes e usuários crônicos de aspirina. Essas pessoas deverão passar pelos seus médicos para que eles façam a receita solicitando a vacina. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário