terça-feira, 19 de abril de 2011

Projeto Juçara realiza Oficina de Sensibilização sobre manejo sustentável da palmeira


No próximo dia 20 de abril, o Ipema realiza uma oficina sobre o manejo sustentável da juçara. O evento acontecerá das 9h às 14h, junto ao Espaço Saudável, evento semanal promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, para incentivar a alimentação saudável e fomentar a venda de produtos orgânicos, em frente à sede administrativa da Fundart, na Praça Nóbrega, Centro de Ubatuba.

A oficina contará com a presença da equipe do Projeto Juçara e produtores das comunidades envolvidas. O objetivo é envolver novos interessados no manejo e recuperação da palmeira juçara, assim como ampliar os contatos comerciais, divulgar junto aos consumidores e ao público em geral, estimulando o consumo consciente.

Durante a oficina, serão abordados aspectos como a importância da juçara na Mata Atlântica e sua situação, como espécie ameaçada de extinção; manejo e técnicas de colheita e beneficiamento dos frutos e sementes; a safra; repovoamento da espécie no município; viabilidade econômica da atividade e sua cadeia produtiva; os diferentes usos da polpa na culinária e a importância da atividade para o desenvolvimento sustentável local.

O Espaço Saudável traz ao público interessado exemplos de alimentos cultivados de forma natural, sem agrotóxicos, além de prestação de assistência técnica e esclarecimento de dúvidas do público e produtores.

O Projeto Juçara, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, tem o objetivo de recuperar a palmeira juçara, estimulando o plantio, o uso da polpa na alimentação escolar e do público em geral, bem como a divulgação do manejo sustentável da espécie junto às comunidades de Ubatuba, São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra. Para saber mais, acesse www.projetojucara.org.br. (Fonte: Projeto Juçara / Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário