sexta-feira, 22 de junho de 2012

Alunos fazem monitoramento de áreas em recuperação na Itamambuca

Alunos da Escola Municipal Honor Figueira, no bairro do Itamambuca e do Curso Técnico de Meio Ambiente da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, realizaram uma atividade de monitoramento das espécies plantadas na área do loteamento de Itamambuca, no último dia 6 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação, que envolveu cerca de 80 crianças, teve como objetivo avaliar as áreas que estão em recuperação há dois anos. Foram avaliados indicadores técnicos como ataque de pragas, alturas das mudas e fitossanidade.

Cerca de 40% dos participantes já haviam contribuído com o projeto PRAver ITAMAMBUCA, na ocasião do plantio, há dois anos e 80% já tinham realizado o monitoramento dos 12 meses. Segundo Luis Gustavo, da Agrodrop, que coordenou as atividades, “a criançada abraçou novamente a ideia e trabalhou que nem gente grande”.

Cada aluno levou uma ficha de monitoramento desenvolvida pela Agrodrop e produzida pelas crianças da Oficina de Papel do Projeto Tamar.

A atividade também contou com o acompanhamento dos alunos e professores do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Tancredo, como parte da palestra realizada no dia 05 de junho, em formato de "Dia de Campo" do PRAver ITAMAMBUCA.

Monitoramento

O monitoramento é importante para avaliação do processo de enriquecimento do canteiro, e ao mesmo tempo funciona como atividade educativa e participativa para a comunidade. Na verdade é um eixo transversal do projeto, correspondente à educação ambiental com os alunos da Escola Municipal Honor Figueira, que aprendem e se envolvem literalmente na prática.

São parceiros institucionais do projeto: a Associação Amigos de Itamambuca (SAI), Plano de Gestão Ambiental (PGA) - Itamambuca, Sociedade Amigos e Moradores de Itamambuca (SAMITA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e Brasil Surf Pro - Petrobras. Maiores informações sobre o projeto: www.itamambuca.org.br.

(Fonte: IPEMA / Assessoria de Comunicação-PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário