quarta-feira, 13 de junho de 2012

Projeto Blablablá Posithivo participa de Camarote Solidário na Parada do Orgulho LGBT

O Projeto Blablablá Posithivo esteve presente na 10ª Edição do Camarote Solidário, idealizado por Roseli Tardelli, jornalista e diretora executiva da Agência de notícias da Aids no Brasil /Moçambique, em parceria com o Condomínio Conjunto Nacional.

Para cada convidado foram pedidos 6kg de alimentos, que serão doados para diferentes organizações não governamentais que atendem pessoas com HIV e Aids. Durante o evento realizado na Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de São Paulo foram distribuídas 600 revistas sobre a história do Camarote. Uma apresentação musical da dupla DUOFEL com participação da cantora Klébi Nori animou o evento no Condomínio Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, um prédio da década de 50 e tombado em 2005.

A 10ª edição do Camarote Solidário já recebe centenas de ativistas, artistas, gestores públicos, jornalistas, entre outros convidados. Maria Clara Gianna, coordenadora de DST/Aids do Estado de São Paulo, envolvida com na organização do IX Congresso Nacional de Prevenção de DST/Aids, que acontece em agosto em São Paulo, também esteve presente, assim como a vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antônio.

Da mesma forma, Gil Casimiro, técnico do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, veio de Brasília especialmente para participar das atividades da Parada e marcar presença no Camarote. O Secretário Estadual de Cultura de São Paulo, Marcelo Araújo, esteve pela primeira vez do Camarote Solidário, embora participe desde a primeira Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais de São Paulo).

Ao passar em frente ao Camarote Solidário, no Condomínio Conjunto Nacional, o trio que fechou a Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros) fez uma referência aos 10 anos do Camarote.

Em cima do trio, a coordenadora do Centro de Referência da Diversidade da Prefeitura de São Paulo, Irina Bacci, parabenizou a ação, tendo como resposta aplausos dos participantes da manifestação. Ela disse que o Camarote é uma referência no combate ao preconceito e ao estigma das pessoas vivendo com HIV e Aids.

O 14º e último trio da Parada trouxe uma campanha pela paz e pela valorização das famílias homoafetivas.

Cerca de 700 pessoas compareceram ao evento e Silmara Retti, junto com Sergio Rossi, coordenadores do projeto Blablablá Posithivo, aproveitaram a oportunidade para firmar parcerias e trocar impressões com outros amigos antigos, companheiros de luta e ativistas renomados como Beto Volpe, deputado federal Paulo Teixeira e a diretora teatral Abigail Wimmer. Ao lado de Eduardo Barbosa, coordenador Adjunto do Programa Nacional de DSTAids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, conversaram sobre os novos rumos do projeto Blablablá Posithivo, que pretende unir forças para adquirir uma sede própria. Eduardo Barbosa disse estar interessado em fazer uma visita a Ubatuba para conhecer de perto as atividades do projeto que acompanha e apoia desde o início. Durante o evento, Silmara e Sérgio usaram camisetas customizadas de camisinhas produzidas pelo projeto Blablablá Posithivo.

Ações preventivas do Projeto Blablablá Posithivo

Após a participação do projeto Blablablá Posithivo na 10ª Edição do Camarote Solidário, Silmara Retti e Sergio Rossi distribuíram preservativos e materiais educativos na praça da República, Centro de São Paulo, onde puderam observar de perto o comportamento de alguns grupos e casais que ainda comemoravam a Parada do Orgulho Gay. O projeto Blablablá Posithivo agradece a colaboração de Giorgina Bonfiglioli e Fernando Henrique, que ajudaram a organizar as estratégias de prevenção. Segundo Silmara Retti, foi uma experiência única e intensa, na qual tiveram a oportunidade de aprender a trabalhar com as diversidades e inclusive com o preconceito.

(Fonte: Agência de Notícias da AIDS / Assessoria de Comunicação - PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário