sábado, 23 de junho de 2012

II Conferência Municipal de Cultura aprova propostas para melhorias no setor

A II Conferência Municipal de Cultura, realizada pela Prefeitura de Ubatuba e Fundart, na última quinta-feira, 21, aprovou as propostas elaboradas na Pré-Conferência do dia 14 de junho. Entre outras questões, a Conferência teve como objetivo discutir a promoção do desenvolvimento sustentável com pleno exercício dos direitos culturais; a participação da sociedade; o planejamento e fomento de políticas públicas de cultura; o estabelecimento de condições para o desenvolvimento da economia da cultura, transformando-a em atrativo turístico; mobilização da sociedade para a importância da cultura e a revitalização das tradições, valorizando a cultura local, com preservação da cultura indígena, quilombola e caiçara.

Estiveram presentes representantes do poder público municipal, entre eles o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, que coordenou a Conferência, e representantes dos diversos segmentos da cultura ubatubense.

Abrindo o evento, o diretor de produções teatrais, Fernando Moreno, falou sobre o momento ímpar que a cultura está vivendo atualmente no município. “Estamos passando por um processo bem interessante, que mostra a grande vontade de um movimento entre as pessoas que estão pensando em mudar a política da cultura em Ubatuba”, disse Fernando Moreno, que agradeceu pela visão democrática da atual gestão da Prefeitura de Ubatuba. “Estamos lutando não apenas para que sejamos inseridos no Sistema Nacional de Cultura para a vinda de verbas, mas para que os artistas locais possam ganhar a vida em Ubatuba”, concluiu.

A cultura como atrativo turístico

Um dos temas abordados na Conferência de Cultura foi “Preservar a diversidade cultural é um atrativo: a cultura é um insumo turístico”. O turismólogo Rodrigo Carlos Andrade realizou uma apresentação para falar sobre turismo cultural e ressaltou principalmente o Turismo de Base Comunitária, que inclui as várias atividades que dizem respeito a comunidades que recebem visitantes, apresentando seus costumes como atrações. Rodrigo enfatizou que Ubatuba possui todos os principais atrativos que o Ministério do Turismo descreve como culturais, mostrando o grande potencial do município neste segmento.

Identidade cultural

O presidente da Fundart, Pedro Paulo, falou aos presentes sobre o tem “Indentidade Cultural: preservar e promover a memória cultural”, abordando a importância da preservação e valorização da cultura local indígena, caiçara, quilombola e migratória. “Não há desenvolvimento econômico sem desenvolvimento cultural e sem cultura não há desenvolvimento humano”, citou Pedro Paulo.

Ao final da Conferência, foram lidas todas as propostas elaboradas e aprovadas pelos delegados eleitos. Com esta etapa finalizada, poderão ser constituídos o Plano Municipal de Cultura, bem como o Conselho e o Fundo Municipal de Cultura.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário