quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ubatuba é escolhida para sediar simulado nacional de Defesa Civil

A Prefeitura de Ubatuba realizou na última segunda-feira, 11, a Conferência Municipal de Defesa Civil, que contou com a presença do secretário chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel PM Benedito Roberto Meira. Durante a Conferência, o secretário anunciou a escolha de Ubatuba para a realização do simulado nacional de Defesa Civil, em setembro. O simulado é um exercício em que a população e as entidades de segurança se preparam para agir em casos emergenciais.

Com o tema “Atuando em defesa da vida humana”, o evento reuniu representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Condec de Caraguatatuba e Grupamento dos Bombeiros Marítimos para discutir o sistema municipal de Defesa Civil e ações de prevenção e procedimentos a serem tomados em caso de situações emergenciais.

Ubatuba é exemplo

O Coronel PM Benedito Roberto Meira abriu os trabalhos com uma palestra na qual apresentou a estrutura do Estado no que diz respeito à Defesa Civil, citando diversos exemplos de atuação em casos de desastres, como inundações e deslizamentos e ações no sentido de redução de riscos, recuperação de áreas afetadas, alertas antecipados e avaliação de ameaças.

“Quero parabenizar a iniciativa da Prefeitura de Ubatuba em realizar esta Conferência, que é de suma importância para um município com tantas áreas de risco. Essa preocupação do prefeito e a elaboração do Plano Municipal de Defesa Civil são fundamentais”, observou o secretário chefe da Casa Militar, dizendo que Ubatuba serve de exemplo para outras cidades.

Em seguida, a funcionária da Comtur, Cláudia Paschoal, apresentou um breve resumo da modernização do sistema de Defesa Civil em Ubatuba e seus componentes, explicando como foram realizadas as oito reuniões que antecederam a Pré-Conferência e o papel de cada entidade na elaboração do Plano Municipal.

O secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano, João Paulo Rolim foi o próximo a realizar uma apresentação, abordando o diagnóstico situacional do município. O secretário falou sobre os recursos e ferramentas que Ubatuba dispõe para utilização em casos emergenciais.

Interface com o meio ambiente e bem estar social

Já o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Rafael Ricardi Irineu, ressaltou a interface da Defesa Civil com o meio ambiente, explicando que por vezes a legislação ambiental acaba dificultando as ações da Defesa Civil. O secretário deixou clara a intenção da administração agir sempre dentro da lei, mas pediu aos presentes que sempre seja usado o bom senso quando o assunto é o salvamento de vidas.

Para finalizar o evento, o secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, apresentou as ações do poder público para promover o bem estar social, lembrando que uma das primeiras atitudes do prefeito Eduardo Cesar ao assumir a administração foi o congelamento de áreas irregulares e de risco, freando o crescimento desordenado. Claudinei Salgado mostrou aos presentes o exemplo do bairro Vale do Sol, onde foi implantado o projeto de regularização urbanística e fundiária, beneficiando 212 famílias, entre as quais algumas que viviam em área de risco e serão removidas para um outro local, protegendo a vida das pessoas, que podiam vir a ser vítimas de algum desastre natural.

Por fim, foram aprovadas as propostas de cada eixo temático discutido na Pré-Conferência, para que assim possam ser encaminhadas ao Governo do Estado.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário