quarta-feira, 27 de junho de 2012

Projeto Blablablá Posithivo promove a I Exposição Itinerante “Enamorando-se”

Até o dia 1º de julho pode ser vista no Casarão da Fundart a I Exposição Itinerante “Enamorando-se”, do Projeto Blablablá Posithivo. As peças são exclusivas e algumas foram produzidas especialmente para o evento, que também conta com a participação da artesã designer Elita Souza e das alunas Denise e Zuca, de Sergio Rossi, Márcia Sanches e Cia Teatral e Circense Aries Marioto.

Através de um ambiente temático, o Projeto Blablablá misturou produtos customizados com materiais educativos sobre prevenção à HIV/Aids. Bolsas de saco de cebola, cortinas de garrafa pet, pufs de pneus, camisetas com camisinhas, potes de remédios contra HIV/Aids pintados à mão, quadros, flores com meia de seda, caixinhas de costura feitas com potes de sorvete, espelhos com peças de computador, chapéus de embalagem de leite, galões de óleo que se transformaram em vasos e bicicletas antigas feitas artesanalmente por Zi, coordenador da Cia Teatral e Circense Aries Marioto. A exposição tem um toque personalizado, onde cada cantinho foi inspirado no tema “Enamorando-se”, que valoriza a autoestima ao som de músicas românticas dos anos 70 e 80 tocadas em discos de vinil.

Prevenção e preservação

Segundo a coordenadora do Projeto Blablablá Posithivo, Silmara Retti, a exposição está sendo mais um aprendizado, pois prevenção tem tudo a ver com preservação e sustentabilidade. “Elita trouxe modernidade ao projeto, porque nada mais atual que transformar o "lixo" em luxo! Hoje consigo enxergar além do óbvio e me deslumbro com as inúmeras possibilidades de customização”, afirma Silmara Retti.

O quadro pintado por Sergio Rossi retrata o vírus HIV e foi matéria da Série AIDS, do Dr. Drauzio Varella no Fantástico. Elita Souza é artesã há mais de 30 anos e atualmente está participando do filme "O Filho do Mazzaropi" e Márcia Sanches é secretária executiva do projeto e ajudou na organização do evento.

A Cia Teatral e Circense Aries Marioto está à disposição das escolas para apresentação teatral com perna de pau, monociclo e malabares através do telefone 9152-0903 e no dia 13 de julho estarão no Quilombola do Camburi.

As pessoas interessadas em levar a exposição gratuitamente para escolas e comunidades poderão agendar com Silmara Retti, no telefone 9150-3448 ou Elita Souza, 9109-4754. O projeto recebeu convites para expor em São Paulo e Minas Gerais. A exposição é coordenada pela escritora Silmara Retti com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Fundart.

Parceria com o Instituto Cultural BARONG

No último domingo, o projeto Blablablá POsithivo recebeu em sua sede provisória Denis Scotti Cofero, administrador de projetos em saúde nas ações de mercado social e coordenador das ações de campo do Instituto Cultural Barong e dos projetos de mercado social do preservativo. O Instituto Cultural Barong tem uma história na qual a criatividade e a inovação são uma constante quando o intuito é atingir seus objetivos de forma diferenciada no combate as DST/HIV/Aids, Hepatites, Gravidez Inesperada, Tuberculose e uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas.

Criado em 1996, com a característica de uma "Ong na Rua" foi pioneiro no conceito de "marketing social itinerante", buscando assim promover a saúde sexual e reprodutiva entre a população em geral.

A Instituição utiliza uma estrutura itinerante. Trata-se de um display moderno e com grande visibilidade dos materiais educativos e preservativos, atraindo assim a atenção dos transeuntes e reunindo, em consequência, um maior número de pessoas atendidas. Em alguns locais, quando há possibilidade, o Barong infla sua marca registrada, um inflável em formato de camisinha de 5 metros. Através desta parceria, estarão capacitando os integrantes do projeto Blablablá Posithivo e em agosto promoverão o I Evento de Prevenção e Hip Hop em Ubatuba.

Encontro de Capoeira

Neste final de semana acontecerá o VI Encontro de Roda da Amizade e da Capoeira, liderado pelo contramestre Leco do grupo de capoeira Arte Universal com batizado e troca de corda. O evento acontecerá de 29 de junho a 1º de julho no Ginásio de Esporte Tubão, e contará com a participação de mestres e alunos do Estado de São Paulo

MC Tagarela campeão de free style

MC Tagarela do DTPK CREW e Projeto Blablablá POsithivo foi consagrado campeão de free style no Sesc de São José dos Campos e representará o Estado de São Paulo no Circuito Brasileiro na Batalha Final dos Mcs, em Belo Horizonte. Tagarela vem se destacando na área do rap. Compositor da música “Guerreira”, feita em homenagem a escritora Silmara Retti, junto com Flamarion, Etiene, Ninho, Andreive, Lorens, Jorlan Lopes e Confector mistura diversos estilos musicais. O CD “Cada um Tem o Seu Lugar” estará disponível a partir de agosto nos principais pontos da cidade e será lançado no HIP HOP SAÚDE, em Guaratinguetá. Interessados em shows entrar em contato através do telefone 91722701, com Tagarela.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário