quinta-feira, 21 de junho de 2012

Empresa em Ubatuba constrói bicicletário com pneus velhos

A empresa Sanepav Saneamento Ambiental em Ubatuba, responsável pela coleta de lixo no município, implantou recentemente em seu pátio um bicicletário feito com reuso de pneus velhos e doados para funcionários da empresa. O projeto foi desenvolvido pela orientadora ambiental da empresa, professora Cássia Leitão, com a ajuda de funcionários da própria unidade.

A instalação desse bicicletário faz parte de um trabalho de educação ambiental que vem sendo desenvolvido, através da conscientização da mudanças de hábitos. “Neste sistema, além de sua durabilidade ser maior, o custo é muito baixo, assim ajudando na preservação e colocando o material em reutilização para o homem na natureza”, explica Cássia Leitão.

Conscientização nas escolas

Desde 2005, a Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Sanepav Saneamento Ambiental, vem desenvolvendo um trabalho de educação ambiental junto às crianças, adolescentes e adultos, relativo à destinação dos resíduos sólidos e lixo doméstico. A conscientização é feita por meio de palestras, exibição de vídeos e oficinas que ensinam diversas formas de reutilizar materiais recicláveis em escolas municipais, estaduais e particulares.

As palestras e oficinas são ministradas pela orientadora ambiental, Cássia Leitão que, de maneira lúdica, mostra a necessidade de colocar em prática os três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cássia fala sobre a importância de reciclar, demonstrando o tempo de decomposição de cada material, que pode levar milhões de anos, como é o caso do vidro. Também são mostrados produtos feitos a partir de materiais recicláveis, como a torneira feita de PET e chinelos feitos de pneus.

Apesar da importância da separação do lixo, a ênfase da palestra e das oficinas é para a reutilização dos materiais. Durante a palestra, são dadas várias dicas de como aproveitar as embalagens de produtos industrializados. De forma criativa, garrafas PET viram vasos, pás, porta-trecos, bancos e brinquedos. Após as palestras, as professoras escolhem um objeto para aprender a fazer junto com as crianças.

Adultos também aprendem

As palestras e oficinas também podem ser feitas com adultos, por meio das comunidades e associações de bairro. Cássia explica que, além do benefício para o meio ambiente, os materiais reaproveitados podem gerar renda. “Muitas coisas bonitas e úteis podem ser feitas. Quem tiver interesse, deve entrar em contato com a empresa Sanepav, pelo telefone 3832-5460.”.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário