sábado, 23 de junho de 2012

Festa de São Pedro Pescador começa na próxima quarta-feira e terá show de Jair Rodrigues

A Festa de São Pedro Pescador em Ubatuba terá início na próxima quarta-feira, 27. Promovida pela Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), a festa acontecerá na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig, até o dia 1º de julho. Em sua 89ª edição, a festa será a maior de sua história, com 35 shows musicais, apresentação do ballet da Fundart e show de encerramento com Jair Rodrigues, comemorando 50 anos de carreira. Pela primeira vez na história da Festa de São Pedro Pescador, todo o recinto do evento será coberto, abrigando a todos os frequentadores da festa, caso ocorram chuvas.

Mais atrações
Além disso, a programação ainda contará com manifestações artísticas da cultura caiçara, procissão de canoas noturno, corrida de canoas, quadrilhas, soltura de tartarugas, culinárias diversas e a famosa tainha assada.

Serão 28 bandas locais além das convidadas, Trem da Viração, João Ormond, Banda Palace e Cris Araújo. Dezenove entidades filantrópicas estarão nas tendas de alimentação, além da tradicional tenda da Tainha na Brasa. Com participação da Paróquia Exaltação à Santa. Cruz, a missa campal será no palco da festa, às 16 horas do dia 29, após a procissão marítima que sairá às 15h da Barra dos Pescadores.

Outra atração é o Cortejo Noturno de Canoas, no dia 27, às 19h, trazendo pelo mar a imagem de São Pedro. Após a Bênção da Capela, com o levantamento do mastro pela Guarda Mirim e a entronização da imagem de São Pedro, será aberta oficialmente a Festa. Logo após, ocorrerá Concurso Rainha dos Pescadores, que todo ano reúne público numeroso e muito animado.

A programação completa da 88ª Festa de São Pedro Pescador será a seguinte:

Dia 27 – Quarta-feira

- Chegada do Cortejo noturno de canoas com a imagem de São Pedro conduzida pelos pescadores.

- Concurso Rainha dos Pescadores

- Grupo de dança Swing do Axé

- Zé Pedro e Manoel/ Bonsucesso e Niterói

- Grupo Samba e Ousadia

- Banda Palace

Dia 28 – Quinta-feira

- Xapados

- Rafa Lins

- Jan Praieira

- Elaine Moreira (Marco Niz e Convidados)

- Trem da Viração (música regional)

- João Ormond ( viola pantaneira)

- Banda Ramam

Dia 29 – Sexta-feira

- Procissão de barcos

- Missa Campal (no recinto do evento)

- Banda Pacto

- Anderson e Mayck

- Banda Psycos Jam

- Banda Level 5

- Banda Local

- Banda Complexo B

- Banda Pracaniz

Dia 30 – Sábado

- Grupo Consertada

- Banda Super Máfia

- Nilo Mariano

- Forró Goro

- Jorlan Lopes

- Banda Anti Danos

- Banda Marisol e os Mensageiros

Dia 1 – Domingo

- Soltura de tartarugas (Projeto Tamar)

- Corrida de Canoas (canoa caiçara)

- Ballet da Fundart (quadrilha)

- Grupo Impacto

- Grupo Exóticos

- Alandy e Derlei

- Grupo Juventude do Samba

- Cris Araújo

- Jair Rodrigues (50 anos de carreira)

A Festa

A comemoração ao santo padroeiro dos pescadores, em Ubatuba, teve início no dia 29 de junho de 1923, às 10h. Foi numa sexta-feira ensolarada, quando o padre caiçara, Francisco dos Passos, celebrou a missa em altar improvisado sobre balsa confeccionada a partir de seis canoas amarradas umas as outras. As embarcações, todas de propriedade do Senhor Antonio Atanásio, tinham os nomes de Corcovado, Carona, Guarandí, Madalena Flor do Mar e Guapuruvú. O improvisado altar foi fundeado a trinta metros da praia do Cruzeiro em frente ao Casarão do Sr. Gabriel Costa, onde é hoje a Praça Capricórnio (frente ao Aeroporto “Gastão Madeira”). Não havia na época imagem de São Pedro; após 19 anos, em 1942, foi doada pelo padre Hans Beil.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário