terça-feira, 23 de agosto de 2011

Banda Lira Padre Anchieta completa 50 anos com lançamento de CD


No próximo dia 6 de setembro a Lira Padre Anchieta lançará CD comemorativo aos seus 50 anos. Para celebrar a data será realizado um jantar no Areia Summer House, na Praia Vermelha, a partir das 20h. Os convites, ao preço de R$ 30,00, já estão à venda no Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura. O jantar é uma realização da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), Associação da Lira Padre Anchieta e Fundo Social de Solidariedade.

A Lira Padre Anchieta foi criada em 11 de novembro de 1960 por João Clemente Barbosa e pelo maestro Herculano de Barros Pinto e hoje está sob a regência de Valdecy dos Santos. A gravação do CD, no final do ano passado no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba, contou com a participação de 25 músicos.

Para a Fundart, nesses 50 anos de existência, a Lira Padre Anchieta é considerada um orgulho para a cidade, atuando nos principais eventos populares.

As várias bandas da Lira

Como resultado da diversidade musical, hoje a Banda Lira se subdivide em diversas outras bandas menores, como é o caso da Retreta Maestro Pedrinho, que é uma banda de coreto e tem como característica a orquestração mais antiga, tocando valsas, dobrados e outros. Já o Sexteto Caiçara é mais eclético, tocando ritmos que vão do erudito ao popular, numa banda que conta com um quinteto de metais, mais bateria. A banda Frisson é formada por percussão e flauta transversal, com músicas de autoria própria, choros e bossa nova. Pensando nos músicos do futuro, a Fundart e a Banda Lira mantém o projeto Lira do Amanhã, que dá às crianças e jovens de 7 a 17 anos, a oportunidade de estudar um instrumento gratuitamente. Há ainda o Coro da Lira, um coral misto que canta do popular ao erudito.

O maestro da Banda Lira, Valdecy dos Santos, conta que ao longo desses anos a Banda Lira tem mudado realidades e exportado talentos ubatubenses para diversos lugares do mundo. "Hoje, temos músicos em países como Estados Unidos, Alemanha, em orquestras de renome, como a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e a de Santo André. São pessoas que começaram conosco e ganharam o mundo, mostrando que a música tem um grande poder social, mudando perspectivas de vida e dando uma satisfação que supre o sentido da vida. Isso é uma grande felicidade para todos nós".

Para participar

Os convites já estão à venda no Fundo Social de Solidariedade. Mais informações pelos telefones (12) 3833-7000 ou 3833-7001.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário