terça-feira, 2 de agosto de 2011

Prefeito Eduardo Cesar cumprimenta professor por projeto de construção de satélite


O professor de matemática da Escola Municipal Tancredo Neves, Candido Osvaldo de Moura, responsável por coordenar o projeto de construção de um satélite artificial com a participação de cerca de cem alunos, foi recebido nesta segunda-feira, 1, pelo prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.

O prefeito, que acompanhou as notícias sobre a construção do satélite, quis parabenizar o professor pessoalmente e conhecer melhor o projeto, que tanto tem sido comentado na cidade e que já levou o professor Cândido para o Japão para participar de um congresso. Eduardo Cesar aproveitou para perguntar detalhes sobre a construção e lançamento do satélite artificial. “Acredito que um projeto como esse muda a vida de uma criança para sempre, se tornando um adulto capaz de lidar melhor com os desafios da vida. Este é um projeto histórico para a cidade e que nos enche de orgulho”, disse o prefeito ao professor.

Durante o encontro, também estavam presentes o secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves e a superintendente de ensino, Rozemara Cabral.

O satélite dos alunos da escola Tancredo

Tancredo 1 é o nome do satélite que está sendo construído pelos alunos da escola Tancredo Neves, dentro do projeto UbatubaSat. A equipe que trabalha na construção do satélite envolve cinco professores das disciplinas de matemática e ciências. O projeto é desenvolvido no laboratório de ciências da própria escola, onde os alunos hoje trabalham na construção de placas, soldagem e programação dos quatro circuitos que irão controlar o satélite.

O Tancredo 1 pesa 750 gramas, tem 8,9 cm de diâmetro e 12,7 de altura. É composto de quatro placas de circuito impresso, uma delas com antena de recepção e transmissão, outra com controle de energia elétrica, outra com computador de bordo e a outra com transmissor/receptor. Os trabalhos deverão ser concluídos até setembro, quando o satélite será enviado para a Interorbital System, na Califórnia, que fará o lançamento a uma órbita de 300 quilômetros de altitude. O satélite, que está programado para ser lançado em novembro, deverá permanecer no espaço por no máximo 90 dias.

Dos cerca de cem alunos, serão sorteadas seis crianças para realizar uma jornada científica na Califórnia, onde deverão conhecer o local onde foi produzido o foguete que fará o lançamento do satélite artificial. “A administração está empenhada em apoiar e incentivar o projeto, inclusive a ida dos alunos para os Estados Unidos”, disse o prefeito.

Destaques

A construção do satélite artificial pelos alunos da escola Tancredo Neves já foi destaque em diversas mídias especializadas como a revista EXAME.com, Pesquisa FAPESP e revista Info EXAME, além de ter sido citada em jornais, sites, TVs e rádios da região. “Nosso trabalho despertou a autoestima, não só das crianças envolvidas, mas de toda a população que viu na mídia nosso projeto sendo citado. E quando o satélite for lançado, a comunidade científica estará de olho em Ubatuba”, declarou o professor Cândido Osvaldo de Moura.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário