quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Alunos que trabalham na construção de satélite em Ubatuba terão encontro com diretor da NASA


Alunos e professores da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves viajam na próxima segunda-feira, 24, para o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos. 45 alunos e cinco professores visitarão o LIT (Laboratório de Integração e Teste) do Instituto, onde será testado Tancredo 1, satélite que está sendo construído pelos alunos da escola Tancredo Neves. A equipe que trabalha na construção do satélite envolve cinco professores das disciplinas de matemática e ciências. O projeto é desenvolvido no laboratório de ciências da própria escola, onde os alunos hoje trabalham na montagem do satélite.

Diretor da NASA

Já na sexta-feira, 24, dez alunos da escola Tancredo Neves, acompanhados dos professores do projeto, se encontrarão com o diretor da NASA, Charles Bolden, também no INPE. Durante o encontro, os alunos terão a oportunidade de apresentar o projeto, falando de suas experiências. O professor de matemática Cândido Osvaldo de Moura, coordenador do projeto, avalia o encontro como uma oportunidade única e imperdível. “Sabemos que Charles Bolden é um forte defensor da participação de crianças no programa espacial. Isso será muito gratificante e enriquecedor para nossos alunos”, afirmou Candido.

O satélite

O projeto teve início no ano passado, quando o professor leu uma reportagem numa revista científica anunciando que a Interorbital, uma empresa americana, vendia kits educativos de satélites, os TubeSats. A partir daí, logo no início do ano letivo de 2010, o professor Cândido anunciou a ideia aos alunos, que logo concordaram em construir o satélite. Com a doação de uma empresa de Ubatuba foi possível efetuar a compra do kit do satélite, que custou U$ 8 mil.

O Tancredo 1 pesa 750 gramas, tem 8,9 cm de diâmetro e 12,7 de altura. É composto de quatro placas de circuito impresso, uma delas com antena de recepção e transmissão, outra com controle de energia elétrica, outra com computador de bordo e a outra com transmissor/receptor. Após a conclusão dos trabalhos, o satélite será enviado para a Interorbital System, na Califórnia, que fará o lançamento a uma órbita de 300 quilômetros de altitude. O satélite deverá permanecer no espaço por no máximo 90 dias.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário