quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Fazendas marinhas de vieiras em Ubatuba são visitadas para elaboração de estudos econômicos

Na última semana Ubatuba recebeu a visita de técnicas que estiveram nas fazendas marinhas para realizar estudos sobre a viabilidade econômica do cultivo de vieiras. A representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Vivian Rodrigues, juntamente com a representante do Ministério da Pesca e Agricultura, Diana Gurgel Cavalcanti e a secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, visitaram dois cultivos de vieiras nas fazendas marinhas da Ilha do Mar Virado e em Pincinguaba. Os estudos econômicos têm como objetivo apresentar diagnósticos para que o Governo Federal possa investir no desenvolvimento da atividade em nível nacional.

Histórico

Os cultivos de vieiras em Ubatuba tiveram início em 2005, quando a prefeitura levou 36 pescadores para conhecer o Instituto de Ecodesenvolvimento da Baía da Ilha Grande, em Angras dos Reis/RJ (Iedbig) e os incentivou a participar de capacitação. Também foi através da prefeitura que os produtores receberam 20 mil sementes de vieiras doadas pelo Instituto, para testar o cultivo no município. Atualmente Ubatuba conta com quatro fazendas marinhas de vieiras localizadas nas praias do Bonete, Picinguaba e nas ilhas da Rapada e do Mar Virado.

Molusco tipo exportação

As vieiras são moluscos bivalves, considerados uma iguaria de alto valor no mercado da gastronomia. Essas iguarias cultivadas nas fazendas marinhas de Ubatuba são comercializadas para cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Ubatuba as vieiras também fazem parte dos cardápios de alguns restaurantes.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário