quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Reunião acerta últimos detalhes para realização do Simulado Nacional de Defesa Civil em Ubatuba

Representantes todas as Secretarias da Prefeitura de Ubatuba, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Sabesp estiveram reunidos na última terça-feira, 4, para acertar os últimos detalhes para a realização do Exercício Simulado de Defesa Civil, que acontecerá em Ubatuba no dia 22 de setembro, no bairro Perequê-Mirim.

O simulado é um exercício em que a população e as entidades de segurança se preparam para agir em casos emergenciais. Este será o primeiro exercício deste tipo realizado neste ano em todo o país e deve envolver cerca de 200 pessoas do bairro escolhido.

A escolha de Ubatuba para sediar o exercício foi anunciada pelo chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel PM Benedito Roberto Meira durante a Conferência Municipal de Defesa Civil, em junho deste ano.

No caso de Ubatuba, após levantamento dos principais riscos que assolam o município, foi decidido que o exercício vai simular uma situação de escorregamento de encosta, a fim de treinar a população para situações que exijam remoção dos moradores, permanência em abrigo, atendimentos de emergência, etc.

O diretor do núcleo de gerenciamento de emergências da Defesa Civil Estadual, Marcelo Kamada, esteve mais uma vez coordenando a reunião, apresentando o cronograma do exercício e a função que cada entidade vai exercer no dia do simulado.

Kamada explicou aos presentes que já foi realizada uma abordagem com as pessoas da comunidade que vão participar do exercício e que serão removidas de suas casas para um abrigo, tudo simulando uma situação de emergência. “Todos que auxiliarem no exercício terão toda a assistência necessária e serão muito bem atendidos”, acrescentou Kamada.

O Exercício Simulado de Defesa Civil será realizado através de uma parceria entre a Defesa Civil do Brasil, Polícia Militar, Instituto Geológico, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Sabesp, Rener (Rede Nacional de Emergência de Rádio Amadores) e Prefeitura de Ubatuba.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário