quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Simulado Nacional da Defesa Civil foi realizado com grande sucesso

O Simulado Nacional de Defesa Civil - Abandono Emergencial de Área de Risco, que aconteceu no bairro Perequê-Mirim no último sábado, 22, foi considerado um grande sucesso, tanto pelos representantes do Governo do Estado, como por representantes do município e população participante.

O exercício contou com a presença do diretor do Departamento Estadual de Defesa Civil, Major PM Walter Nyakas Júnior, representando o coordenador estadual de Defesa Civil, Cel PM Benedito Roberto Meira.

Cerca de 300 pessoas se envolveram em uma simulação de ocorrência de chuvas fortes e deslizamentos de terra, que implicariam na necessidade de remoção preventiva de todos os moradores até que o local volte a ser seguro. Os participantes foram deslocados para um “abrigo”, que foi a Escola Municipal Maria da Cruz Barreto, onde foram realizadas palestras sobre o tema. O objetivo foi treinar população e órgãos de segurança para agir em casos de emergência. Este foi o primeiro exercício deste tipo realizado neste ano em todo o país. De acordo com o diretor do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, Marcelo Kamada, “o exercício foi um sucesso e se deu graças ao amplo envolvimento da comunidade, em conjunto com os diversos órgãos que participaram. A participação e o envolvimento de todos foi fundamental para atingirmos o objetivo”.

O Exercício Simulado de Defesa Civil foi realizado através de uma parceria entre a Defesa Civil do Brasil, Defesa Civil do Estado de São Paulo, Polícia Militar, Instituto Geológico, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Sabesp, Rener (Rede Nacional de Emergência de Rádio Amadores), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e todas as Secretarias Municipais da Prefeitura de Ubatuba.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário