segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Produtores orgânicos de Ubatuba recebem certificação do Ministério da Agricultura

Cinco produtores orgânicos de Ubatuba do bairro do Ubatumirim receberam na tarde da última quinta-feira, 20, a declaração de produtores orgânicos de venda direta através de organização de controle social pelas mãos do engenheiro agrônomo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e também do coordenador da comissão de produtores orgânicos do Estado de São Paulo (CPORG), Marcelo Laurino. Agora, os produtores de Ubatuba, Dalva Aparecida da Silva, Maria Helena dos Santos, Manoel dos Santos (Manecão), Romão Mateus e André Garrafa Cardoso, podem comercializar seus produtos diretamente ao consumidor.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) informa que produtores interessados em participar do grupo organizado na produção de orgânicos do bairro do Ubatumirim devem entrar em contato com André Garrafa Cardoso. Já produtores rurais de outros bairros que desejam formar grupos, devem procurar a Smapa.

Além da presença da secretária da Smapa, Valéria Gelli, representado o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, participaram do evento de entrega a Dra. Ana Maria Paschoal da Cruz, do MAPA, Antonio Marchiori, chefe da CATI de Ubatuba e Fábio Jose dos Reis de Oliveira, engenheiro florestal do Instituto de Permacultura (IPEMA).

Espaço Saudável

O “Espaço Saudável” é uma exposição que tem o objetivo de incentivar a alimentação saudável e fomentar a agricultura orgânica. É realizado às segundas e quartas-feiras, das 9 às 13h, na Praça Nóbrega, no centro de Ubatuba.

O espaço está aberto aos produtores rurais orgânicos do município e traz ao público exemplos de alimentos cultivados de forma natural, prestação de assistência técnica e esclarecimento de dúvidas com técnicos da Smapa. Os interessados devem se cadastrar junto à Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento.

Para participar do Espaço Saudável

Os produtores rurais interessados em participar devem ser comprovadamente agricultores familiares, residentes em Ubatuba há cinco anos ou mais. É preciso seguir as recomendações para produção sem agrotóxicos e receber assistência técnica da Smapa ou outros órgãos oficiais na produção.

Os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento com Maria Izabel Pires Serrano. O cadastro deve ser feito da sede da Smapa, que está situada na Praça 13 de Maio, no centro. O produtor deve levar Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Saúde e comprovante de residência.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário