terça-feira, 11 de setembro de 2012

Prefeitura parabeniza sucesso de mais uma edição da Festa de Nossa Senhora das Graças

Aconteceu, entre os dias 6 e 9 deste mês, a tradicional Festa de Nossa Senhora das Graças, no bairro Sertão da Quina. A festa teve seu ápice com a realização da missa no sábado, que reuniu milhares de fiéis. A festa recebeu apoio da Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

O evento contou com dezenas de barracas de comidas, brincadeiras e exposição de artesanato local, como cestarias e tapetes. Houve ainda o sorteio de um carro zero km, cuja vencedora foi Araci Balio e de uma moto, sorteada para Ailton “Bataca”. A Prefeitura de Ubatuba parabeniza a organização da festa por mais esta edição de sucesso.

A história das aparições

A Festa de Nossa Senhora das Graças é tradicional no bairro Sertão da Quina e acontece para homenagear e relembrar as aparições ocorridas a partir de 1915. Conta-se que neste tempo, habitavam o bairro apenas poucas famílias, que viviam em condições de grande miséria e isolamento. Viviam da caça, da pesca e da agricultura rudimentar de subsistência. Foi neste contexto que três meninas que brincavam pelas redondezas foram surpreendidas pela aparição de uma bela e jovem senhora, que posteriormente foi descrita pelas crianças como uma mulher muito bonita, do tamanho de suas mães.

Para as curiosas crianças, ela se intitulou como Nossa Senhora das Graças. Em suas várias aparições, atraiu multidões de romeiros, vindos de todo o litoral e planalto. Seu primeiro milagre foi o de conseguir alojar em um lugar tão simples tamanho número de romeiros. Em suas aparições, Nossa Senhora pediu que orassem pela paz, rezassem o terço e que fossem construídos uma capela e um cruzeiro.

Várias previsões feitas por Nossa Senhora foram posteriormente confirmadas, mas mesmo assim havia quem duvidasse da história. As quatro meninas foram interrogadas isoladamente no Fórum de Ubatuba e mesmo assim os relatos foram idênticos. Muitos fatos aconteceram, à semelhança do que ocorreria em Fátima (Portugal). Por volta de 1917, cessaram as aparições no Morro da Quina, conforme havia sido previsto e em seguida Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos em Fátima. Conta-se ainda que sobre os fatos e histórias das aparições nada se escreveu e que tudo foi relatado por aqueles que presenciaram ou de certa forma participaram desta história.

(Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário